Conheça
O Alaska é o maior estado americano. Situado no extremo noroeste da América do Norte, ele tem cerca de 1,7 milhões de quilômetros quadrados, quase o tamanho da Líbia inteira, bem como a maior linha costeira nos Estados Unidos, com 10.686 quilômetros de extensão, um litoral com muitas ilhas, dentre elas as Ilhas Aleutas, seguindo até o Hemisfério Oriental.
O sub-ártico americano, Alaska é conhecido por seus muitos parques nacionais, como o Fiordes de Kenai e o Refúgio de Kodiak, ali é possível se deparar com lontras, ursos pardos, raposas, baleias, águias, pássaros e incríveis animais mantidos intocados pelo progresso e pela civilização moderna. Além disso, há magníficas reservas de tundra, transbordado cores quando as temperaturas estão elevadas.
Conheçer as belezas do Alaska é explorar a natureza de uma maneira mais crua, quase intocada. A região é tema de diversos filmes, como o homônimo de 2015 que retrata as paisesagens em um clima envolvente.
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Anchorage (ANC).
Moeda: Dólar americano.
Idioma: Inglês.
Visto: É necessário.
Vacinas: Não são necessárias.
Código do telefone: 907.
Eletricidade: 120V.
Fuso horário: De 06 a 07 horas a menos
Melhor época de viagens: O ano todo, principalmente de maio a setembro.
Parque Nacional dos Fiordes de Kenai
Uma das paisagens impressionantes da América do Norte, por isso não deixe de conhecer esse imenso parque de 2,7 mil quilômetros quadrados, localizado bem na península homônima do centro-sul do estado. Ali há os maiores campos de gelo do mundo, o Harding Icefield, com 780 km², formou diversos fiordes incríveis, bem ao estilo escandinavo. Além disso, há geleiras majestosas, como o Exit Glacier, e inúmeras lontras-marinhas e baleias.
Juneau Icefield
O quinto maior campo de gelo do Hemisfério Ocidental fica bem ao norte de Juneau, a capital do estado, e na fronteira com a província canadense da Colúmbia Britânica. Com 3900 km² de área, o campo é a origem de geleiras impressionantes, símbolo da região. Uma delas é a Mendenhall, pode ser contemplada de vários mirantes e centros de observação.
Refúgio Nacional da Vida Selvagem de Kodiak
Aos amantes de vida selvagem, esse é um principaal ponto turístico – entre os melhores. Localizado no arquipélago de Kodiak, no extremo sudoeste do estado, ele tem cerca de 8 mil quilômetros quadrados, onde são preservados vários animais da fauna nativa, como as raposas vermelhas, as lontras americanas de rio e os emblemáticos ursos-de-kodiak. Ali também há águias e mais de 250 espécies diferentes de pássaro.
Sitka
A belíssima cidade de Sitka é uma das cidades russas presentes na região. Fundada pelo Império Russo como Novo Arcanjo (ou Novo Arkhangelsk) em 1799, a cidade foi a capital da América Russa até a compra pelos EUA em 1867. Vale caminhar por seu majestoso centro histórico, onde há a magnífica catedral ortodoxa de São Miguel, com suas inconfundíveis abóbadas verdes, e a igreja protestante de São Pedro No Mar, toda de tijolinhos vermelhos.
White Pass & Yukon Route Railroad
A rodovia conecta a cidade canadense de Whitehorse, na província de Yukon, ao porto de Skagway, no sudeste alascano. Construída em 1900 cujo objetivo era ligar várias minas de ouro da região durante a Corrida do Ouro de Klondike, a linha é um patrimônio histórico importantíssimo à quem quer contemplar as inóspitas paisagens no extremo da América do Norte. São 03 horas de viagem (ida e volta), passando por montanhas, picos nevados e incríveis lugares.
