Conheça
O fascinante país da Ucrânia está localizado na Europa Oriental e faz fronteira com o Mar Negro, Polônia, Rússia, Bielorrússia, Hungria, Moldávia, Romênia e Eslováquia. Se você tivesse que olhar em um mapa, encontraria a Ucrânia em 49 00 N, 32 00 E. A Ucrânia é um país geograficamente interessante, com muitas variações de clima e terreno ocorrendo em uma área apenas um pouco menor que o estado americano de Texas.
A Ucrânia desfruta de 2782 km de costa variada - de deslumbrantes praias de areia branca a praias rochosas. Não possui massas de água no interior, mas desfruta de um grande número de planícies ou estepes férteis. A grande maioria do país consiste em planícies e planaltos férteis e gramados. As únicas montanhas da Ucrânia podem ser encontradas no oeste e extremo sul do país. As montanhas dos Cárpatos estão no oeste e a península da Crimeia está no sul.
De um modo geral, a Ucrânia desfruta de um clima continental temperado. Na costa sul da Crimeia, torna-se um pouco mediterrâneo. Os invernos ao longo da costa podem ser frios e as temperaturas caem mais para o interior. Os verões são quentes a quentes, dependendo da parte do país que você está visitando. A Ucrânia desfruta de uma grande variedade de recursos naturais que são constantemente extraídos e adquiridos para uso local e para exportação. Cerca de 57,1% da massa de terra do país é considerada muito arável e uma grande parte dela já está sendo cultivada.
Existem quase 23.000 rios dentro das fronteiras da Ucrânia. Seu rio mais longo é o Dnieper (Dnipro), com 966 quilômetros de extensão. Outros rios notáveis incluem o Dniester, Donets, Danúbio e Southern Buh. O lago Svityaz é um dos maiores lagos naturais do país. A água é usada para beber, transporte e hidroeletricidade e é considerada um recurso natural muito importante no país. Como o segundo maior país da Europa, a geografia da Ucrânia é variada e pitoresca. Não se esqueça de levar sua câmera ao visitar este belo país.
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Kiev-Boryspil (KBP
Capital: Quieve ou Kiev
Moeda: Grívnia
Idioma: Ucraniano
Visto: Brasileiros não necessitam de visto, no entanto é preciso fazer seguro de viagem com cobertura de 30 mil Euros.
Vacinas: Nenhuma vacina é obrigatória
Código do telefone: +380
Eletricidade : 220V
Fuso horário: 06 horas a mais que Brasília
Centro Histórico de Lviv
Lviv é o coração cultural da Ucrânia e a cidade mais preparada para receber visitantes estrangeiros. Seu movimentado centro é a praça principal, pl Rynok, no meio da qual se ergue a enorme ratusha (prefeitura). À sombra de seu alto moinho de torre, garras de turistas que tiram selfie, moradores locais de pé rápido e bondes da era soviética agitam de alguma forma as multidões. Siga em qualquer direção e você rapidamente tropeçará em uma magnífica igreja aromática: cada uma, ao que parece, pertencendo a uma denominação diferente.
Kyevo-Pecherska Lavra, Kiev
Descubra os mistérios da Ortodoxia Oriental e desça às catacumbas para ver múmias de santos muito reverenciados em uma excursão ao santo dos santos para todos os eslavos do leste. Fundada como um mosteiro de cavernas em 1051, a lavra é repleta de igrejas com cúpula dourada, edifícios barrocos e pomares. As cerimônias religiosas acontecem em interiores luxuosamente decorados e cheios de ícones, acompanhados por requintados cantos de coral e frequentados por bandos de peregrinos e monges. Os museus obscuros do local são dedicados ao ouro cita, micro-miniaturas e artes decorativas.
Paisagens dos Cárpatos
De um modo geral, a Ucrânia é tão plana quanto um blin (panqueca) topograficamente desafiado, o que torna seus pedaços irregulares ainda mais especiais. A fatia do arco dos Cárpatos na Ucrânia mal chega a mais de 2000m, mas suas suaves encostas arborizadas, trilhas pedregosas e ásperas, pastagens repletas de flores e vales largos e serpenteantes fazem deste território privilegiado para caminhadas, ciclismo e esqui. Desnecessário dizer que os Cárpatos abrigam o pico mais alto da Ucrânia, o Monte Hoverla, uma caminhada bastante fácil das vilas próximas, bem como os Hutsuls, o grupo étnico mais colorido do país.
Kyevo-Pecherska Lavra
Turistas e peregrinos ortodoxos se reúnem em Lavra, situada em 28 hectares de colinas gramadas acima do rio Dnipro, em Pechersk. É fácil ver por que os turistas vêm: o aglomerado de igrejas com cúpula em ouro do mosteiro é um banquete para os olhos, o tesouro do ouro cita rivaliza com o do Hermitage e os labirintos subterrâneos alinhados com monges mumificados são exóticos e intrigantes. Para os peregrinos, a lógica é muito mais simples: para eles, este é o terreno mais sagrado do país.
