Conheça
A cidade da tequila e da cultura em um só lugar
A capital do estado de Jalisco, no México, Guadalajara já mudou bastante. Hoje ela é a segunda maior cidade mexicana no país, e concentra vários pontos turísticos e culturais aos visitantes de qualquer parte do mundo. Guadalajara é considerada o berço dos mariachis (músicos mexicanos com seus sombreiros e bigodões gigantes).
A cidade já sediou a Copa do Mundo de 70 e os jogos Pan-Americanos de 2011, Guadalajara cresceu muito nos últimos anos. É basicamente uma relíquia da época colonial, que fazem das suas ruas do centro um museu a céu aberto, já suas principais atrações estão localizadas na Plaza de la Liberación, onde ficam o Palácio do Governo – sede do governo do estado – a Catedral de Guadalajara, com suas torres amarelas e os 300 anos de construção, além do Teatro Degollado, onde até hoje acontecem apresentações musicais. Com um pacote de viagem para Guadalajara, você pode conhecer a parte da cidade também é marcada por expressões artísticas de José Clemente Orozco, que enfeitou a cidade com marcos importantes nos edifícios tão importantes quanto.
De Guadalajara também pode-se chegar à cidade com o nome da bebida típica do México. A Tequila (cidade e bebida) são dessa região e é possível provar e conhecer a região com muita facilidade a partir de Guadalajara. Os pontos turísticos da cidade são o destaque da vida de todas as pessoas que passam por lá. Aproveite a hospitalidade dos mexicanos e se sinta em seu próprio país enquanto visita o México.
Aeroporto: Aeroporto Internacional Don Miguel Hidalgo y Costilla (GDL)
Moeda: Peso Mexicano (US$ 1 = 18 pesos mexicanos)
Idioma: Espanhol
Visto: O visto não é necessário.
Vacinas: não é necessário.
Código de telefone: 52
Eletricidade: 110V
Fuso horário: De 03 a 04 horas menos que o horário de Brasília
Melhor época para visitar: Fora do período chuvoso, entre maio e outubro. Durante o inverno pode haver nevascas e temperaturas abaixo de zero.
Catedral de Guadalajara
A cidade é basicamente uma relíquia da era colonial. A catedral da cidade é grandiosa e mistura vários estilos, começou a ser construída em 1542 e só foi ser terminada 300 anos mais tarde. Ela ainda, nesse período, passou por 2 terremotos que destruíram sua fachada e suas torres originais. Hoje elas se destacam pela cor: são amarelas!
Teatro Degollado
Este teatro imponente tem oito colunas coríntias sustentando um friso triangular, e tem a imagem de Apolo com suas nove musas. Esse teatro neoclássico tem 1400 lugares para as pessoas, e ainda há apresentações por lá. São cinco andares decorados em dourado e vermelho, e inclusive há uma cena da Divina Comédia de Dante, na cúpula.
Hospício Cabañas
Já foi um orfanato abrign mais de 3 mil crianças, e atualmente funciona como sede do Instituto Cultural Cabañas. Fundado em 1805, é considerado o maior edifício colonial das Américas. Em 1997 ele foi declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e conta com pinturas espetaculares de José Clemente Orozco.
Palácio do Governo
Concluído em 1774, ele foi construído todo em estilo barroco. Atualmente ali funciona a sede do governo de Jalisco. O palácio é adornado por vários murais de José Clemente Orozco, um artista que deixou suas marcas pela cidade e podem ser vistas ao longo das escadas ao segundo andar do palácio. É pura exposição de arte.
Arcos de Guadalajara
Para quem quer se sentir com um pé em Paris (ou pelo menos sentir sua influência nas Américas) pode visitar esse ponto turístico em Guadalajara. Muito bonito, especialmente à noite, iluminado e cheios de carros passando por ele, ideal para uma boa foto de recordação da visita.
Sagrantino
Um local requintado e de classe A, este restaurante passa a sensação de ser impecável, inclusive o atendimento. O ambiente por lá é bem amplo e mistura os elementos tradicionais mexicanos com itens modernos em sua arquitetura. Além disso, a variedade do cardápio é excepcional, e agrada principalmente os amantes de carnes.
La Tequila
Visitar um restaurante na região onde a tequila foi inventada não poderia faltar não é mesmo? Por lá eles fazem o molho de pimenta na mesa do cliente e ao gosto dele (se não quiser muito picante, não será). A comida é deliciosa, e os pratos com tequila são espetaculares. O atendimento também é dos melhores, com uma equipe atenciosa.
Santo Coyote
Para quem quiser conhecer um bom restaurante temático com comida típica essa é uma excelente opção. O lugar é amplo, com mesas colocadas entre fogueiras, jardins e esculturas mexicanas. O atendimento é personalizado e se você quiser experimentar de tudo, vale a pena pedir dicas do cardápio típico aos garçons e pedir pequenas porções.
Pig's Pearls
Ideal para fazer um lanchinho da tarde, esse lugar oferece diversas bebidas e lanches diferenciados. Mas esteja preparado: as porções são gigantes e para dar conta de comer tudo é preciso estar com muita fome. Para quem gosta de tamanho e sabor, é o destino certo. Além do mais, o atendimento é excepcional.
La Vaca Argentina
O nome pode soar engraçado aos brasileiros, mas esse restaurante serve ótimos cortes de carnes, bem ao estilo argentino, como já diz no nome. O atendimento é excepcional, desde a recepção até o último garçom. Lá você também pode experimentar algumas cervejas tradicionais do México.
Pub Crawl Guadalajara
Neste modo de passeio, você visita e passa um tempo em cada bar da cidade, com uma turma de turistas como você. Depois, quando já começou a visita, vocês fazem o passeio a pé, e podem conhecer um pouco mais da cultura e da cidade, e ainda beber uns drinks, que estão inclusos no pacote que você comprou. É uma oportunidade inesquecível.
La favorita Chupiteria
Este lugar é recomendado para quem procura passar a noite toda fora de forma memorável. Há opções todos. Eles têm quase todas as comidas que você pode imaginar, também tem mesas para quem estiver procurando por uma noite mais calma, ou se preferir, pode ficar perto do DJ ou bar se quiser dançar a noite toda.
El Parian
Aqui é como se fosse uma praça fechada com vários restaurantes internos onde há shows folclóricos. Eles começam por volta das 15:30 e você pode encontrar as famosas bandas de Mariachi (aqueles músicos com sombreiros e bigodes enormes no rosto) e que representa muito bem a cultura do povo mexicano para quem visita a cidade.
Estadio Omnilife
Para quem tem mais tempo e/ou gosta muito de esportes (principalmente o futebol), esta é uma opção que não pode faltar no roteiro de viagem por Guadalajara. Já sediou jogos do Brasil e sua arquitetura é bem diferente, já que ele é meio inclinado. O estádio também é bem limpo e organizado. Vale a visita para quem estiver seguindo para Tequila.
Plaza de la Liberación
Uma arborizada praça no coração de Guadalajara cercada por prédios históricos. Lá você vai encontrar o Palácio do Governo e tantos outros monumentos históricos. Durante a noite, os moradores locais gostam de se sentar em seus bancos para descansar e observar as pessoas passando por lá. No inverno há uma pista de patinação no gelo.