Conheça
Do passado ao presente na capital mexicana
A Cidade do México se destaca mesmo é por ser uma cidade vibrante e em constante expansão, está localizada em um vale com mais de 104 vulcões e montanhas e soterrando o pouco de água (em lagunas) para erguer casas e centros astecas. Uma visita a imensa e belíssima Catedral, no Zócalo, a gigantesca praça central da Cidade do México irá te fazer viajar no tempo e observar o desgaste de uma construção feitas há milhares de ano. Ali há vários pontos desnivelados na igreja, erguida entre o século 16 e 17 sobre o templo Mayor dos astecas.
Se quiser começar seu passeio na Cidade Do México, em um roteiro cronológico, comece pelas atrações pré-colombianas do Museu de Antropologia, o mais importante do gênero em todo o continente. Você pode vasculhar a cultura indígena no mercado San Juan Arcos do Belém, e depois conferir a herança colonial no Parque Chapultepec, no zócalo e na basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, a meia hora da cidade. Avance então ao agitado século 20, de Diego Riviera, Frida Kahlo e Leon Tróstski e muitas outas pessoas, nos ateliês, museus e redutos históricos dos bairros de Coyoacan e San Angel. Até finalmente chegar em 2016, zanzando pelos restaurantes finos, lojas descoladas e ricas mansões dos bairros Zona Rosa, Condensa e Polanco.
Mas na também são possíveis passeiso independentes do seu contexto histórico, mexendo com seus conceitos, é a visita a Xochimilco, uma vila afastada do centro por lagos (raríssimo em toda região metropolitana), e povoados por vários barcos coloridos. O turista assim que chega, pode entrar em um barco e passear, cruzando com barcos-restaurantes, barcos-loja e barcos-palco de mariachis. Vale a visita!
Aeroporto: Aeroporto Internacional Benito Juaréz (MEX)
Moeda: Peso Mexicano
Idioma: Espanhol
Visto: O visto não é necessário.
Vacinas: Não é necessário
Código de telefone: 52
Eletricidade: 110V
Fuso horário: De 03 a 04 horas menos que o horário de Brasília
Melhor época para visitar: Ano inteiro
Palácio e Parque de Chapultepec
Com inúmeros monumentos e edifícios belíssimos dos tempos coloniais, sem dúvidas, um dos mais incríveis é o Palácio de Chapultepec, situado no parque e na colina homônima. Construído num lugar sagrado para os astecas, ele foi a residência oficial do Rei Maximiliano, que comandou o México entre 1864 e 1867.
Praça do Zócalo
Esta região reúne os pontos turísticos do centro histórico da cidade, conhecido como Zócalo. Ali você pode encontrar a Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional, o Museu de Templo Mayor, a Praça Garibaldi, e o Monumento à Revolução, que no subterrâneo se encontra o Museu da Revolução e o Museu de las Culturas.
Teotihuacán
As visitas dessa cidade ainda estão lá e é considerada patrimônio da humanidade da Unesco. Fundada no século II, a região já contou com mais de 200 mil habitantes. As misteriosas ruínas de Teotihuacán ficam a cerca de 60 km do Centro, e vá com roupas confortáveis por que lá você dará boas caminhadas.
Museu Frida Kahlo
O museu é um passeio para todos os amantes de artes e é considerado uma parada obrigatória. Ele está localizado em uma casa azul bem típica das construções mexicanas onde Frida Kahlo nasceu, viveu com o pintor Diego Rivera e faleceu. Muitos conhecem este lugar simplesmente como Casa Azul, que tem muitos objetos pessoais deles.
Basílica de Guadalupe
Na capital do México também está o principal templo católico da América, maior inclusive que a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil. O templo mexicano é bastante sofisticado que comporta até 40.000 pessoas. Ali tem até tapete rolante na frente da imagem da virgem de Guadalupe para evitar a demora dos fiéis.
El Cardenal
Esse restaurante é uma parada obrigatória, já que é especializado na culinária típica. Ele fica situado num prédio histórico, por isso seu ambiente é bastante clássico e elegante. Para evitar filas, a sugestão é chegar no horário de abertura, quando ainda há pouco movimento e você poderá aproveitar o tempo de sua refeição com tranquilidade.
Teotihuacán
Adicione a seu passeio um pouco de sabor e visite os restaurantes que rodeiam a zona arqueológica de Teotihuacán. Ali você poderá experimentar uma variedade de pratos que mostram a fusão entre a cozinha pré-hispânica e a cozinha espanhola. Você pode se surpreender com alguns pratos e tem que ter coragem para experimentar outros!
Casa de los Azulejos
Localizado no centro histórico da cidade, e deve o seu nome a uma fachada coberta de azulejos brancos e azuis. O edifício onde se situa esse restaurante é uma antiga mansão do séc. XVI, sendo também uma importante atração turística e que ainda mantém a decoração da época colonial e encanta os clientes com pratos típicos de lá!
Fritz
Situado próximo da Biblioteca do México, este restaurante é especializado em comida alemã. Sua decoração é tradicional, a base de madeira, com muitas fotos nas paredes. Lá você poderá provar pratos típicos, em um entorno descontraído. Nesse clima, aproveite também para conhecer a incrível variedades de cervejas alemãs oferecidas.
Les Moustaches
Este é um restaurante francês, situado no bairro financeiro da cidade. Instalado em uma antiga casa do século XIX, sua decoração conserva o charme da época, com um ambiente elegante e imponente. Com pratos típicos da França, lá também tem uma boa variedade de coquetéis e uma generosa carta de vinhos para os visitantes!
La Casa de Tono Zona Rosa
Um clássico da capital mexicana, ele é o preferido dos baladeiros. O motivo? É que ele está aberto 24 horas e tem um ambiente informal, com pratos típicos servidos a preços bem camaradas. O grande destaque vai para o pozole, uma sopa típica feita de frango, repolho, milho e rabanete. Há ainda deliciosas cervejas.
Jules Basement
Não é fácil de achar esse bar escondidinho nas ruas da cidade. Afinal, ele fica dentro de outro bar, e o acesso se dá por uma porta de geladeira. Passada a fase da descoberta, quando se está em seu salão que comporta 90 pessoas, vem a surpresa: drinks maravilhosos, DJs e uma música-ambiente fantástica.
Mexinaco Bar
Este bar funciona de segunda a sexta durante o dia todo, mas aos sábados ele só abre durante a noite. Um bar conceitual, com a frente de uma kombi entalada na fachada, dividido em pequenas salas temáticas com decoração exagerada, repleta de objetos retrô, discos de vinil, bonecos de lutadores de luta-livre. Um bar que vale a visita!
Cinna Bar
Você chegar aqui por transporte público, e descer na parada de metro Chilpancingo. O bar funciona diariamente do início da noite até a metade da madrugada, fechando as 3hrs da manhã. É um bar moderno, com janelas de vidro vermelhas que dão um toque especial ao ambiente. E se bater a fome, eles também servem pratos tailandeses!
Mama Rumba
Próximo do Cinna Bar, você pode chegar aqui pela mesma parada de metrô. Lá funciona de quarta a sábado, só durante a noite e é uma boate para quem quer dançar. Com ritmos caribenhos, como salsa e a cumbia, aqui é onde está a alegria das noites mexicanas. É um ótimo lugar para dançar e aproveitar e beber um mojito!