Viagem para Lima

Uma cidade parecida com o Brasil, essa é Lima, capital do Peru. Problemas Sociais? Tem. Desafios Infraestruturais? Tem. Contudo, a riqueza de histórias é bem diferente e sua cultura distinta.

Saiba mais

Conheça

Lima, a capital e maior cidade do Peru, pode parecer de longe mais uma megalópole da América Latina. Com seus pouco mais de 8,7 milhões de habitantes, ela tem um trânsito intenso, uma vida agitada e a loucura que só quem vive em uma cidade superpopulosa conhece. No entanto, basta olhar com um pouco mais de atenção que a 3ª maior cidade das Américas se transforma num imperdível destino turístico. Criada no século XVI pelos espanhóis, ela é um delicioso museu a céu aberto, contando com uma arquitetura colonial capaz de encantar qualquer um.

Não é à toa que Lima é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Também pudera: na região de Cercado de Lima e de Rímac, ambos localizados bem no centro da cidade, há igrejas, palácios e praças que transbordam História. A majestosa Catedral, o Palácio Arquiepiscopal e os famosos balcões, terraços seiscentistas e setecentistas que dominam a paisagem das ruelas, são alguns dos destaques entre os pontos turísticos em Lima. Aos amantes de cultura, há ainda fantásticos museus espalhados por toda a cidade: o Museu de Arte Italiana é um must go inevitável para quem ama arte europeia, enquanto o Museu de Arqueologia, Antropologia e História precisa estar no pacote de viagem para Lima dos apaixonados pela civilização pré-colombiana do Peru.

Mas não é só do centro histórico e da cultura que Lima vive. Muito pelo contrário. Essa pulsante megalópole tem ainda muitas outras atrações. Há praias para quem quer praticar surfe em ondas radicais, há o bairro de Barranco – com lojas de design, muitas baladas, boates e galerias de arte – e há ainda parques para você relaxar. O Parque Circuito Mágico das Águas, aliás, é um dos mais balados pontos turísticos do Peru, com suas fontes repletas de luz e lindos movimentos e danças. Por isso, não subestime Lima: aos mais desavisados, pode parecer só mais uma megacidade, mas é um lugar fantástico para quem ama viajar!


Aeroporto: Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM)

Moeda: Novo Sol (US$ 1 equivale a cerca de 2,88 nuevos soles)

Idioma: Espanhol e Quéchua

Visto: Não é necessário para brasileiros

Vacinas: Nenhuma vacina é obrigatória

Código de telefone: 51

Eletricidade: 220V

Fuso horário: 02 horas a menos que Brasília

Melhor época para visitar: O ano todo, porém no inverno (junho a setembro), eventuais garoas.

Catedral de Lima

A principal igreja do Peru é essa linda catedral do século XVI. Suas enormes torres, a fachada principal com a Portada del Perdón e a tumba de Francisco Pizarro, o espanhol que conquistou o Peru e derrotou os incas, estão entre os destaques do templo. Não deixe de conferir sua linda nave, que emana paz e tranquilidade a todos os visitantes.

Pachamac

Ao sudeste de Lima, fica esse majestoso sítio arqueológico pré-colombiano. Localizado no Vale do Rio Lurín, ele foi construído por um povo anterior aos incas, aproximadamente no século II antes de Cristo. Ali há ruínas de pirâmides, muros e templos sagrados pagãos, tudo feito de pedra. Uma maravilha para quem ama História!

Palácio de Torre Tagle

Esse ponto turístico de Lima é uma mansão colonial construída no século XVIII para Don José Bernardo de Tagle y Bracho, o Marquês de Torre Tagle. Sua fachada, que domina o casario na pequena rua do centro histórico, é famosa pelo imenso balcão de madeira, um dos mais belos de toda Lima. O local é atualmente sede do Ministério das Relações Exteriores do Peru.

Circuito Mágico das Águas

Esse parque de Lima na verdade fica dentro de outro parque, o Parque da Reserva, localizado no centro da cidade. Ali há o maior conjunto de fontes do mundo, segundo o Guinness World Records. Mas não são apenas fontes. São espetáculos de luz e água, que dançam conforme o tempo, alegrando turistas e locais apaixonados. Realmente um lugar imperdível durante a noite!

Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru

O nome é gigantesco, e sua sigla (MNAAHP) não ajuda muito para facilitar sua identificação. No entanto, é um ponto inevitável para quem é louco por História. Fundado em 1822, é o museu mais antigo do Peru, contando com um acervo de objetos e artigos históricos que retratam toda a civilização perua, dos pré-colombianos aos espanhóis. Um dos destaques é a Estela de Raimondi, um monólito da cultura Chavín.

IK Restaurante

Os restaurantes do Peru estão super na moda. E não é à toa. A nova geração de chefs tem feito uma deliciosa fusão entre os ingredientes sul-americanos locais e a culinária internacional. Um desses chefs é Ivan Kisic, dono desse restaurante moderninho de Lima. Ali, esqueça o cardápio e peça o menu-degustação de 11 etapas. Com certeza, você vai se surpreender.

Central Restaurante

Outro restaurante de Lima despojado e moderno, o Central aplica a revolução peruana desde os ingredientes a serem utilizados na cozinha. Isso porque todos os legumes, verduras e hortaliças são plantados numa horta ali mesmo, nos fundos do restaurante. O menu-degustação também é uma boa pedida, podendo ter 11 ou 17 etapas. A garrafa de água é cortesia.

El Mercado

Um dos produtos mais populares e famosos da culinária peruana é o ceviche. Trata-se de um ensopado de peixes brancos em que eles são cozidos com limão. Essa casa do chef Rafael Osterling é especializada nesse prato, havendo várias opções – tudo muito saboroso e fresco. O misto, feito com conchas negras, e o hot ceviche, servido quente, são alguns dos destaques.

La Luna Sangucheria Criolla

O ambiente é maravilhoso! Seu piso é quadriculado – imitando as sanduicherias antigas das décadas passadas – e a parede é repleta de quadros, pinturas e espelhos. Uma equipe atenciosa, vestida com roupas que lembram os restaurantes mais tradicionais, serve os pratos, em sua maioria sanduíches e hambúrgueres. As receitas têm uma pegada crioula, havendo sucos feitos de frutas frescas para acompanhar.

Cosme

Diferentemente de alguns restaurantes da nova geração peruana, o Cosme não é nada metido a besta. Pelo contrário, seu foco é a simplicidade, que se reflete tanto na decoração – com garrafas pet coloridas penduradas no teto – quanto no cardápio, que investe em receitas sem frescura. Mesmo ficando no bairro financeiro de Lima, seus preços são bem convidativos.

Nuevo Mundo Draft Bar

Situado em Miraflores, um bairro nobre da cidade, esse bar é um dos melhores pontos da vida noturna de Lima. Ali o foco são cervejas artesanais de quase todo o mundo. Há opções servidas em chope e também garrafas long-neck, que são entornadas por um público jovem e descolado. O ambiente é super cool, havendo grafites e muita arte urbana.

Mama Batata

Também localizado em Miraflores, esse bar de Lima é uma atração imperdível para quem gosta de boa música. Todo dia, a partir das 22h, festas dos mais variados tipos animam um público eclético com apresentações ao vivo de bandas da mais alta qualidade. Para beber, peça uma das muitas versões de chilcano, coquetel clássico peruano feito de soda, destilado e suco de limão.

Cocodrilo Verde

Um clássico da vida noturna de Lima, o Cocodrilo Verde foca em música ao vivo. Suas muitas apresentações tocam clássicos do rock, do pop e também de outros gêneros, bem como algumas músicas menos conhecidas. Seus preços são ótimos, tendo sanduíches, pratos e drinks com bom custo-benefício para quem quiser fazer uma refeição em altas horas da noite.

Jazz Zone

O lugar é lindo! Ele é uma espécie de casa decorada com produtos que remetem aos tempos áureos do jazz, as décadas de 50 e 60. Ali, obviamente, as apresentações ao vivo de música são o destaque. Há desde cantores e bandas de jazz e blues legítimo até shows com uma pegada mais moderninha. Recomenda-se reservar.

Peña del Carajo

Não dá para sair do Peru sem ouvir um pouco de sua música nativa, chamada criolla. Tanto não dá que um dos pontos mais badalados de Lima à noite é essa boate de nome engraçadinho. Ali rolam apresentações ao vivo, encabeçadas por artistas locais repletos de talento. Há muitos locais, por isso é um lugar ótimo para quem deseja fugir dos turistas.

Certificações

Traveller Made® Member Agency