Conheça
O Havaí, um arquipélago localizado ao norte da Polinésia, em pleno Oceano Pacífico, é o destino perfeito à quem gosta de clima tropical, praias, surfe, paisagens selvagens, passeios excêntricos, compras e História. Isso mesmo, tudo junto e misturado.
Na capital do Havaí, Honolulu, fica perceptível o quanto o local é especial: é normal ser recepcionado com um colar de flores, entregue pelos simpáticos nativos. Ali, nessa cidade pulsante de 390 mil habitantes, é possível fazer de tudo um pouco. Dar um mergulho na famosa praia de Waikiki, um dos principais pontos turísticos havaianos, em cuja orla há lojas de grife, shopping-centers e arranha-céus?
Ou então visitar, no Havaí, o Memorial do USS Arizona, que reconta os acontecimentos do ataque japonês a Pearl Harbour, e o Palácio de ‘Iolani, construído pelos reis havaianos no século XIX? Além de Honolulu, opções não faltam: há fascinantes parques nacionais, como o dos Vulcões (Patrimônio Mundial pela UNESCO), o Grande Cânion do Pacífico, praias de areia negra e muitas trilhas, capazes de deixar qualquer um apaixonado.
O Arquipélado do Havaí é composto de centenas de ilhas de origem vulcânica se espalhando por 2400 quilômetros, apenas oito das quais são habitadas e têm vida humana.
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Honolulu (HNL).
Moeda: Dólar americano.
Idioma: Inglês.
Visto: É necessário.
Vacinas: Não são necessárias.
Código do telefone: 1.
Eletricidade: 120V.
Fuso horário: 07 horas a menos que Brasília.
Melhor época para visitar: O ano todo, principalmente entre abril e setembro
Parque Nacional dos Vulcões do Hawaii
Patrimônio natural da humanidade pela UNESCO desde 1987, esse parque nacional é um dos grandes destaques do arquipélago. Localizado na ilha principal, a Ilha do Havaí, ele engloba dois vulcões ainda ativos, o Kilauea e o Mauna Loa, bem como sua diversidade exuberante. Florestas tropicais, desertos de lava negra e até tundra ártica estão nesse tesouro natural, ofercendo caminhadas e paisagens de tirar o fôlego.
Palácio ‘Iolani
Situado no distrito do capitólio, no centro de Honolulu, esse palácio é obra-prima da monarquia havaiana. Construído no século XIX afim de ser a casa dos reis e rainhas do Hawaii, ele apresenta sua bela fachada de inspiração europeia, graças ao seu telhado rococó, às janelas e sacadas simétricas e aos belos portões e colunas. Hoje, o palácio é um museu aberto ao público.
Memorial do USS Arizona
Foi graças ao ataque japonês de Pearl Harbour, a oeste de Honolulu, em 1941, os Estados Unidos entraram na II Guerra Mundial e lutaram junto aos Aliados contra o Eixo. Esse memorial, de indiscutível e inigualável valor histórico, presta homenagem aos 1102 americanos mortos durante o episódio. Acessível apenas por barco, trata-se de um prédio solene em que há um museu e um muro com o nome de todas as vítimas do incidente.
Parque Nacional de Waimea Canyon
O chamado “Grande Cânion do Pacífico”, o Waimea Canyon tem aproximadamente 16 km de comprimento e 900 metros de profundidade. Localizado na ilha de Kauai, ele é um enorme vale com danos e desgastes geológicos naturais ao longo dos séculos. Por isso, sua paisagem deslumbrante, com colinas e acidentes avermelhados, é um deleite aos olhos.
Helena’s Hawaiian Food
A comida, caseira, mostra como é a típica culinária havaiana. Nada de luxo na ambientação, com direito até a mesas e cadeiras de plástico, ali o foco é o sabor e o tempero dos pratos. O cardápio contempla frutos do mar, peixes, saladas e maravilhosos vinagretes, parecendo terem saído das praia de pescadores. Peça vários pratos, as porções são pequenas e servem mais à degustação.
ONO’S Hawaiian Food
Outro restaurante típico de Honolulu, o ONO’S não pode ser julgado pelo tamanho pequenino e apertado. Espere com paciência até as mesas vagarem e vá sem pressa nem raiva, pois ali o sabor dos pratos, surpreendentemente deliciosos. Pergunte ao garçom cada item do menu e ele, pacientemente, irá lhe explicar. No final das contas, a experiência é marcante, com muitos frutos do mar e legumes, numa vibe praiana inesquecível.
Lucky Belly
A ambientação é descolada e aconchegante, com direito a paredes de tijolinhos aparentes e até a um porquinho simbolizando o mascote do restaurante. Ali, a culinária mescla várias culturas, inclusive a oriental. Por isso, não se espante se encontrar muitas opções de dim sum, isto é, porções pequeninas de pratos orientais, perfeitas à degustação de sabores. Também há sandubas e muitos frutos do mar.
Island Cream, Co.
Essa sorveteria, localizada na ilha de Maui, é um lugar perfeito á quem precisa se refrescar do insuportável verão havaiano. Ambientada como se fosse um ice cream shop da década de 50, ela foca em massas cremosas e muito saborosas, feitas em sabores tradicionais, como morango, baunilha e chocolate. Há casquinhas e ainda sobremesas para montar um lanche bem caprichado.
Mai Tai Bar at Royal Hawaiian Hotel
Um dos hotéis mais luxuosos das ilhas, o Royal Hawaiian Hotel, tem várias opções à quem quer passar a noite (ou parte dela) acordado. Esse bar, localizado na faixa da areia, se destaca pelos drinks e coquetéis maravilhosos, servidos bem ao estilo tropical, com direito até àqueles guarda-chuvas nos copos. Aproveite a vista do mar para tirar lindas fotos.
Keoki’s Paradise
A ambientação faz jus ao nome desse icônico bar do Hawaii: cercado por muito verde, com móveis rústicos e lindas varandas, ele parece um paraíso. Situado na ilha de Kauai, ele serve desde drinks exóticos até um menu de comidas completo à quem quer jantar, com direito a caranguejos e costelas. Curta o movimento de turistas ali, a maioria muito animada.
High & Right Comedy Night
Num dos pontos mais nobres de Honolulu, esse clube de comédia é perfeito à quem quer rir bastante até altas horas da noite. Ali, artistas de stand-up se apresentam com shows repletos de improviso, piadas e brincadeiras que fazem qualquer um cair na gargalhada. Nada sujo ou polêmico, o foco são as piadas justas e saudáveis a todos.
CabaRAE Theater & Lounge
Também localizado em Honolulu, esse lugar tem ma-ra-vi-lho-sos shows ao vivo, surpreendendo e divertindo à todos. Com sua decoração lembrando os antigos cabarés, com direito a panos coloridos pendurados no teto, ele tem desde apresentações de malabaristas até muita música ao vivo e danças. A dica é reservar, afim de pegar o melhor lugar.