Conheça
A intensa capital da Jamaica
Localizada na costa sudeste da Jamaica, a capital Kingston é uma das principais cidades da região do Caribe. Com quase 940 mil habitantes (a maior população de uma cidade anglófona ao sul dos Estados Unidos), ela transborda animação, diversão e compras que fazem dela uma metrópole imperdível para quem está visitando esse pedacinho da América Central.
Muitos turistas na verdade nem dão o devido valor a Kingston. A cidade acaba funcionando às vezes mais como um ponto de conexão para outros lugares da Jamaica, como as paradisíacas praias de Montego Bay e Ocho Ríos, do que como um destino propriamente dito. No entanto, fazer uma viagem para Kingston é explorar um lugar repleto de cultura, História e vida, que marca qualquer pessoa e qualquer viajante. Fundada no século XVII, ela tem imponentes monumentos, casas com séculos de existência, parques, museus, restaurantes e uma vida noturna agitadíssima. Ela é um prato cheio para qualquer turista: aos amantes de música, há o Bob Marley Museum, que funciona na casa onde viveu o rei do reggae; aos apaixonados por arquitetura militar, há o porto vizinho de Port Royal, com suas fortalezas e seus canhões; aos que adoram jardins e parques, há o Emancipation Park; e há a imponente Devon House, uma mansão ao estilo georgiano com mais de 100 anos de existência.
Claro que Kingston traz os principais problemas de uma autêntica megalópole da América Central. O trânsito é intenso e a cidade é marcada pelo caos, porém os pontos turísticos de Kingston, seu povo alegre e sempre de alto-astral e seu ritmo inesgotável a tornam um lugar único e inesquecível. Em sua viagem a Jamaica, reserve alguns dias para conhecer sua capital, que é muito mais deslumbrante do que muitos podem pensar!
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Norman Manley (KIN).
Moeda: Dólar jamaicano.
Idioma: Inglês.
Visto: Não é necessário.
Vacinas: Febre amarela não é obrigatória, mas recomendada.
Código do telefone: 1-876.
Eletricidade: 110 e 220V.
Fuso horário: 02 horas a menos que Brasília.
Melhor época para visitar: O ano todo, principalmente de dezembro a abril.
Devon House
Construída em 1891, essa mansão é um dos pontos altos de Kingston. De estilo georgiano e transbordando riqueza e luxo, ela era a residência de George Stiebel, o primeiro negro milionário da Jamaica. Em sua visita, repare na cozinha, no elegante mobiliário, no candelabro inglês do salão de baile e na fachada de madeira, finamente entalhada. Depois, dê uma passadinha nos jardins e aproveite para tomar um sorvete ou comer alguma coisa em um dos restaurantes.
Bob Marley Museum
O museu é um dos principais pontos turísticos de Kingston. O motivo? É que ali viveu o rei do reggae, o jamaicano Bob Marley. Situado na Hope Road, no número 56, ele tem os móveis e a arquitetura original da casa onde morou Marley, sendo um prato cheio para quem ama História e cultura, tendo muitas informações não só sobre o reggae, como também sobre toda a Jamaica.
Port Royal
O antigo porto e capital da Jamaica é um dos lugares mais incríveis para se visitar em sua viagem a Kingston. Port Royal fica situada um pouco além do aeroporto internacional na região do cabo Palisadoes e, embora distante, tem uma História incrível, capaz de encantar qualquer turista. Fundada em 1518, ela foi um importante assentamento caribenho para espanhóis, ingleses e holandeses até o fim do século XVII, quando ela foi atacada por um terremoto. Sua fortaleza, com seus canhões, e suas casas seiscentistas valem muitos cliques e transbordam beleza.
Emancipation Park
Entre um passeio e outro pela intensa Kingston, aproveite para descansar e relaxar nesse parque, um dos mais bonitos de toda a Jamaica. Sua grama, suas pistas de caminhada e seu clima agradável são um deleite para quem precisa descarregar as baterias. Logo na entrada, repare na estátua da artista Laura Facey-Cooper, que mostra os horrores da escravidão.