Ingressos e passeios
Mosteiro de Kiev Pechersk Lavra
$ 50
Excursão ao Mosteiro de Pechersk Lavra
$ 26,86
Visita guiada privada a Kiev-Pechersk Lavra
$ 34,25
A lavra é um mosteiro sênior, enquanto pecherska significa 'das cavernas'. O grego St Antony fundou esta lavra em 1051, depois que a Ortodoxia foi adotada como religião oficial de Kyivan Rus. Ele e seu seguidor Feodosy cavaram progressivamente uma série de catacumbas, onde eles e outros monges reclusos adoravam, estudavam e viviam. Quando eles morreram, seus corpos eram naturalmente preservados, sem embalsamamento, pela temperatura fria e pela atmosfera seca das cavernas. As múmias sobrevivem até hoje, confirmando para os crentes que esses eram verdadeiros homens santos.
O mosteiro também prosperou acima do solo. A Catedral da Dormição foi construída de 1073 a 1089 como a segunda grande igreja de inspiração bizantina de Kiev, e o mosteiro tornou-se o centro intelectual de Kyivan Rus, produzindo crônicas e ícones e treinando construtores e artistas.
Naufragado pelos tártaros em 1240, o Lavra passou por uma série de reavivamentos e incêndios desastrosos antes de ser reconstruído, com suas influências barrocas predominantes, no século XVIII. Foi construído em museu em 1926, mas foi parcialmente devolvido à Igreja Ortodoxa Ucraniana (Patriarcado de Moscou) em 1988.
As coisas podem mudar como resultado de uma crise inter-eclesiástica na Ucrânia, mas, no momento da redação deste artigo, a parte do complexo conhecida como lavra superior, onde estão localizadas as principais atrações, era administrada como um museu controlado pelo estado. Mais abaixo, a lavra inferior, que contém o complexo da caverna, era controlada pelo patriarcado de Moscou. Ele administra uma agência de turismo separada, onde é possível reservar uma excursão em caverna para uma doação. Quando terminar a lavra superior, saia pela entrada dos fundos e você se encontrará cara a cara com a agência.
KYIV
"Tudo começa em Kiev" é o lema promocional oficial da capital ucraniana e, mesmo que sua exploração da Ucrânia não comece aqui, certamente é um destino "preciso ver e experimentar" durante sua visita. Você sabia que no século 11, Kiev era a maior cidade da Europa? Kiev, é claro, é conhecida internacionalmente como a "Cidade das Cúpulas Douradas" pelas cúpulas cintilantes de locais de culto ortodoxo ucraniano antigos como Santa Sofia, São Miguel e o Mosteiro das Cavernas. Mas Kiev não é apenas uma cidade de belas igrejas históricas e outros tesouros arquitetônicos que pontilham o horizonte ao longo das margens do poderoso rio Dnipro. É o centro da movimentada atividade empresarial moderna do país e da política tumultuada, além de sua maior metrópole, com uma vibrante cena cultural clássica e contemporânea. Kiev é considerada uma das cidades mais verdes da Europa, com mais de 100 parques e quase 500 jardins públicos.
LVIV
Se a Ucrânia tem uma cidade que pode naturalmente levar o título de "Porta de entrada para o Ocidente", é certamente Lviv - não apenas devido à sua proximidade física com os países vizinhos da União Europeia (a apenas 70 quilômetros da fronteira com a Polônia), mas também também porque fazia parte do Império Austríaco dos Habsburgo de 1772 a 1918. Lviv também passou vários séculos sob o domínio polonês. Essas influências ocidentais deixaram uma marca indelével na arquitetura, cultura e culinária de Lviv. A parte central da “cidade velha” da cidade é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e quase todo fim de semana um festival é realizado aqui. Aninhado entre e dentro desses edifícios históricos, existem dezenas de cafés e restaurantes deliciosos. Yuriy Kulchytsky, filho nativo da região de Lviv, é considerado por muitos como o progenitor da cultura cafeeira vienense, estabelecendo o primeiro café naquela cidade em 1683. Hoje Lviv é um importante centro de ensino superior e da indústria de TI da Ucrânia.
ODESA
A cidade portuária mais famosa da Ucrânia é Odesa, situada na costa norte do Mar Negro. Foi fundada em 1794 pela imperatriz russa Catarina, a Grande, e hoje é um importante centro de cultura, comércio e turismo. Seu desenvolvimento bem-sucedido é atribuído ao francês Duc de Richelieu, que serviu como governador da cidade entre 1803 e 1814. Como porto livre, Odesa atraiu muitas nacionalidades. Em 1897, os judeus constituíam mais de um terço da população da cidade. Mark Twain visitou Odesa em 1867 e escreveu: "Não me sinto tanto em casa há muito tempo como quando senti ... em Odessa pela primeira vez". Quando em Odesa, não deixe de subir a escada Potemkin, com 142 metros, uma entrada para a cidade a partir da direção do mar; e dê um passeio pela rua Derybasivska, uma animada passarela para pedestres que leva o nome do primeiro prefeito da cidade. Uma apresentação da respeitada Orquestra Filarmônica de Odesa, conduzida pelo americano Hobart Earle, também deve estar na sua agenda.
