Conheça
TERRA DA NATUREZA MARAVILHOSA
Mianmar faz fronteira com a Índia, Tailândia e China. Absorve o que a de melhor dos seus vizinhos criando o seu próprio estilo.
O país está dividido em duas grandes regiões: Baixo Mianmar – Região Costeira e Alto Mianmar – Região Interior. As costas noroeste e sudoeste estão repletas de ilhas e belas praias.
Repleto de florestas exuberantes decoradas com montanhas verdes e o azul da água com uma grande variedade de espécies a perfeição para os amantes da natureza.
No meio dessa linda paisagem estão os mosteiros, templos e pagodes. O país abriga importantes locais religiosos para os budistas.
Mianmar é conhecido pelo povo amigável e carinhoso.
Myanmar é um dos últimos países da Ásia a ser revelado ao mundo das viagens. Localizados entre Índia, China e Tailândia, as pessoas desta terra encantada desenvolveram uma cultura que sofreu invasões e mudanças, absorvendo e tirando o melhor das pessoas ao seu redor, criando seu próprio estilo e talento.
Os visitantes de Mianmar descobrirão que há muito a descobrir e experimentar - desde regiões naturais imaculadas a pagodes de ouro e relíquias de um passado antigo.
História
Mianmar tem uma história rica e intensa que remonta aos tempos da dinastia Pyu, que prosperou por 1000 anos, de 200 aC a 900 dC.
O primeiro Império de Mianmar que foi estabelecido em Bagan pelo rei Anawrahta no século XI. Esta civilização durou mais de 200 anos e foi substituída pelo segundo Império do Rei Bayinnaung no século XVI. Em 1824 começou uma série de guerras entre o Reino de Mianmar e o Império Britânico. Essas guerras culminaram em 1885 com a derrubada, pelos britânicos, do último rei e o início da colonialização pelos próximos 60 anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, Myanmar foi ocupada pelos japoneses entre 1942 e 1945 e, em 1948, Myanmar foi libertada do domínio britânico e se tornou um país independente.
As pessoas
Em 2017, a população de Mianmar era de 53,37 milhões e consistia em muitos grupos étnicos diferentes, incluindo os Bamar, o maior grupo, Kachin, Kayin, Kayah, Chin, Mon, Rakhine e Shan. Mais de 80% da população é budista e o idioma mais comum é o birmanês, com muitos dialetos étnicos falados. O inglês é amplamente falado, junto com o mandarim, o cantonês e o hindu.
O país é reconhecido por ter muitos festivais coloridos e emocionantes quase todos os meses - entre eles, o Thingyan Water Festival, o Naga New Year e o Hot Air Balloon Festival.
O que é certo é que o povo de Mianmar é conhecido por ser caloroso e amigável com os visitantes.
Transporte
Os três aeroportos internacionais de Yangon, Mandalay e Nay Pyi Taw são os principais pontos de chegada para a maioria dos visitantes internacionais. Voos internos também estão disponíveis com muitos centros domésticos facilmente acessíveis por via aérea. As estradas que conectam os principais centros são boas, no entanto, à medida que você sai dessas áreas, a qualidade varia.
O sistema ferroviário atende uma grande área do país, com as principais rotas entre Yangon e Mandalay, Kalaw, Pyin Oo Lwin e Hispaw.
Geografia
Mianmar é oficialmente conhecida como a República da União de Mianmar e faz fronteira com Bangladesh, Índia no oeste, China no norte, Laos e Tailândia no leste e no mar de Andaman e na baía de Bengala no sul. O país cobre um tamanho de 676.578sq Kms.
O país é dividido em duas grandes regiões - Lower Myanmar - região costeira e Upper Myanmar - região interior. Existe uma região montanhosa no norte e, enquanto o resto do país é dominado por vários rios grandes e menores, espalhados por todo o país.
As montanhas são mais comuns no norte, com os mais altos atingindo 5881 metros. As planícies do interior e o delta do rio Ayeyarwaddy são extremamente férteis, fornecendo solo rico para os arrozais, que desempenham um papel enorme na economia do país.
