Viagem para o Recife

O que falar da capital do nosso país Pernambuco, hein? A gente fica até meio assim, para não falar besteira, né, porque ô cidade danada de linda! Recife parece que foi desenhada e colocada no melhor lugar desse mundão, com uma localização estratégica, aqui tu vai encontrar paisagens de tirar o folego, atrativos diversos, sol, mar, cultura, história e uma alta gastronomia!

Saiba mais

Conheça o Recife

Quem nunca ouviu falar do Galo da Madrugada, do frevo, do maracatu, dos Bonecos Gigantes que estão presentes em um dos Carnavais mais famosos no mundo? Pois bem, tudo isso existe e acontece na cidade de Recife, a capital do estado de Pernambuco. Porém, para além do Carnaval a capital se destaca em inúmeros aspectos. Preserva muitos traços do período colonial, sendo conhecida pela influência Holandesa, cujo período de ocupação foi de 1630 a 1645 sob o comando da Companhia das Índias Ocidentais, representada pelo conde Mauricio de Nassau tornou-se a capital do “Brasil holandês”. Das capitais estaduais atuais, Recife é a mais antiga do Brasil e atualmente é um dos centros urbanos mais desenvolvidos do país.

Viva e urbana, a capital possui uma geografia singular. Ilhas, pontes, rios, canais e prédios antigos compõem as paisagens da "Veneza brasileira" como carinhosamente é chamada. Seu nome Recife provém da palavra arrecife, grande barreira rochosa de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais. Você vai entender o porquê do nome Recife quando estiver na capital pernambucana, pois os arrecifes são visíveis em muitos lugares. Com temperaturas sempre elevadas, o forte calor é parte da rotina local e o mar é o plano de fundo dos recifenses. A praia de Boa Viagem, localizada no bairro de mesmo nome, é a mais famosa delas, sendo suas águas esverdeadas e piscinas naturais que se formam na maré baixa que mais chamam a atenção de todos que passam por aqui. Já ouviu falar em Tubarão em Recife? Sim, eles existem e vez ou outra aparecem, mas de acordo com os locais, eles ficam em alto mar, então mantenha-se nas piscinas naturais protegidas pelos arrecifes e tudo dará certo.

Considerada como a maior metrópole do Nordeste, Recife expressa seus valores nas mais variadas formas. Quando falamos de cultura Recifense, Romero Britto, Francisco Brennand e Nelson Rodrigues são artistas que se destacam, já na música, os alegres ritmos do frevo e do maracatu, e o Galo da Madrugada – um dos maiores blocos carnavalescos do planeta – são os responsáveis por agitar turistas das mais diversas partes do país e do mundo. Para os que gostam de festas populares, conhecer Recife e Olinda durante o Carnaval é simplesmente inesquecível


Gastronomia

Culinária

A culinária de Recife é marcante tanto no sabor quanto pela diversidade de pratos, mas são os peixes e frutos do mar frescos atrelado ao cardápio sertanejo que atraem locais e turistas para os diversos restaurantes espalhados pela cidade, que têm em comum a competência de agradar a todos os paladares. Os sabores exóticos da gastronomia típica são resultados de diversas influências, como: a indígena, africana e portuguesa, desde os tempos que Recife era uma colônia.  Bolo de rolo, pé-de-moleque, tapioca, arrumadinho de charque, bolo Souza Leão, carne de bode e bobó de camarão, são alguns exemplos da gastronomia típica recifense. Para se ter ideia, ir a Recife e não comer o bolo de rolo é como ir a Roma e não ir até o Vaticano. O que te espera na cidade é um cardápio criativo e diversificado com ingredientes típicos e sofisticados, que confere à cidade o título de primeiro polo gastronômico no Norte e Nordeste. 

Restaurantes:

Você sabia que o restaurante mais antigo do Brasil em funcionamento está na capital pernambucana? Isso mesmo, a cidade de Recife não é só história, cultura e belas paisagens, mas também, coleciona diversos endereços gastronômicos históricos e atuais com cozinhas requintadas que vão desde a gastronomia italiana à francesa sem deixar de lado os sabores regionais tão saborosos e marcantes. Abaixo listamos alguns restaurantes que você pode conhecer e degustar de excelentes menus, mas para além deles, existem outras opções que também poderão fazer parte do seu roteiro gastronômico.

Leite: O restaurante mais antigo em funcionamento no Brasil foi fundado em 1882, e ele é tão tradicional, que mantém até os dias de hoje um cardápio praticamente igual desde quando foi inaugurado, sendo os pratos com bacalhau e frutos do mar os mais pedidos. Além dos pratos, o estabelecimento tem um ar aristocrático, com bandejas de pratas e uma carta de vinhos do século retrasado. É uma viagem no tempo repleto de sabor que merece uma visita.