F Street Station
Esse point de Anchorage é uma graça, com direito a muitas bolachas de copo de cerveja penduradas nas paredes de madeira clara. Ali só há praticamente nativos, portanto é um restaurante com comida típica, nada de “refeição turística”. Dentre os destaques, há os ótimos peixes, todos frescos e pescados diretamente nas águas da região. Também há hambúrgueres, eggs Benedict, saladas e cervejas.
Orso
Também localizado em Anchorage, esse restaurante está entre os principais da região. Situado bem no centro da cidade, ele foca em frutos do mar, como o gigantesco king crab, um caranguejo gigante, e a fantástica lagosta, servida com um saboroso molho à base de manteiga. A decoração também é um destaque, com direito a candelabros e muitos espelhos no salão interno.
Tracy’s King Crab Shack
Frutos do mar também são o foco dessa casa localizada na capital, Juneau. Na verdade, não é bem uma casa, mas sim um trailer onde você retira o seu pedido e algumas mesas espalhadas no dique em frente ao porto. Como o próprio nome já diz, o carro-chefe é o king crab, servido nas versões de bolinhos ou então inteiro.
The Crepery
Se você estiver passando por Fairbanks, essa creperia é indiscutivelmente uma das melhores de todo o estado. Focada em crepes, isto é, massas francesas dobradas e recheadas com ingredientes diversos, ela oferece opções à todos os gostos, desde os clássicos de queijo e carne até o doce de chocolate com morango. Ah, e o preço é super em conta, abaixo da média.
Evangelo’s Restaurant
Outro restaurante alheio à culinária típica é o Evangelo’s, de Wasilla. Muito bonito já desde a fachada externa, imitando um grande palácio romano, até os salões internos, onde há muitas cortinas vermelhas e um sofisticado ambiente, ele traz culinária italiana autêntica. Por isso, prepare-se para pizzas, massas, saladas, bruschettas, cogumelos e maravilhosos vinhos do Velho Mundo.
Glacier Brewhouse
A decoração desse bar-restaurante de Anchorage, rústica e com direito a muita madeira e sofás de couro, lembra um armazém antigo, por isso não se surpreenda se ali o foco for produtos tradicionais e clássicos. Nada de invencionices: apenas boas cervejas artesanais, entornadas por turistas e locais até altas horas da noite. Há pratos típicos, como o salmão-selvagem grelhado e o caldo quente de frutos do mar, como acompanhamento.
Moose’s Tooth Pub and Pizzeria
Outro bar-restaurante de sucesso em Anchorage, o Moose’s Tooth é um principal ponto da vida noturna. Ele serve ótimas cervejas artesanais, com uma variedade imensa, impossível consumir numa só noite. Além disso, há pizzas deliciosas, verdaderias festas à qualquer turista. Por isso, aguarde com paciência por uma mesa, já que ali há muita fila.
The Great Alaskan Bush Company
Uma instituição cultural, o Great Alaskan Bush Company é um clube todo decorado com acessórios e ambientes que remetem aos tempos áureos da Corrida do Ouro de Klondike. O próprio perfil do bar remonta ao comecinho do século XX, por isso não se espante se você encontrar meninas fazendo danças sensuais. Trata-se de uma diversão e tanto, tudo muito delicado e artístico.
Red Doog Saloon
O nome não é por acaso. Afinal, esse bar de Juneau lembra um típico saloon do velho-oeste americano, com direito a cabeças de veado empalhadas, salões repletos de madeira e ainda muitos castiçais e candelabros. Ali, a noite é para ser curtida ao máximo: peça uma cerveja, dance ao som do maravilhoso piano (toca hits western bastante conhecidos), coma um hambúrguer, pegue outra cerveja... e assim vai, até o sol raiar.
Ivory Jacks
Em Fairbanks, a vida noturna tem endereço certo: trata-se desse bar, localizado na Goldstream Road, a alguns quilômetros ao norte do centro. Seu forte é a música ao vivo, as bebidas e as comidas, servidas ao estilo alascano. As televisões também estão ligadas em esportes, denotando a influência da cultura norte-americana