Conheça
A cidade de Maragogi está localizada no estado de Alagoas entre as cidades de Maceió e Recife. Possui cerca de 30 mil habitantes e seu nome advém de um rio da região que banha o local, além disso, Maragogi está fincada no coração da conhecida Costa dos Corais, área de proteção ambiental brasileira que se tornou nos últimos anos o segundo polo de Alagoas mais visitado por viajantes de todas as partes do mundo.
Mesmo com milhares de coqueiros e uma gastronomia diversificada, o sucesso da cidade é principalmente pelas suas águas esverdeadas, calmas e mornas que fazem de Maragogi o Caribe Brasileiro. Como se isso não bastasse para que o lugar fosse especial, a 6km da costa está localizada as Galés de Maragogi, o conhecido conjunto de piscinas naturais formadas por recifes de corais quando a maré está baixa. Ali você poderá ver peixes, corais e animais marinhos que dão vida a um mundo subaquático colorido e fascinante.
A cidade de Maragogi é um destino ímpar que cabe no bolso e onde o clima tranquilo para curtir dias de descanso com paisagens belíssimas se destacam. Mesmo tão conhecida, a cidade ainda carece de estrutura, mas é ideal para quem quer fugir do turismo de massa e dos centros urbanos para revigorar o corpo e a mente.
Informações:
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Maceió (MCZ) ou Aeroporto Internacional de Recife (REC)
Moeda: Real
Idioma: Português
Visto: O visto não é necessário.
Vacinas: Não é necessário.
Código de telefone: DDD 82
Eletricidade: 220V
Fuso horário: Horário de Brasília
Pontos de atração em Maragogi: Não é difícil saber quais são os principais atrativos de Maragogi mesmo para aqueles que nunca estiveram por lá. Estamos falando das praias! Sim, as praias são, sem sombra de dúvidas, o que atrai viajantes de todos os cantos do mundo que buscam por paisagens paradisíacas e sossego. E praias é o que não faltam em Maragogi para você aproveitar, visto que, a cidade possui 22Km de litoral distribuídos por 9 praias cheias de coqueiros, mar de águas cristalinas, areia fina e muitos recifes de corais e cada uma delas possui uma beleza peculiar. Abaixo falaremos um pouquinho mais sobre elas.
Piscinas Naturais: Também conhecidas como Galés de Maragogi, as piscinas naturais estão a 6km da costa e são formadas por 3 conjuntos de piscinas. Elas se dividem em 3, sendo elas: as galés "principais" conhecidas como as maiores do estado de Alagoas, Taocas e Barra Grande (a única que o acesso poderá ser feito sem ser de barco quando a maré estiver baixa). As piscinas mais famosas e mais visitadas são as Galés principais, mas as outras oferecem experiência similar com a vantagem de não ter tantos visitantes. É um passeio imperdível para fazer em Maragogi e que vale a pena cada segundo!
Praia de Maragogi: É a principal praia da cidade e fica localizada na área central. Por esse motivo é uma das mais movimentadas e possui ótima estrutura com: restaurantes, bares hotéis e pousadas. A água do mar é muito bonita e clara, mas ela fica mais clara a medida que você caminha mar adentro. Na maré baixa o mar é tranquilo, mas na maré alta as ondas podem ficar bem fortes.
Praia de Peroba: Está situada ao norte de Maragogi na divisa entre Alagoas e Pernambuco. A praia tem águas clarinhas e mornas, muitos coqueiros e muitos corais no mar e, por isso, na maré baixa formam-se muitas piscinas naturais. Não possui muita infraestrutura e por isso costuma ter menos movimento que a praia central, o que faz dela o lugar ideal para os que querem mais tranquilidade.
Praia de Burgalhau: Essa praia é considerada por muitos visitantes como uma das melhores praias de Maragogi. Possui areias claras, um mar de beleza singular, poucas ondas e também a foz de um rio, além é claro, dos coqueiros e arrecifes que poderão ser vistos na maré baixa. Não tem muita estrutura e, caso você não queira fazer uso dos estabelecimentos na beira do mar, sugerimos que leve cadeiras e guarda-sóis para que você consiga aproveitar melhor o dia.
Praia de Xaréu: Está localizada a mais ou menos 8km do centro de Maragogi e fica próxima de uma vila pequena com casas de veraneio. Não possui muito comércio na areia e nem muito movimento de turistas durantes os dias da semana. As águas são cristalinas e quentinhas e se diferencia de outras praias da região por formar uma lagoa quando a maré está baixa, além disso, quando o mar está com o nível bem baixo de água você pode caminhar por muitos metros mar a dentro.
