Conheça
As quatro horas de viagem que separam La Paz de Copacabana, a principal cidade às margens do Lago Titicaca, desafiam o estomago, mas presenteiam os olhos. São curvas fechadas e ladeiras em meio a um vasto cenário de montanhas com picos nevados e penhascos de cinema. De vez em quando, um campo de trigo e algumas lhamas curiosas mudam a cara da paisagem. Mas, se você já gastou metade do cartão da memória da câmera com essa viagem, se prepare: o lago Titicaca é um deslumbre.
Maior lago da América do Sul e a mais alta porção de agua doce navegável do mundo, o Titicaca fica a 3.800 metros de altitude e possui mais de 40 ilhas. Seus arredores são fechados por montanhas nevadas, que refletem nas aguas azuis e geladas do lago. Copacabana, a principal cidade, tem restaurantes interessantes e atrações desafiadoras, como a subida ao Calvário, um mirante a 300 metros, que permite uma ampla visão do lago. De barco (uma chalana com motor), e possível visitar algumas ilhas. A mais conhecida é Ilha do Sol, onde, segundo a mitologia Inca, teriam nascido os filhos do sol, fundadores da civilização. A ilha tem 14 quilômetros de extensão e nenhum carro, é tudo feito a pé, como estão bem acostumados os nativos, que vivem da agricultura e transportam ovelhas para lá e para cá o dia todo. Das ruinas que não foram destruídas pelos espanhóis, restam as Terrazas de Pachamama, onde eram cultivadas plantas medicinais. Objetos pré-colombianos, inclusive do destruído Templo do sol, podem ser vistos do museu subterrânea de Ekako.
De volta a Copacabana, você pode partir para uma aventura ainda mais radical: a subida do monte Chacaltaya, de 5.400 metros de altitude, celebre por abrigar a pista de esqui mais alta do mundo. A chacoalhante subida pode ser feita de van e passa por abismos incríveis. Do alto, a vista compensa cada susto do caminho.
Idioma: Espanhol
Vistos: Não necessita de Visto.
Eletricidade: 220V
Fuso Horário: -02 horas
Melhor época para viajar: De abril a outubro.