Conheça
Irlanda, sinônimo de felicidade.
Irlanda é uma ilha de abundante vegetação, pitorescas cabanas de sapé e pubs cheios de música e poesia. Apesar do rápido crescimento econômico e de mudanças politicas fundamentais, a indústria do turismo sustenta a imagem de felicidade rural, e o genuíno bom humor do povo faz da Irlanda um lugar onde o visitante é muito bem recebido.
No passado, o isolamento da irlanda a manteve afastada dos principais acontecimentos da história Europeia. as legiões romanas nunca invadiram o país, cuja história está envolta em mitos de deuses e reis guerreiros.
Encontrem na Irlanda Paisagens deslumbrante, idílios rurais, centros urbanos zumbindo e festivais incríveis, tudo à espera de ser descoberto.
Aeroporto: Aeroporto de Dublin (DUB)
Como chegar: O modo mais utilizado é o avião.
Capital: Dublin
Moeda: Euro
Idioma: Irlândes e o Inglês
Visto: Brasileiros não necessitam de visto, no entanto é preciso fazer seguro de viagem com cobertura de 30 mil Euros.
Vacinas: Nenhuma vacina é obrigatória
Código do telefone: 353
Eletricidade: 240V
Fuso horário: +3 Horas
Melhor época para visitar: O ano todo porém o tempo na Irlanda é bastante imprevisível, os meses de verão (de maio a junho), são mais procurados pelos turistas
Rio Liffey
Embora pequeno se comparado aos rios que banham outras capitais, o Liffey exerce forte influencia sobre a vida dos moradores de Dublin e ocupa um lugar especial em seus coracoes.
Guinness Store House
A guinness é uma cerveja preta famosa por seu singular sabor de
malte e por sua deliciosa espuma cremosa. A fábrica da Guinness situada na St.
James’s Gate é a maior cervejaria da Europa e exporta para mais de 120 países.
Trinity College
O foco da Parliament Square, a maior Praça de Trinity, é a torre do sino de inspiração italiana chamada de Campanile. Projetada por sir Charles Lanyon, a torre foi construída em 1853.
Biblioteca Nacional
Querubins adornam o friso que circunda a magnifica sala de leitura, muito frequentada pelo romancista James Joyce.
FX Buckley Steakhouse
Localizada no Temple Bar – uma área situada na margem sul do Rio Liffey, na capital irlandesa, Dublin –, essa churrascaria é um dos grandes destaques da gastronomia na Irlanda. Sua fachada, preta e bastante típica, já chama atenção de longe e, quando a pessoa entra em seu salão moderno e confortável, só vêm experiências inesquecíveis. As carnes são servidas no ponto solicitado, tenras e suculentas, e podem vir acompanhadas de batatas fritas, saladas e fantásticas cervejas. Para o arremate, não dispense o fabuloso cheesecake de blueberry.
The Lotts Café Bar
Também localizado em Dublin, esse pub é um verdadeiro ícone da gastronomia irlandesa. Assim como o FX Buckley, não tem como não se surpreender com sua belíssima fachada, pintada em verde e vermelho de forma graciosa e com bandeiras tremulando ao vento. O foco do cardápio é o famoso bife na pedra, que vem fumegante numa tábua sob a escolta de muitos molhos, batatas fritas e legumes fresquinhos. Para acompanhar, peça um chope da Guinness!
Restaurant Patrick Guilbaud
Se você quer algo menos irlandês e mais internacional, confira esse restaurante de culinária francesa no centro de Dublin. Sua decoração é simplesmente linda, graças aos muitos espelhos do salão e aos estofados de couro que deixam a refeição muito mais confortável e elegante. Ali, a cozinha expede opções tradicionais com um toque autoral, caso do salmão mi-cuit (ou seja, meio cozido) de entrada, que lembra os sashimis e os carpaccios orientais. O cordeiro, de prato principal, também é excepcional, desmanchando na boca e com um simples toque do garfo.
Dolce Sicily
Pequenina, essa casa de Dublin é uma graça! Basta reparar em sua fachada verde-limão e descer as escadas para sentir os cheiros de bolos e outros doces incríveis, tipicamente sicilianos. Que tal, por exemplo, esquecer da dieta e experimentar o farto cannoli, uma massa frita em forma de tubo recheada de creme de ricota, frutas e outros ingredientes. E o que dizer das fatias de torta de pistache, de chocolate, de amêndoas, de damasco...? Se você não quer comer um doce, há café, cappuccino e panini, isto é, sanduíches prensados que podem vir com vários recheios.
Orso
De inspiração mediterrânea, esse restaurante de Cork vale a pena para quem quer uma refeição leve, descontraída e sem frescura. Isso mesmo, ali o foco é apenas a comida, que vem repleta de tempero, sabor e aromas. Experimente, por exemplo, o suculento frango grelhado com cuscuz marroquino, os falafels, as esfirras e os sanduíches feitos com hommus e cordeiro. Há ainda alguns pratos que fogem do clima mediterrâneo, caso dos camarões carnudos grelhados.
The Comedy Crunch
Teste seu inglês e divirta-se nesse clube de comédia tipicamente irlandês, localizado em Dublin. Ou seja, ali o foco é apenas um: rir com atores e humoristas que improvisam e fazem piada de tudo (da crise econômica mundial a fatos do dia a dia), enquanto bebe uma boa cerveja. O legal é que a plateia pode participar dos shows, tornando-os muito mais vivos e engraçados.
The Merry Ploughboy Irish Music Pub
100% irlandês, esse pub, como o próprio nome já diz, é o local perfeito para turistas e visitantes conhecerem um pouco da música local, das danças e de seu estilo de vida. Com uma atmosfera vibrante e uma decoração bem típica – com direito até a uma fachada repleta de flores, muito graciosa! –, os frequentadores podem conferir apresentações repletas de talento, feitas ao vivo por cantores, artistas, bandas e dançarinos que animam qualquer público.
The Temple Bar Pub
O nome do pub já diz onde ele fica: ele se situa no bairro de The Temple Bar, no centro de Dublin. Trata-se de um ícone da vida noturna na Irlanda, graças a sua fachada vermelha emblemática e a seu ambiente escurinho, repleto de quinquilharias. Lá dentro, curta as cervejas Guinness, bem tiradas e feitas para deixar qualquer um animado, inclusive os mais comedidos.
Vicar Street
Gosta de música ao vivo e quer uma programação eclética? Então, o seu lugar em Dublin é o Vicar Street, uma casa de shows pequenina, mas com excelente acústica, que se destaca por abranger de tudo um pouco, dos gêneros mais clássicos aos mais atuais. Há mesinhas para você sentar enquanto assiste aos shows e, assim, você pode jantar e beber alguma coisa entre uma canção e outra.
City Limits Comedy Club
Além do Comedy Crunch, outro clube de comédia que se destaca na vida noturna da Irlanda é o City Limits, localizado em Cork. O motivo, é claro, são seus atores e humoristas, que divertem qualquer pessoa com espetáculos improvisados de comédia stand-up. Dá para encontrar desde artistas desconhecidos até ícones do humor na Irlanda e na Europa. Realmente, uma oportunidade para desenferrujar o inglês rindo e se divertindo!