Conheça
Se o paraíso existe, certamente ele fica no Litoral Norte de Alagoas e, o Município de São Miguel dos Milagres, é um espelho dele. Até pouco tempo esse município que fica a 100km de Maceió ficou no anonimato, mas nos últimos tempos a região da Costa dos Corais, da qual faz parte, entrou definitivamente no roteiro de turistas e da mídia e hoje é um dos principais destinos do nordeste brasileiro. Com pouco mais de 20 km, o trecho do litoral alagoano formado por Barra do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras é o destino ideal perfeito para fugir do turismo de massa. As longas praias, sombreadas por coqueiros, são protegidas por recifes que formam piscinas naturais com um verde inconfundível. Me arrisco a dizer que o charme do local é a união da simplicidade e simpatia dos moradores com praias de águas tranquilas, quentinhas e cristalinas, o que faz dela um paraíso para aqueles que querem aproveitar a tranquilidade para relaxar.
Informações:
Aeroporto: Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares – Maceió (MCZ) e mais 100 km até São Miguel dos Milagres. Esse trecho poderá ser feito por um transfer ou você poderá alugar um carro para ir até o destino.
Moeda: Real
Idioma: Português
Visto: O visto não é necessário.
Vacinas: Não é necessário.
Código de telefone: DDD 82
Eletricidade: 220V
Fuso horário: Horário de Brasília
Pontos de atração em São Miguel dos Milagres:
As praias de São Miguel dos Milagres são os atrativos principais da região. As praias paradisíacas é o destino ideal para quem busca tranquilidade e sossego. A região tem o visual mais conservado de todos os destinos que fazem parte da Costa dos Corais e cada praia localizada em um povoado diferente possui uma beleza diferente, o que torna difícil a escolha da mais agradável para um mergulho, por isso sugerimos que você visite todo o circuito. O artesanato da região também é uma opção para um passeio cultural em meio à natureza. Abaixo uma lista das praias e do artesanato local que você poderá conhecer:
Artesanato:
O artesanato é bem diversificado e ideal para uma pausa para recuperar as energias depois de um dia inteiro curtindo a praia. É um passeio tranquilo onde você poderá entender um pouco da cultura do local e encontrar lembrancinhas para trazer para os familiares e amigos.
Oficina artesanal: Essa oficia fica próximo à praia do Toque. O lugar é reservado à mostra e venda de trabalhos produzidos com troncos de madeira, coqueiro e jaqueira que se transformam em belas mesas, bancos e molduras. Um trabalho impecável e que vale a pena a conhecer.
Sandálias Lima: Um artesão tradicional com mais de 30 anos de experiência produz sandálias rústicas feitas de couro natural com solado Amazonas. Fica no vilarejo de Toque e é mais uma opção de compras.
Sol Nascente: Na estrada, caminho para Porte de Pedras se encontra a loja Sol Nascente com faqueiros, jogos americanos, caixas e muitos outros objetos produzidos a partir do uso do coqueiro.
Circuito de Praias: Barra do Camaragibe, Praia do Marceneiro, Praia do Riacho, Praia do Toque, Porto da Rua e São Miguel dos Milagres. Não precisa ser necessariamente nessa ordem, mas vale a pena uma visita em todas elas.
Praia de São Miguel dos Milagres: Uma das praias mais agitadas, possui coqueiros, larga faixa de areia, águas mornas e recifes que são permeados por peixes. A piscina natural formada na maré baixa é uma das mais gostosas da região.
Barra do Caramagibe: Aqui o mar verde se encontra com o rio de mesmo nome e as águas mornas fazem com que a praia seja perfeita para um mergulho. Próximo à foz, uma vasta área de manguezais pode ser contemplada. Fica no extremo sul de São Miguel dos milagres junto a vila de Barra de Camaragibe.
Praia do Marceneiro: Localizada na vila Barra de Camaragibe, essa praia possui faixa de areia extensa, suntuosos coqueiros e barreiras de corais coloridos. Diferente das outras, o acesso é através de estrada asfaltada. Ótima opção para uma caminhada com o pé na areia.
Praia do Riacho: Localizada no vilarejo de Riacho, essa praia se destaca por suas refrescantes piscinas naturais e coqueiros que a rodeiam.
Praia do Toque: Linda praia de mar verde claro, com águas cristalinas e agrada todos aqueles que são fãs da natureza. Uma das maiores piscinas naturais da cidade está aqui, além de muitas espécies de peixes coloridos que poderão ser observados devido a transparência da água.
Praia Porto da Rua: Por estar mais próxima da área urbana do povoado essa praia acaba sendo a mais visitada. Pois coqueiros que se dispõe em fileiras, enorme faixa de areia para caminhadas e águas claras e mornas.
Culinária: A culinária em São Miguel dos Milagres é diversificada e mescla sabores, temperos e aromas típicos de Alagoas e do Nordeste Brasileiro. No menu dos restaurantes você vai encontrar muitos pratos com peixes e frutos do mar, como: a peixada, a porção de agulhinhas, peixes pequenos e compridos, e a casquinha de aratu, um caranguejo típico da região.. Mas fique tranquilo, se você não gosta desse tipo de comida, certamente você encontrará no menu uma opção que vai te agradar.
Restaurantes: São Miguel dos Milagres não possui restaurantes badalados e nem grandes barracas de praia. A maioria dos restaurantes ficam dentro das próprias pousadas e é comum que mesmo quem não esteja hospedado na pousada frequente o restaurante, principalmente no jantar. Nossa sugestão é que você faça uma reserva antes de ir. Entre os melhores estão: o Xuê, a Casa Acayu e a Aldeia Beijupirá, que possui uma unidade do conhecido restaurante Beijupirá, com matriz em Porto de Galinhas. Fora das pousadas, uma das melhores opções é o restaurante No Quintal, localizado na Praia do Toque. Todas as mesas, assim como os temperos usados para preparar os pratos ficam no quintal da propriedade, e o carro chefe é o bobó de camarão. Em todos eles você vai saborear uma excelente comida!
Vida Noturna: São Miguel dos Milagres não possui uma vida noturna agitada. Geralmente os programas noturnos ficam por conta dos passeios pela areia da praia e dos restaurantes das pousadas. Porém, isso muda na virada do ano com o famoso Réveillon dos Milagres que atualmente é um dos mais concorridos do País! O Réveillon dos Milagres é uma maratona de festas open bar com intensa programação e DJ’s que acontecem (geralmente) por 5 noites consecutivas e termina no dia 31 com a passagem do ano. Todas as festas são open bar premium e possuem outras mimos e drinks exclusivos. Então se você gosta de agito e gente bonita, essa é a época certa pra você ir até São Miguel dos Milagres!
Melhor época para ir:
No litoral alagoano o calor sempre se faz presente, independente da época do ano, mas no verão a probabilidade de chuva é menor e a temperatura chega facilmente aos 30ºC ou mais, uma combinação perfeita para aproveitar dias lindos e ensolarados. Entre os meses de maio e julho a temperatura continua elevada, mas as chuvas são mais frequentes. Os meses de setembro e outubro, época de baixa temporada, tende a ter o tempo firme e os preços são mais acessíveis. Uma coisa é certa, independentemente da data da sua viagem São Miguel dos Milagres estará te esperando com águas cristalinas e mornas para você relaxar e aproveitar a tranquilidade do município.