As costas noroeste e sudoeste estão pontilhadas de ilhas e belas praias.
Em altitudes mais altas, o clima é mais frio, enquanto a região central tem menos chuvas e a estação chuvosa dura de meados de maio a meados de outubro, mas no geral você pode visitar o ano todo.
Moeda
A moeda de Mianmar é chamada Kyat. Não há moedas, apenas notas que variam de 1 a 10.000 Kyats. O dinheiro ainda é amplamente utilizado, no entanto, os cartões de crédito estão se tornando populares em grandes centros. Recomenda-se transportar uma pequena quantidade de dólares americanos. Euros e dólares de Cingapura também podem ser alterados em bancos e cambistas oficiais. Nenhuma outra moeda estrangeira é aceita
INFORMAÇÕES
Principal aeroporto: Aeroporto Internacional de Naypyidaw (NYT)
Idioma oficial: Língua birmanesa / inglês
Moeda: Quiate
Código telefone: +95
Fuso Horário: 10:30 a mais que o horário de Brasília.
Visto: necessário
Vacina: necessário vacina de febre amarela
Melhor época para ir: ao inverno entre outubro e fevereiro
Clima: subtropical / tropical
NAYPYITAW
Capital administrativa e política Mianmar embora boa tarde das atividades ainda sejam feitas na antiga capital Yangon. Uma cidade livre de congestionamento facilita o passeio dos turistas. Com uma grande variedade de hotéis aqui também se encontra hotéis de luxo para os clientes mais exigentes. Os turistas que ficam por aqui apreciam museus, jardins, pagodes e cenários incríveis. Os edifícios do governo também são bastante visitados por conta da arquitetura tradicional.
YANGON
Antiga capital de Mianmar é a Yangon localizada no centro sul de Mianmar. Uma região muito importante com grandes números de edifícios da era colonial no sudeste da Ásia. O núcleo comercial da cidade é conhecido como Sule Pagoda e tem mais de 2000 anos. Uma das cidades mais atraentes do sudeste da Ásia, bem charmosa com ruas arborizadas, lagos e parques. Também é conhecida pelos seus mercados e a agitação dos ambulantes nas ruas. Yangon ostenta a maior concentração de patrimônio colonial da região. Os turistas que gostam de se movimentar podem andar pela ferrovia circular de Yangon de 46km de comprimento para apreciar sua natureza. Outra atividade muito procurada é o Tai Chi e yoga que são realizados nos diversos parques entre eles Bogyoke park, Inya Lake e o People’s Park.
O pagode mais icônico de Mianmar é o Shwedagon Pagoda fica ao lado do Lago Kandawgyi, tem uma vista do pôr do sol de tirar o fôlego.
Um outro passeio imperdível são os mercados e o mais popular é o bogyoke Market possui mais de 2.000 lojas entre elas lojas de artesanato, roupas, souvenirs, antiguidades, joias e galerias de arte.
ESTADO DE KACHIN
Localizado ao norte de Mianmar, aqui fica o pico mais alto do país e abriga o maior lago interior do sudeste da Ásia. Aqui também fica a nascente do rio mais importante de Mianmar o Ayeyarwaddy. É impossível não se encantar com as vistas das fazendas verdes as margens do rio se intercalando com os picos cobertos de neve. Os turistas ficam encantados com a beleza natural. Muito procurado pelos turistas que amam a natureza eles podem fazer alguns passeios como: caiaque, pesca recreativa, ciclismo e trekking. O estado é famoso pela grande produção de jade e ouro.
Os turistas que procuram apreciar o frio, precisa visitar as cidades aninhadas no colo das colinas, o pico mais alto do país é o Khakaborazi e o mais alto do Sudeste Asiático. O pico fica dentro do Parque Nacional Khakaborazi conhecido pelas florestas tropicais verdes, floresta nevada e floresta semidecídua. Para quem procura montanha esse é o lugar ideal.