Nez Bistrô: Esse restaurante foi inaugurado em dezembro de 2007 e está localizado em um sobrado do século XVII tombado pelo patrimônio histórico. Aqui funcionava uma senzala do engenho pertencente à Ana Paesa, antiga campina de Casa Forte. O projeto arquitetônico do restaurante manteve esse ar histórico e cultural do lugar preservando a estrutura original e uso de materiais de construção que eram típicos naquela época. O menu possui pratos com massas, frutos do mar, peixes, carnes, risotos entre outros e também conta com um menu exclusivo para veganos e vegetarianos. É um lugar que agrada a todos os paladares.

Ponta Nova: Comandado pelo Chef Joca Pontes esse restaurante possui uma estrela no Guia 4 Rodas e oferece uma cozinha autoral sem deixar para trás as raízes regionais. Com um cardápio enxuto, o chef prima pela base técnica da culinária francesa sem deixar de lado os ingredientes, aromar e sabores do nordeste brasileiro. Uma parada obrigatória no mapa da gastronomia da capital pernambucana.

Quina do Futuro: O Guia Veja Recife elegeu por nove vezes esse restaurante como o melhor restaurante japonês e o melhor pastel da cidade. Não à toa, a casa tem mesas disputadas por quem é um apreciador culinária oriental. Além dos tradicionais sushis e sashimis, espere pelo Tsuki-Dashi Petit, uma seleção de legumes e frutos do mar preparados à moda japonesa, rolinho primavera, guioza e pratos com frango ou filé de peixe. Se você é um apaixonado por pastel ou pela gastronomia oriental, não deixe de passar por aqui.

Toscana Tratoria: Para os apreciadores da gastronomia italiana e um ambiente romântico, esse restaurante é o lugar ideal. Apesar de não ter o mesmo clima de uma cantina tradicional italiana, a casa prepara suas receitas pelo chef Thiago Vitta em um forno à lenha, o que deixa a comida muito mais saborosa e com um ar de melancolia.


Vida noturna

Vida Noturna

A capital pernambucana tem uma vida noturna legal para os que gostam de curtir os embalos e agitos que a noite possa oferecer. Boa Viagem, Pina e Recife Antigo são os bairros mais interessantes quando o assunto é sair para se divertir na noite recifense, pois possuem diversas opções de bares, restaurantes e baladas. Abaixo listamos alguns desses lugares que você poderá curtir a noite de Recife, porém, para além deles, existem outras opções que poderão fazer parte do seu agito nas noites da capital pernambucana.

Rua da Moeda: Essa rua é uma das mais conhecidas do Recife Antigo e popular entre os jovens por possuir inúmeros bares bacanas na mesma região. Para quem quer fazer um happy hour ou encontrar os amigos, os bares da rua são boas opções. A Rua da Moeda também recebe apresentações musicais, inclusive nas prévias do Carnaval, e é nessa época que a rua tem maior movimento, proporcionando o encontro de turistas e locais em único lugar.

Uk Pub: Uma das melhores alternativas da noite de Recife para curtir música ao vivo. O local é ótimo para quem quer beber, encontrar amigos, dançar ou apenas curtir música. A programação da casa é variada e atende gostos distintos - do sertanejo ao rock e à MBP.
O valor da entrada e o ritmo da casa variam de acordo com o dia.

Manhattan: Esse lugar é uma mescla de bar, cafeteria e teatro. Um lugar bacana para conhecer à noite e aproveitar a vida noturna do Recife. A casa tem programação variada, que inclui shows musicais de diversos artistas, peças teatrais, noites dançantes, entre outros eventos. Vale a pena uma visita.

Haus Lajetop & Beergarden: Haus é um bar mais descolado e que atrai principalmente os jovens que gostam de beber uns drinks e ouvir música. Normalmente rola um DJ tocando house e as vezes pode até virar uma festa. Tem um espaço na laje bem gostoso, onde fica o DJ nas quintas-feiras. Lugar ideal para os que gostam de música eletrônica.

Donovan’s Irish Pub: Que tal uma visita a um típico pub irlandês sem sair do Brasil? O Donovan’s Irish Pub trouxe para Recife um pouquinho do estilo de vida da Irlanda. Além da cerveja, a casa oferece diferentes formas de diversão, como mesa de sinuca, transmissão de jogos e shows ao vivo. O diferencial do local fica por conta do cardápio, que oferece Irish Breakfast, Irish Stew e Leprechaun Vegan Burger. O lugar é animado e cheio de gente bonita, não deixe de fora do seu roteiro.