Blue Mountains
Essa cordilheira de montanhas da Jamaica é considerada patrimônio natural da humanidade pela UNESCO. Com picos gigantescos que estão entre os maiores do Caribe, ela pode ser acessada facilmente de Kingston por táxi. Dali dá para ver o lindo litoral da Jamaica, os prédios da capital e até mesmo a ilha de Cuba, logo ao fundo. Aproveite para conhecer os cafezais, que produzem alguns dos melhores grãos do mundo.
Devon House I-Scream
Não deixe de conhecer a I-Scream, que, segundo os avaliadores do site Trip Advisor, está entre as 10 melhores sorveterias do mundo. Localizada nos agradáveis jardins da Devon House, ela serve massas cremosas e deliciosas dos mais variados sabores, principalmente os clássicos, como chocolate, morango e creme de baunilha. Um refresco para o calor típico da Jamaica!
Devon House Bakery
Também localizada na Devon House, essa casa é focada em pães, salgados e doces, tudo muito fresco, saboroso e bem feito. Sente-se em seu pátio, onde há muitas árvores e flores, e desfrute, por exemplo, da ótima empada de frango ou então do bolo de chocolate com cerejas, ao estilo Floresta Negra. Realmente, uma parada obrigatória no passeio a Devon House.
Tastee Patties
Uma instituição jamaicana, os patties estão em quase todos os cantos do país. E nessa casa de Kingston, não poderia ser diferente. Ali esses pastéis assados vêm recheados com diversos ingredientes, como frango ao curry, carne e queijo de cabra. Tudo delicioso e muito bem servido. No entanto, prepare-se para pegar filas, que costumam ser muito grandes nos fins de semana.
Usain Bolt’s Tracks & Records
Isso mesmo, o bar é do atleta e campeão olímpico Usain Bolt, um dos grandes nomes da corrida de curtas distâncias da atualidade. De vez em quando ele até aparece por lá e tira fotos com os consumidores, mas o legal mesmo é o ambiente, todo decorado com temática esportiva. O cardápio do bar é variado, tendo de tudo um pouco: há desde hambúrgueres e sandubas até massas e grelhados.
Island Grill
Ali o foco são grelhados deliciosos e muito fartos, ideais para quem tem muita fome. Por isso, prepare-se para encontrar porções de costelas, peixes, frangos e carnes enormes, que até podem ser compartilhadas com algum acompanhante. E o preço é muito convidativo, não ultrapassando os 5 ou 10 dólares jamaicanos.
Fiction Nightclub
Eletrificante. Essa é a palavra que melhor define o Fiction, uma discoteca que, apesar do nome, está longe de ser fictícia. Ali os preços baixos das bebidas, a animação da galera, a boa música do DJ e o ambiente para lá de moderno até podem parecer coisa do outro mundo, mas representam apenas o quão a vida noturna de Kingston é imperdível.
Quad
Esse clube noturno também é uma ótima opção para quem quer curtir a vida noturna de Kingston. E olha que ali todo mundo se sente contemplado. Músicas dos mais variados gêneros, do icônico reggae jamaicano a algum ritmo mais caribenho, são tocadas por DJs e por apresentações ao vivo. Tudo isso em sistema open-bar, com bebidas à vontade.
Dub Club
A localização do Dub Club é incrível! Ele fica na encosta da Jack Hill, por isso, depois de subir muitas escadas, o visitante poderá ter uma visão deslumbrante de toda Kingston. Além disso, ali se destaca a ótima música: reggae das antigas é reproduzido por DJs, bem como por artistas da nova geração, numa mistura que fascina locais e turistas.
Hot Shots Pool Bar
Ama sinuca? Então esse bar é um dos melhores points da vida noturna de Kingston, tendo diversas mesas de bilhar para os visitantes se divertirem. Além de partidas amistosas, até campeonatos rolam, o que causa um clima muito animado de competitividade no bar. As bebidas e os comes são deliciosos, porém o preço é um pouco salgado.
Mingles
Localizado no Courtleigh Hotel, é um bar muito clássico e sofisticado que atrai pessoas do mundo todo para se encontrarem e dançarem ao mais autêntico som jamaicano. Basta pegar um drink e observar a pista de dança: há reggae, pop e soca, tudo feito por animados e talentosos DJs, que embalam as noites de um público bastante agitado e divertido.