Myitkina é a capital de Kachin uma cidade bastante movimentada o centro de negócios do estado ideal para quem vai apreciar a beleza cênica do estado ela é muito limpa e com um clima fresco.
Putao é uma cidade notável localizada mais aso norte, conhecida pela diversidade de pássaros e orquídeas raras. Aqui é uma excelente base para que vai visitar Himalaia.
Myitsone ao norte de Myitkina a 45 quilômetros de viagem leva ao encontro dos rios Mayhka e Malikha que se unem para formar o rio Ayeyarwady. O passeio leva uma hora e meia a estrada passa por uma área deslumbrantes de Mianmar.
SAGAING
Um dos principais lugares de meditação do país, Morro de Sagaing. Como tem vários mosteiros e budistas e pagodes localizados nas colinas fazem com os turistas fiquem encantados com essas incríveis vistas.
O famoso Festival de Naga é realizado em Sagaing trazendo turistas do mundo inteiro para prestigiar essa festa rica em cultura.
BAGAN
Um destino obrigatório para quem visita Mianmar, a cidade é famosa pelos passeios de balão onde tem vista para mais de 2.000 templos e pagodas. Um outro passeio para aproveitar a natureza é alugar uma bicicleta e passear pelas ruinas. A zona arqueológica de Bagan é a principal atração do país.
CIDADE DE MANDALAY
A segunda maior cidade de Mianmar localiza-se na margem do rio Ayeyarwady, considerado um centro cultural e um importante centro econômico.
Se quer ver um pôr do sol incrível vale visitar o Palácio real. Não se pode deixar de visitar os vilarejos e apreciar os artesã.
INLE LAKE
Conhecido como o coração do estado de Shan, o lago é natural e limpo. O passeio no lago é bem comum pode ser feito de lanchas ou de remo de uma perna só, canoas dos moradores. Os turistas desfrutam das vilas ao redor do lago e para apreciar os pagodes, mercados e jardins. Uma vista impressionante.
PARQUE NACIONAL ALAUNGDAWKATHAPA
O maior Parque tem florestas intocadas cheias de arvores coníferas e com uma grande variedade de aves no seu interior os turistas podem apreciar os locais religiosos ou acompanhar os locais nas homenagens aos santuários em Alaungdawkathapa.
CONSERVAÇÃO DA VIDA SELVAGEM DE HAKAUNG VALLEY
Conhecido por ser uma área de reserva de tigres uma das maiores áreas protegidas do mundo. Além disso pode desfrutar um passeio de barco relaxante nos córregos enquanto aprecia os animais em seu habitat natural.
SANTUÁRIO DA VIDA SELVAGEM PHON KAN RAZI
Prepare-se para uma vista encantadora com montanhas cobertas de neve e uma floresta de pinheiros de tirar o fôlego. O passeio pode se feito de jangadas ou andando pelas montanhas.
PARQUE NACIONAL KHAKABORAZHI
Experimente caminhar sobre as colinas e montanhas cobertas de neve enquanto de encanta com a paisagem do santuário. Com florestas fascinantes tornam esse local imperdível para turistas que amam a natureza.
A gastronomia de Mianmar é única, foi fortemente influenciada por países vizinhos. Os sabores são uma fusão de tailandês, indiano e chinês.
Mesmo sua comida não sendo tão quente quanto tailandesa ou apimentada como indiana, a comida de Mianmar é uma combinação do estilo tradicional de Mianmar e da culinária asiática com indiana. Você descobrirá que o arroz é um item básico na dieta da maioria das pessoas de Mianmar e o arroz compreende cerca de 75% da dieta típica, como em quase todos os países asiaticos. Sopa é muito comumente servida com todas as refeições. Há uma variedade de sopas que serão oferecidas, algumas delas quentes, picantes, sem graça ou azedas. A refeição birmanesa típica apresentará uma variedade de pratos dispostos em cima da mesa para que todos possam compartilhar. O arroz é servido em todas as refeições e você tem a opção de combinar os diferentes pratos para satisfazer seu apetite. A maioria dos pratos é temperada com cebola, alho, gengibre, açafrão, pimenta e outras especiarias.