 


Melhor época para ir

Melhor época para ir

A cidade de Recife recebe tanto os turistas que querem se divertir e curtir a capital pernambucana quanto aqueles que estão a negócios. O fluxo de visitantes é alto o ano todo, mas, é no verão que esse fluxo aumenta substancialmente, principalmente por aqueles que estão viajando a lazer. É nessa época que as praias ficam repletas de pessoas, as águas ficam mais quentinhas e os espaços dos atrativos turísticos são disputados por viajantes que querem conhecer e tirar uma foto linda para colocar nas redes sociais.

No verão, a temperatura média é de 28ºC e a probabilidade de chuva é menor por ser uma época de seca. No inverno, a probabilidade de chuva aumenta e a temperatura média fica por volta dos 25ºC, por ser uma época mais chuvosa, viajar para Recife nesse período pode não ser vantajoso, pois a chuva pode atrapalhar passeios ao ar livre e aquele mergulho no mar. Ainda assim, independente de verão ou inverno, o calor é sempre uma constante, pois as temperaturas não oscilam de maneira significativa. 


Informações:

Aeroporto: Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre (REC)

Moeda: Real

Idioma: Português

Visto: O visto não é necessário.

Vacinas: Não é necessário.

Código de telefone: DDD 81

Eletricidade: 220V

Fuso horário: Horário de Brasília

Pontos de atração em Recife

Uma dupla imbatível quando o assunto é história e cultura, Recife e sua vizinha (colada) Olinda fazem sucesso. Ambas possuem inúmeros atrativos turísticos que remetem as suas histórias, e conhecer a parte antiga das duas cidades é poder voltar no tempo mesmo que por alguns minutos. São lugares incríveis e que valem a pena conhecer. Abaixo alguns pontos turísticos que você não pode deixar de fora do seu roteiro, tanto em Recife quanto em Olinda.

RECIFE ANTIGO:

Marco Zero: Localizado na Praça Rio Branco no bairro de Recife antigo, esse Marco é conhecido como o lugar em que a cidade de Recife foi fundada e o ponto de partida da contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. É um dos lugares mais importantes de Recife e onde há um enorme movimento na época do Carnaval. Aproveite e tire uma foto com os dois marcos, o antigo e o novo.

Rua do Bom Jesus: Antiga Rua dos Judeus, é uma das mais importantes do Recife. Ela é pequena, repleta de edifícios antigos e coloridos, e um deles inclusive, é um casarão onde foi construída umas das primeiras sinagogas das Américas. Caso você esteja na cidade em um Domingo, você pode visitar a feira de artesanato que acontece nessa rua todos os domingos para apreciar os artesões locais.

Embaixada dos Bonecos Gigantes: Para aqueles que não visitam a cidade na época do Carnaval, visitar a embaixada dos Bonecos Gigantes que representam personalidades variadas, personagens de desenhos e figuras brasileiras que se destacam ao longo do ano é uma ótima oportunidade para conhecer os Bonecos que fazem sucesso por aqui de perto. A embaixada expõe os bonecos que são criados e participam tanto do Carnaval de Recife quanto de Olinda. Fazer uma visita a embaixada é ter a dimensão clara do tamanho e da maneira que os bonecos são feitos.

Capela Dourada: Uma das igrejas mais bonitas do Recife e um símbolo da riqueza do período do Brasil Colonial. Foi erguida entre os séculos XVII e XVIII e está localizada dentro do Convento e da Igreja de Santo Antônio, que também abriga um Museu de Arte Sacra.
A capela possui muitos detalhes feitos de ouro e para qualquer lugar que você olhar você vai notar o brilho amarelo em meio as madeiras talhadas na parede. É um lugar que impressiona aqueles que passam por aqui por sua beleza e riqueza de detalhes.

Forte das Cinco Pontas: Esse forte foi a última construção dos holandeses no Recife e seu objetivo era proteger Recife de ataques estrangeiros e contribuir na distribuição de água potável para a população. Durante uma obra de restauração, o Forte perdeu uma de suas pontas, mas ele continua a ser chamado de Forte das Cinco Pontas. Nos dias atuais abriga o Museu da cidade com exposições que contam um pouquinho a história da capital pernambucana.

Casa da Cultura: Um antigo presídio da cidade que foi desativado há cerca de 40 anos se tornou a Casa da Cultura e hoje atrai turistas de todos os cantos. O lugar que foi construído a partir do princípio panóptico, foi restaurado e agora abriga em suas antigas celas escritórios e lojinhas de artesanato que vendem castanhas, tecidos, artigos de decoração, roupas etc. Para os que gostam de história e queiram conhecer como era uma cela na época que o presídio estava aberto para receber detentos é possível visitar uma cela vazia no raio leste. A Casa da Cultura é carregada de histórias que nos provocam um misto de sensações. Sem dúvida é um dos lugares que você não pode deixar de fora do seu roteiro.