CHERNIVTSI, MUKACHEVO e KAMIANETS-PODILSKYI
Duas outras cidades ucranianas encantadoras nas montanhas dos Cárpatos que merecem uma visita são Chernivtsi na região de Bukovyna e Mukachevo na Transcarpácia. Chernivtsi é o lar de um campus universitário arquitetonicamente maravilhoso e a região é o berço do lendário compositor de música pop Volodymyr Ivasiuk, que escreveu o clássico Chervona Ruta. O marco mais notável em Mukachevo é o Castelo Palanok, cuja pedra fundamental foi lançada no século XIV. A Santa Coroa da Hungria foi escondida lá em 1805-06 para protegê-la das tropas de Napoleão. O castelo medieval mais famoso da Ucrânia está localizado em Kamianetsk-Podilskyi, no majestoso rio Smotrych. A cidade recebe anualmente um colorido festival de balões de ar quente em maio.
POLTAVA
Poltava é o local de uma das batalhas mais decisivas da história da Ucrânia e da Europa. A derrota dos aliados ucraniano Hetman Ivan Mazepa e do rei sueco Carlos XII nas mãos de Pedro, o Grande, na batalha de Poltava em 1709, mergulhou a maior parte da Ucrânia profundamente sob o controle da Rússia por séculos. O Museu da Batalha de Poltava oferece uma excelente visão geral desta tragédia ucraniana. Poltava é a cidade natal de Ivan Kotliarevsky e Eneyida foi o primeiro livro publicado inteiramente no idioma ucraniano moderno. Mykola Hohol (Nikolai Gogol), que foi um dos principais colaboradores da literatura em língua russa, nasceu na região. A feira anual Sorochynsky, uma vitrine de artesanato ucraniano, é realizada nas proximidades.
KHARKIV
Embora Kharkiv possa não estar na lista de todos os principais destinos turísticos da Ucrânia devido à sua base econômica industrial tradicional - ele possui um centro da cidade impressionante em termos de arquitetura e uma vibração jovem e dinâmica, graças em grande parte à sua enorme população de estudantes universitários. Não deixe de conferir o delicioso museu arqueológico no campus da Universidade Nacional Karazin Kharkiv e o design construtivista exclusivo do edifício Derzhprom adjacente. De 1919 a 1934, Kharkiv foi a capital da República Socialista Soviética da Ucrânia e o centro de um renascimento cultural liderado pelo governo, que terminou tragicamente com a imposição das implacáveis políticas totalitárias de Stalin, incluindo o Holodomor. Hoje, Kharkiv usa com orgulho o manto da Segunda Cidade da Ucrânia e recebe o Festival Anual de Música de Kharkiv (Clássica)
Cozinha ucraniana
varenyky - вареники
Varenyky são pequenos bolinhos cozidos feitos com massa enrolada e recheados com um tipo especial de batata e queijo ou algum outro recheio. Quase todos os restaurantes os servem, geralmente com queijo ou carne e quase sempre com creme de leite ou molho amanteigado. Pyrohy geralmente se refere a varenyky assado e torta maior, recheado com os mesmos tipos de ingredientes. As versões menores, do tamanho de um aperitivo, de pyrohy são chamadas pyrizhky, que são assadas ou fritas.
borshch - борщ
A sopa nacional, que também foi adotada por outras culturas eslavas, a sopa de beterraba é baseada em beterraba e caldo de legumes misturado que vem em dezenas de variedades. A versão mais popular é um caldo claro, mas o creme azedo é frequentemente adicionado.
holubtsi - голубці
Traduzido como "pombinhas", holubtsi são rolos de repolho recheados com arroz temperado e carne ou trigo sarraceno. O prato é geralmente coberto com um molho à base de tomate.
kotleta po-kylvsky
Conhecido no mundo de língua inglesa como Chicken Kiev, o kotleta po-Kylvsky é um pedaço de frango desossado recheado com manteiga e temperado, enfarinhado e frito.
kasha - каша
Kasha é basicamente um cereal à base de grãos. O tipo mais comum é o hrechana kasha, um mingau de trigo sarraceno, temperado e comido com um molho como acompanhamento ou como recheio.
khleeb (“pão”) - хліб
Khleeb é a palavra ucraniana para pão. Pães e pães doces (bulochky) são ricos em mel e são frequentemente associados a feriados ou cerimônias. Babka é um pão de ovo doce popular durante a Páscoa, mas disponível durante todo o ano. Kalach é semelhante ao babka, mas mais denso e trançado em uma forma circular. Paska é o pão oficial da Páscoa, geralmente decorado e moldado em uma cruz. Korovay é um pão tradicional alto e cilíndrico para casamentos. Pampushki pode ser pãezinhos frescos embebidos em alho e óleo triturados, ou uma espécie de geléia doce ou pão assado cheio de frutas. O Makivnik é um pão doce de semente de papoula, aromatizado com mel e melaço, popular no Natal. Khrusty são tiras fritas de massa doce cobertas com açúcar, e medivnyk é um bolo de mel que pode durar dias sem ficar velho.