Conheça a Sérvia
No coração da península Balcânica, encontra-se um país com um povo cheio de vida e paisagens encantadoras, a Sérvia. Apesar de sua história relativamente recente de guerras e conflitos, hoje em dia o país é famoso por sua vida noturna vibrante, bom custo-benefício e comidas típicas deliciosas com influências diversas.
A Capital Belgrado, é uma ótima representação do cruzamento entre leste e oeste. A arquitetura europeia, com influências orientais, torna a cidade, que é uma das mais antigas da Europa, um rico mosaico de diferentes culturas. Belgrado é o lugar perfeito para satisfazer os seus cincos sentidos, com o melhor da culinária, explosão de energia presente nos mais animados festivais de música, riqueza histórica e cultural em uma cidade que nunca dorme.
Opções é o que não falta nesse país. Vá além de Belgrado e das áreas urbanas e explore as belezas naturais, monastérios dos tempos medievais, sítios arqueológicos, os resquícios do império Romano, castelos, spa, vilas étnicas, dentre muitos outros. Há milhares de tesouros naturais, culturais e históricos espalhados pelo país, sem aquelas grandes aglomerações encontradas nos países europeus mais populares.
A melhor época para visitar a Sérvia, claro, depende dos interesses de cada viajante, pois cada estação apresenta seus charmes e vantagens. No entanto, o verão, que acontece entre Junho e Agosto, é a melhor época para quem quer aproveitar bem o dia e gosta de temperaturas mais altas. Para aqueles que preferem evitar o calor, Março a Maio, ou Setembro a Outubro, podem ser boas opções.
INFORMAÇÕES
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Belgrado Nikola Tesla
Capital: Belgrado
Moeda: Dinar Sérvio
Idioma: Sérvio
Vistos: Dispensa de visto, por até 90 dias
Vacinas: Nenhuma vacina específica é necessária para a entrada no país
Código do tel.: +381
Eletricidade: 230V
Fuso Horário: +5 Horas
Fortaleza de Belgrado
A fortaleza de Belgrado, também conhecida como Kalemegdan, já sobreviveu muita luta, com um histórico de cerca de 115 batalhas destravadas aqui. A citadela já foi destruída mais de 40 vezes durantes os séculos. Muito do que resta hoje é produto das reconstruções do século XVIII, pelos Austro-Hugáros e Turcos. Apesar de sua história sangrenta, a Fortaleza hoje é um lugar que oferece tranquilidade e entretenimento, com parques, lojas de souvenirs, pavilhão de arte, entre outros, mas, claro, sem deixar de contar o seu passado.
Uvac Canyon
Um lugar único e magnifico para experienciar a natureza, explorar cavernas e lagos, e conhecer espécies endêmicas de plantas e o refúgio de alguns pássaros quase extintos. Os espetaculares meandros do rio Uvac são um destaque dessa reserva, ziguezagueando paredes de calcário, um espetáculo da natureza que pode ser apreciado dos pontos de observação Molitva ou Veliki vrh. A reserva ainda conta com várias trilhas, uma caverna conhecida como caverna de gelo (devido a sua temperatura constante de 8°C), e oportunidades para fazer caiaque ou uma excursão de barco pelo cânion.
Monastério Studenica
Um dos locais mais sagrados da Sérvia, o monastério de Studenica foi estabelecido em 1196 pelo fundador do império Sérvio, Stefan Nemanja, e desenvolvido por seus filhos Vulkan, Stefan e Rastko. Duas igrejas bem preservads estão situadas dentro dos imponentes muros de mármore branco. A igreja Bogorodičina Crkva, guarda a tumba de Stefan Nemanja. E a igreja menor, Kraljeva Crkva, abriga o aclamado afresco Nascimento da Virgem, entre outras grandes obras.
Complexo Memorial Kadinjača
Um dos mais grandiosos memorias da era Iugoslava, Kadinjača celebra aqueles que pereceram lutando contra os alemães em novembro de 1941. Os pilares feitos de pedra branca em um gramado verde, se assemelhando a um Stonehenge futurístico, formam uma simbólica escultura de “buraco de bala”. O complexo total tem 15 hectares, e lá também está situado uma pirâmide de pedra com uma cripta para os soldados caídos. Ainda há um salão memorial com uma exibição do evento histórico, a batalha de Kadinjača, marcando o fim da República Užice.
Vratna Gates
A remota região Negotin esconde um dos fenômenos naturais mais exuberantes do país. Três arcos gigantes de pedra conhecidos como “Pequeno Portão” (Mala Kapija), “Grande Portão” (Velika Kapija) e “Portão Seco” (Suva kapija), moldados pela erosão do cânion do rio Vratna. O último portão é o mais impressionante, mas também o de mais difícil acesso, sendo assim, recomendado para pessoas que já tem experiências com trilhas. Como essa região também é uma área de caça de veados e muflão, aqueles que se aventuram por aqui, tem chances de encontrar esses animais majestosos pelo caminho.