RECIFE “NOVO”:

Praia de Boa Viagem: É a praia mais famosa da Capital e possui ótima estrutura para receber os turistas. O local é bem movimentado por banhistas e praticantes de exercícios físicos quando o clima está favorável.  A extensão da sua faixa de areia é longa e em inúmeros trechos da orla é comum encontrar coqueiros. No calçadão ficam quiosques que vendem bebidas e, nas areias, vendedores ambulantes e barracas. A Praia de Boa viagem tem ondas fracas, pois a orla tem a proteção de um enorme arrecife. Quando a maré está baixa diversas piscinas naturais se formam e tornam o cenário ideal para mergulhos.

Oficina Brennand: Para os amantes das artes fazer uma visita a oficina que pertence ao artista Francisco Brennand é obrigatório, isso porque, aqui você vai se deparar com um museu a céu aberto. O local tem ambientes diferentes, e além de museu, serve como oficina para produção de cerâmicas, tidas como uma das mais resistentes do Brasil. As grandiosas esculturas, muitas com formato de animais, ficam ao ar livre e no interior da oficina ficam esculturas menores e de natureza diversa. Além disso, há um jardim muito bem preservado e um lugar onde estão os quadros e desenhos de Brennand. 

Instituto Ricardo Brannand: É um dos pontos turísticos mais interessantes do Recife, pois consegue agradar pessoas de todas as idades e lugares. O local é ideal para os apreciadores de artes, objetos antigos e arquitetura. Com uma linda paisagem ao ar livre, árvores, cafeteria e edifícios em forma de castelo medieval, é difícil não se apaixonar com a estrutura do lugar. A propriedade de Ricardo Brennand tem exposições tanto permanentes quanto temporárias, o tornando possível acompanhar tanto as obras brasileiras quanto de outros lugares do planeta.

OLINDA:

Igreja do Carmo: Essa igreja é uma das obras mais simbólicas de Olinda e teve sua construção iniciada em1580 no alto de um morro de maneira estratégica. Foi a primeira igreja da Ordem dos Carmelitas na América Latina. Depois muito tempo fechada para reformas, a igreja oferece visitas gratuitas aos turistas, que podem admirar os dois altares, feitos em madeira entalhada e pintados com ouro. No geral, a arquitetura da igreja é bastante simples, mas os detalhes minuciosos dos altares é que chamam a atenção dos que passam por ali.

Convento de São Francisco: Datado de 1585 o Convento integra um conjunto arquitetônico que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de Santana e a Capela de São Roque. Possui vários ambientes, e o que chama a atenção são os trabalhos feitos em madeira, as pinturas e, principalmente, os azulejos portugueses que retratam a vida de Francisco de Assis. O lugar não está tão bem preservado, merece uma reforma, mas também merece uma visita.

Alto da Sé: É a região de Olinda que mais recebe turistas, pois é aqui onde alguns pontos turísticos como o Elevador Panorâmico e a Igreja da Sé se encontram. E claro, aqui você também vai encontrar lojinhas e barracas que vendem artesanato, ideal para comprar uma lembrancinha e levar de recordação. Para quem quer chegar ao Alto da Sé, a dica é subir pela Rua São Francisco pois ela é menos íngreme que a Rua Ladeira da Misericórdia. Dessa forma, você poupa fôlego para aproveitar melhor o passeio.

Elevador Panorâmico do Alto da Sé: O elevador é uma exceção quando diz respeito as atrações antigas de Olinda já que foi aberto em 2011. É o lugar ideal para poder apreciar e tirar fotos da vista panorâmica da cidade de Olinda e Recife. Se você der sorte de fazer a visita em um dia de poucas nuvens certamente a vista será ainda mais incrível do que normalmente ela já é.

Igreja da Sé: Sé de Olinda como também é conhecida, é uma das igrejas mais conhecidas de Olinda. O lado externo da igreja é imponente no seu interior você poderá observar alguns detalhes em ouro e azulejos portugueses. Seus detalhes são tão ricos e singulares que não é possível encontrar essa riqueza em outras igrejas da região. A vista da Igreja é sensacional e a dica é estar lá para admirar o pôr-do-sol, que é magnifico visto de lá.

Mosteiro de São Bento: Localizado no Centro Histórico de Olinda, o Mosteiro é um dos locais que você não pode deixar de fazer uma visita. A obra tem estilo barroco e foi fundada entre 1586 e 1592. Seu destaque é o bonito conjunto arquitetônico, com pinturas e um trabalho de detalhes em ouro. Alguns nativos afirmam que no interior do Mosteiro foram utilizados aproximadamente 100Kg de ouro. Seu altar tem mais de 12m e todo feito de madeira com revestimento em ouro. É sensacional e incrível a beleza do lugar.

Certificações

Traveller Made® Member Agency