Eles tem o prazer de apresentar uma lista pequena e longe de exaustiva dos alimentos mais comuns e pratos populares de Mianmar que você encontrará durante toda a sua visíta nesse país tão exótico. E na sua viagem para Myanmar você poderá fazer algumas aulas de culinária para entender um pouco da culinária birmanesa.
Mohinga (sopa de macarrão de arroz) Chame de prato nacional de Mianmar. Geralmente consumida no café da manhã, é uma sopa à base de peixe com macarrão de arroz. Uma pitada de ervas aromáticas encabeça o prato mais popular de Mianmar. Toda região do país finge que seu mohinga é o melhor. É necessário tentar pelo menos uma vez ou uma vez em todas as cidades durante o seu passeio para compará-las.
Dosa Originalmente um prato do sul da Índia, o Dosa é um crepe fino servido com 3 ou 4 molhos vegetarianos, geralmente um curry de lentilha, batata, couve-flor ou outro curry de legumes. Muito comum em Yangon e em cidades ou vilas com um passado britânico forte, portanto, uma comunidade significativa de descendência indiana. Pense no velho Raj britânico.
Gin Thoke (salada de gengibre) Uma das poucas saladas recomendáveis, pois não contém carne ou peixe. Composta de lascas de gengibre, fatias finas de cebola roxa, um pouco de suco de limão, talvez um pouco de pimenta feroz, essa salada é muito saudável e de sabor distinto.
Thali indiano Tradicionalmente um prato indiano, o Thali é servido em uma bandeja de prata com vários compartimentos, cada um contendo um curry diferente. Geralmente servido com pão indiano, como puri ou roti para mergulhar, o Thali é mais do que frequentemente vegetariano.
Churrasco Todo quarteirão da cidade também tem sua estação de cerveja, o clássico birmanês depois do trabalho. Eles servem muitos tipos de espetos de churrasco para comer enquanto bebem cerveja. Asas e pernas de frango, órgãos de porco, bolinhos de peixe ou salsichas, além de vegetais como os famosos Lady Fingers podem ser encomendados e proporcionam um jantar muito barato, se você preferir a dieta líquida.
La Peth Thoke (Salada de folhas de chá) Provavelmente, o prato mais exclusivo de Mianmar, um dos que todo mundo no exterior sente falta. Um lanche bastante interessante que consiste em folhas de chá fermentadas e uma mistura de nozes e feijões assados. Consumido frequentemente como um deserto, após a refeição, ou simplesmente como um lanche da tarde.
Doces!
Shwe Yin Yei (Sweet Snack) significa literalmente: "deixa seu interior fresco". Outra sobremesa popular vendida por vendedores ambulantes durante a estação quente. É composto de leite de coco, arroz, fios de ágar-ágar colorido (geralmente verde) e uma fatia de pão branco. Muito refrescante e possivelmente o melhor uso de sempre para o pão branco.
San Nwin Ma Kin (sobremesa doce) Uma massa doce e espessa feita de sêmola, açúcar, óleo e várias coberturas, como nozes, frutas picadas ou frutas cristalizadas. Experimente o tipo durian. Geralmente não é servido em restaurantes, você deve comprá-lo nos mercados e trazê-lo para o chá das 5 horas. Especialmente popular nos horários dos festivais.
Canção Mont Lat (doce lanche tradicional) Durante toda a estação quente, você verá vendedores ambulantes vasculhando a cidade com suas carroças e gritando, às vezes irritantemente, Mont Lat Song! É um lanche para sobremesas e tempos quentes, composto de coco ralado, xarope de açúcar de palma e pequenas pérolas de arroz em pó.
Gengibre Hta Nyat (doce de gengibre) Encontrado principalmente na zona tropical, este doce é feito de açúcar de palma (açúcar mascavo) enrolado em bolas de tamanho pequeno e recheado com lascas de gengibre em conserva. Um bom impulso de energia quando a próxima refeição ainda estiver a algumas horas de distância.