Praia Ponta do Mangue: Uma das praias mais famosas de Maragogi fica localizada no litoral norte da cidade. O principal atrativo dessa praia é a água do mar verde e quentinha que no verão se assemelham ao Mar do Caribe. A praia também possui muitos coqueiros que oferecem ótimas sombras e arrecifes que ficam visíveis no período de maré baixa. É idela para quem viaja com crianças pequenas pois as águas são bem calmas.
Praia de Barra Grande: Essa é considerada uma das praias mais legais de Maragogi principalmente para famílias com crianças ou para os que preferem um mar que se parece com uma piscina. Suas águas são cristalinas, tranquilas e uma cor fascinante. Através dessa praia você pode chegar na piscina natural de Barra Grande caminhando por volta de 1km mar adentro quando a maré está em 0.0 e os bancos de areia se formam.
Praia de Antunes: Essa é uma das praias mais procuradas da cidade. Ao contrário das outras, essa possui ótima estrutura, com barracas e vendedores que alugam cadeiras, guarda-sóis e vendem petiscos e bebidas na beira da praia. Ou seja, é o lugar ideal se você prefere passar o dia em um lugar mais movimentado e com boa estrutura.
Praia de São Bento: São Bento é um povoado de Maragogi, conhecido pela fabricação do bolo de goma, um biscoito feito artesanalmente com coco e muito tradicional na região. A praia tem águas tranquilas e é muito frequentada por pescadores e moradores da região. Para os visitantes, o destaque fica por conta da Coroa de São Bento, uma formação coralina e de águas claras onde você pode fazer um mergulho.
Praia do Camacho: Essa praia transmite um pouco do lado rústico de Maragogi e para os que a visitam é preciso levar tudo o que é necessário para passar o dia, pois a praia não tem estrutura turística. Está localizada ao Sul de Maragogi e é mais frequentada por pescadores e moradores. É ideal se você gosta de tranquilidade e simplicidade.
Praia do Dourado: Essa praia é pequena e não é das mais populares da cidade. Enquanto para inúmeros viajantes o lugar não é notado, para os moradores da região é uma praia usada como fonte de renda, pois em suas areias muitos deles pegam mariscos no período de maré baixa. Esse trecho da orla mantém as águas claras típicas dessa região, além de coqueiros ao longo da orla. A falta de comércio talvez afaste os turistas, mas, para quem busca sossego e foge de badalação, ficar nesse trecho da orla norte de Maragogi é uma ótima ideia.
Culinária: Mesmo tendo estrutura de cidade pequena, Maragogi consegue conquistar turistas pelo estômago. Quem gosta de comer bem não passará por apuros, pois a cidade possui restaurantes com pratos maravilhosos. Estar próximo do mar faz com que os pratos com peixes e frutos do mar sejam preparados das mais variadas formas e com produtos frescos. Além disso, os pratos típicos nordestinos também estão presentes na maioria dos restaurantes. O Bolinho de Goma, as tapiocas e o Aratu são pratos típicos da cidade e você não pode deixar de experimentar. Mariscos, lagostas, camarões e peixes são facilmente encontrados nos restaurantes com preços justos e um sabor de dar água na boca e para os que não gostam de frutos do mar, não se preocupe, os restaurantes possuem pratos diversificados e deliciosos!
Restaurantes: Maragogi possui uma gastronomia diversificada e saborosa, e os responsáveis por isso, são os restaurantes encontrados na região. Abaixo falaremos um pouquinho sobre alguns deles, mas para além deles há outras opções, que você poderá escolher e conhecer.
Restaurante Tuyn: Fica localizado na Pousada Praiagogi e é considerado um dos melhores locais para se comer em Maragogi. Pequeno e aconchegante, ele oferece a sensação de estar em casa, tamanhos o conforto e a simpatia dos anfitriões, mas com a regalia de desfrutar de um menu de alto padrão. Tem um espaço limitado e por isso tem poucas mesas, nossa sugestão é que seja feita uma reserva antes de ir. No menu eles têm: peixes, massas, lagostas, camarões e saladas, e todos os pratos são compostos por combinações criativas de diferentes sabores.
Restaurante da Pousada Camurim Grande: faz sucesso entre as pessoas que visitam Maragogi. É uma pousada de alto padrão, aconchegante e com um restaurante que segue o mesmo estilo. O lugar tem poucas mesas, decoração rústica, plantas e uma área ventilada. A luz baixa dá um clima especial ao local, que muitas vezes conta com uma música ao vivo suave como pano de fundo. O cardápio tem peixes, frutos do mar, lagostas e camarão - pratos típicos do litoral - mas também tem carnes, risotos e massas; tudo isso preparado de uma maneira refinada.
