Conheça
Noruega movida pela natureza.
O fascínio da Noruega e a grandiosidade de seus cenários. Sua paisagem é de extremos contrastes: extensas cadeias de montanhas e vales amplos, imensas geleiras e florestas verdejantes, além de espetaculares fiordes que recortam toda a costa ocidental. No extremo norte, acima do circulo Polar Ártico, o turista pode se maravilhar com a aurora boreal e o “sol da meia-noite”.
Os fiordes que caracterizavam a costa da Noruega – uma das mais recortadas do mundo – foram formados por geleiras durante a última Era Glacial. Há cerca de 12 mil anos, quando as geleiras começaram a derreter, o nível do mar se elevou e preencheu os Profundos vales criados pela erosão. A extraordinária geografia do país exerceu forte influencia sobre seu povo e seu desenvolvimento. No passado, a escassez de terras cultiváveis levou uma forte dependência do mar.
Hoje a Noruega possui energia hidrelétrica em abundancia, além de ricos depósitos de petróleo e gás em sua plataforma continental.
Aeroporto: Aeroporto de Oslo (OSL)
Capital: Oslo
Moeda: Coroa Norueguesa
Idioma: Alemão
Visto: Brasileiros não necessitam de visto, no entanto é preciso fazer seguro de viagem com cobertura de 30 mil Euros.
Vacinas: Nenhuma vacina é obrigatória
Código do telefone: 47
Eletricidade : 230V
Fuso horário: +4 horas.
Melhor época para visitar: O final da primavera (maio a setembro) é aconselhável para aproveitar os longos dias de luz e tempo leve.
Vikingskipshuset
A Noruega é famosa por seus exploradores vikings, e este museu contém três embarcações do século IX, desenterradas em ótimo estado de conservação. Alguns objetos funerários retirados desses barcos, como trenós cerimoniais, baús e tapeçarias, também estão em exposição.
Bergen e os Fiordes
Cercado por nada menos do que sete montanhas, o porto mais ocidental do país oferece diversas opções de lazer para o turista.
Norsk Folkemuseum
Inaugurado em 1894, este museu dedicado à vida rural da Noruega conta com mais de 150 edificações restauradas. O visitante deve reservar algumas horas para ver as ecléticas residenciais.
Opera House
Boa parte do edifício-sede da Norwegian National Opera and Ballet, em Bjovika, fica sobre ou sob o mar. Outra de suas características notáveis é o teto inclinado e revestido de mármore branco e granito, que cria a ilusão de gelo cintilante, como uma geleira se erguendo à beira do Oslofjord. Há três espaços cênicos principais para ópera, balé e concertos, que também são realizados no saguão e no topo.
Hos Thea
Comida norueguesa e escandinava típica você consegue encontrar nesse simpático restaurante de Oslo, a capital da Noruega. Com uma fachada preta graciosa, uma ambientação elegante e clássica e um atendimento especialmente primoroso, o Hos Thea consegue sintetizar com perfeição a culinária local, oferecendo peixes frescos, sorvetes, carnes, caldos e outras iguarias consumidas pelos moradores da região. Tudo isso com inúmeros mimos, como champagne grátis!
Fjord Restaurant
Agora, se você curte a culinária inventiva, você precisa conhecer o Fjord, um restaurante de nouvelle cuisine que se destaca pelos pratos criativos, diferentes e autorais. Para experimentar um pouco de cada, a dica é pedir o menu degustação de seis etapas, em que o chef te surpreende com pratos aleatórios e em que você é desafiado com inúmeros sabores. O ambiente do lugar também é lindo, sendo uma mistura entre high-tech e tradição.
Restaurant Fauna
Outro restaurante de nouvelle cuisine em Oslo é o Fauna, que tem esse nome porque ele foca em produtos típicos da fauna norueguesa e escandinava. Ou seja, você vai encontrar bacalhau, lagostas, peixes e outras maravilhas típicas da região, que podem ser provadas e aprovadas através de um menu degustação de cinco etapas formidável.
Freddy Fuego Burrito Bar
Se você está cansado da culinária norueguesa e escandinava em sua viagem para Oslo, não deixe de conferir essa casa mexicana deliciosa, repleta de sabor e temperos. Com uma decoração alegre e colorida, com direito a um lutador de lucha libre pintado na parede, ele serve deliciosos burritos, guacamole e outras opções típicas do México, tudo com um jeitão despojado que é capaz de encantar qualquer viajante.
1877
Já em Bergen, o point para você se deleitar e comer até se esbaldar é esse restaurante de slow food. Em outras palavras, significa que ali você terá que se sentar, apreciar primeiro o saboroso pão do couvert e experimentar com calma cada um dos cinco pratos do menu degustação. Sopa de pera com filé de pescada, peito de peru confitado com tomates e batatas, chocolate com morangos de sobremesa... tudo é delicioso e soberbo, ideal para quem ama gastronomia.
Cardinal
Curta a vida noturna na Noruega bebendo boas cervejas. Isso é possível principalmente no Cardinal, um pub de Oslo que se destaca por seu interior caloroso e aconchegante (com direito até a uma parede de pedras) e, é claro, pela carta de chopes e rótulos artesanais diferenciados. Há dois andares nesse simpático pub, e recomendamos você ficar no segundo, onde há mais espaço e um ambiente informal perfeito para reuniões entre amigos.
Schouskjelleren
Cervejas também são o forte dessa casa da capital norueguesa, Oslo. Ali, em seu ambiente subterrâneo todo feito de tijolinhos, você pode contemplar inúmeras opções, como as fabricadas pela própria casa. Isso mesmo, é um brewpub que faz a própria cerveja! Peça, por exemplo, a “schous” – como as cervejas da casa são chamadas – escura, simplesmente de-li-ci-o-sa.
Sir Winston Pub & Pianobar
Localizado na principal rua da cidade, a Karl Johans gate, o Sir Winston é um dos melhores locais da vida noturna em Oslo. O motivo? É claro, o piano que dá nome à casa. Ali dá para ouvir uma saborosa e especial música ao vivo, feita por pianistas especialmente talentosos. Além disso, também há bandas e, sem dúvidas, um excelente cardápio de cervejas, com destaque para a Ringnes, a maior do país.
BarBarista
Que bar divertidíssimo de Dresden! Com uma decoração alegre que se utiliza de luzinhas pisca-pisca de natal e de guarda-chuvas pendurados no teto, ele é o local perfeito para quem quer sair da mesmice. Afinal, esqueça DJs ou bandas ao vivo. Quem dá o tom da música é o bom e velho vinil, reproduzindo clássicos das décadas passadas para saudosistas de plantão. Para beber, há tanto drinks quanto deliciosos cafés.
Artico Icebar
Localizado em Honningsvag, esse bar é apenas para os corajosos. Afinal, ali você fica num iglu todo de gelo, a graus e graus abaixo de zero. Suas paredes, seus bancos, suas mesas e tudo o mais estão congelados, dando um clima ártico perfeito para quem quer se aventurar nas noites do norte norueguês. A entrada custa 139 coroas norueguesas – um valor salgado, porém considere que o bar já oferece roupas para te proteger do frio intenso e duas bebidas de graça.