Museu da Iugoslávia
Esse museu guarda uma coleção inestimável de mais de 200.000 artefatos representando a fascinante e tumultuosa história da Iugoslávia. O acervo conta com fotografias, trabalhos de arte, documentos históricos, filmes, armas, entre outros tesouros. Caso planeje com antecedência, é possível reservar um guia em inglês, ou se juntar as excursões gratuitas durante os finais de semana. O museu é de extrema importância, pois encoraja seus visitantes a perceberem o presente através de interpretações modernas do passado. Um local onde existe o diálogo, troca de conhecimento e experiências sobre fenômenos sociais e culturais do século XX e a preservação da história Iugoslava.
Franš
Franš é um restaurante icônico em Belgrado, caracterizado pelo seu prestígio, luxo e singularidade. Os distintos chefes cuidam para que os ingredientes sejam utilizados de formas únicas e que cada tempero seja adicionado para resultar em um sabor especial, servindo um rico cardápio com opções de comida Sérvia e internacional, além de uma refinada carta de vinho. O interior do restaurante é rico em detalhes e combinação de cores, e a área dos jardins é perfeita para qualquer ocasião.
Kalemegdanska Terasa
Esse restaurante está localizado em um dos locais mais bonitos da capital, com uma das melhores vistas. Daqui é possível observar o local onde dois rios se encontram, uma perfeita vista para o pôr do sol cercado pela fortaleza de Belgrado. Não limitado as refeições, aqui você também pode desfrutar de um drinque, ou café nos jardins do café Tvrđava, que também faz parte do restaurante.
Mala Fabrika Ukusa
Esse é um restaurante familiar que serve pratos Sérvios tradicionais, com um diferencial próprio. Com um ambiente vintage, mesas e prateleiras de madeira, visitantes podem apreciar popara, um prato quase esquecido que era comumente servido no café da manhã. O grande jardim repleto de sombras das árvores, dão um charme especial para o local, sendo ainda mais agradável visitar no verão.
Mezestoran Dvorište
Esse encantador restaurante é um escape para aqueles que querem dar uma variada na culinária local e se sentirem como se estivessem em Santorini. Entre os antigos prédios de Belgrado, bem no centro da cidade, Mezestoran Dvorište consegue proporcionar um ambiente aconchegante com seu interior de madeira e jardim. O menu oferece comida inspirada na culinária grega, repleta de charme e hospitalidade mediterrânea
Lorenzo & Kalamba
Um restaurante pequeno e excêntrico, inaugurado pela Sanja que adquiriu suas habilidades culinárias e conhecimentos de chefes em Florença, Londres e Amsterdã. O design interior é bem peculiar, com alusões a circo, objetos marcantes, e pinturas fantásticas. A decoração toda é baseada no conflito entre Florença e Pirot, e de uma promessa de um marido para a mulher no início do casamento, que dizia “querida, eu posso te prometer uma coisa: você nucna sentirá fome!”. Além de ser um deleite para olhos, esse restaurante não deixará de agradar as suas papilas gustativas.
The Bank
Considerado uma das melhores baladas da Sérvia, The Bank inaugurou em 2016 e já fez o seu nome na cena local. O sucesso da balada é em grande parte creditado à música de qualidade e ambiente moderno. Uma das baladas RnB mais reconhecidas dessa parte da Europa, The Bank impressiona com o alto nível de serviço ao cliente, seleção de drinques, e claro, as pessoas que a frequentam.
Bar Central
Localizado na antiga parte da cidade, Bar Central é onde você pode encontrar os melhores coquetéis da cidade. Com diversos prêmios atrelados ao estabelecimento, o bar conta com 600 coquetéis alcóolicos e não-alcóolicos em seu menu e é bem frequentado pelos locais. Aberto há mais de uma década, o bar também é um centro de treinamento para futuros bartenders.
Leto Belgrade Night Club
Com uma das melhores localização, situado às margens do encontro dos rios Sava e Danube e uma deslumbrante vista da fortaleza Kalemegdan, a balada Leto é uma escolha perfeita para curtir sua noite em Belgrado. Música de qualidade e batidas eletrônicas, aqui você encontra grandes DJs locais e internacionais, para aproveitar drinques feito com as melhores marcas em uma atmosfera veranil.
Rakia Bar
A rakia, uma espécie de cachaça ou aguardente artesanal, é uma bebida tradicional da região muito produzida nos Balcãs. Quando em Belgrado, não tem como ficar sem experimenta-la, e o melhor lugar para fazer isso é no Rakia Bar. Como o nome já sugere, rakia é a oferta principal do menu, com uma variedade de mais de 50 sabores, cada um específico de uma região do país. Durante o inverno, o bar ainda oferece uma opção quente de rakia para combinar com o clima.
Brankow
Brankow é uma das baladas mais luxuosas da Sérvia, situada em uma das colunas da ponte Brankow, resultando em uma combinação de urbano, sofisticado e avant-garde. Em Brankow, você pode experienciar o melhor da música RnB, hip-hop e house por experientes DJs locais e internacionais. O local é decorado com mesas de bar no centro, um longo balcão, lounges VIP, tudo isso numa mistura de influências de Nova York, Londres e Berlin, sob arcos de concreto da ponte.