Restaurante Taocas: Localizado na praia de Maragogi, o restaurante Taocas tem parte de sua estrutura na areia, parte em uma área construída. Possui um grande cardápio com: petiscos, saladas, pratos principais com peixe, carne, camarão e outros frutos do mar. O preço é justo e o local conta com uma pequena área de lazer para crianças.
Odoiá Maragogi: Localizado na área central de Maragogi e de frente para o mar, o restaurante é muito simpático e tem uma vista sensacional. É indicado para quem gosta de comer bem e curtir um ambiente cheio de charme. O cardápio é diversificado, mas o foco são os peixes e frutos do mar - há opções como peixe branco, massa com camarão, moqueca baiana, risoto e outros. Os pratos são bem servidos e com valores justos.
Meraki Beach: é uma pousada e restaurante na beira da praia e está situada na região de Barra Grande. O local tem uma boa estrutura para quem deseja curtir o mar com mesas, guarda-sol, cadeiras e espreguiçadeiras na areia.
Seu restaurante tem um cardápio diversificado, com petiscos, espetinhos e pratos para duas pessoas por um valor justo.
Pizzeria Regina: É bastante conhecida em Maragogi por ser uma opção de restaurante que consegue agradar diversos paladares, pois seu cardápio, extenso e variado, inclui massas, carnes, petiscos e doces. Um bom lugar para tomar um chope e petiscar no fim do dia.
Restaurante do Mano: Uma boa alternativa para comer pratos simples e gostosos. Localizado na frente da praia, não tem muitos privilégios, mas serve pratos fartos, saborosos e deliciosos. A lagosta e o pirão são pratos conhecidos da casa, que também servem peixada, peixe frito ou camarão na manteiga, por exemplo.
Casa de Dona Marlene – Fábrica de Bolo de Goma: Um dos lugares mais tradicionais de produção de bolo de goma na cidade, um biscoitinho típico de Maragogi. Na beira da praia de São Bento fica a Casa de Dona Marlene e ali é comum ver mulheres trabalhando, ralando o coco, preparando a massa ou dando forma aos bolinhos. Entrar na casa é possível e de maneira gratuita, e se você for sortudo, poderá experimentar o biscoito logo depois dele sair do forno.
Tapioca da Martha: Caso queira fazer um lanche no fim da tarde ou comer algo mais leve durante a noite, a Tapioca da Martha feita com coco (tradicional no Alagoas) é uma ótima ideia. O lugar é simples e serve sabores variados de tapioca por um preço justo. No cardápio: tapioca tradicional de coco; tapioca de queijo, coco e palmito; tapioca de coco, queijo e goiabada; tapioca de coco, queijo e carne de sol; tapioca de coco, queijo e chocolate e muitas outras opções. Sem dúvida, opções não faltam!
Vida Noturna:
Se você gosta e prioriza destinos com vida noturna agitada e cheia de badalação Maragogi talvez não seja o destino ideal. A cidade tem um ambiente mais tranquilo, que a torna ideal para os que querem fugir um pouco da loucura do dia-a-dia de grandes centros urbanos e turismo de massa. Uma opção popular para quem gosta de tranquilidade é visitar a pequena feira de Artesanato da cidade, onde ficam algumas barracas que vendem comidas.
Mesmo não tendo uma vida noturna de destaque a cidade ainda conta com três opções: o Kinoas Pub, que costuma receber DJ's e o Ponto de Encontro, com música ao vivo. Outra alternativa para quem gosta de um lugar para beber é o Russo Gastrobar, que tem um amplo menu de bebidas, incluindo cervejas artesanais.
Melhor época para ir:
Todos sabem que o Nordeste brasileiro registra temperaturas altas durante todo o ano e em Maragogi isso não é diferente. Na cidade, a temperatura média no verão fica em torno dos 25ºC, mas há dias que essa temperatura passa facilmente dos 30ºC, e no inverno a média fica em torno dos 23ºC. O que ajuda a amenizar o calor nos dias mais quentes é um ventinho constante que sempre está presente nessa região. Não estranhe e nem se assuste se os dias começarem nublado pois o tempo vai se abrindo conforme o tempo vai passando e os dias costumam ser lindos e ensolarados. Nossa sugestão para que você aproveite Maragogi da melhor maneira é viajar na época mais seca do ano, entre outubro e janeiro, pois durante esses meses a probabilidade de chuvas é menor. De abril a agosto, a probabilidade de chuvas aumenta consideravelmente, e com elas caindo, a água do mar não fica tão transparente como estamos acostumados a ver nas imagens de Maragogi.