Conheça o Pará!
O estado do Pará, localizado na região Norte, é o segundo maior estado em extensão territorial do Brasil, ficando atrás só do estado do Amazonas. Além dos atrativos naturais, Pará possui uma forte cultura relacionada a sua história e o seu desenvolvimento ao longo das décadas, perceptível quando conhecemos as diversas regiões do estado e seus habitantes. É justamente pela sua cultura e o patrimônio histórico material e imaterial que faz com que o estado seja conhecido mundialmente e atrai turistas a negócios ou a lazer de todas as partes do Brasil e do mundo. Com diferentes ecossistemas que formam cenários únicos e paradisíacos em meio a maior floresta tropical do mundo as atrações que se destacam são praias de água doce, cidades históricas, cachoeiras selvagens, sítios arqueológicos e a cosmopolita e irreverente capital Belém.
Além de ser a capital, Belém é a principal cidade do Estado. Fundada em 1616 com o objetivo inicial de servir como porto fluvial e hoje sua economia é baseada na oferta de serviços e no comércio. Além disso, possui um vasto patrimônio arquitetônico, advindo da colonização portuguesa no auge da borracha. Mas sua riqueza cultural não está apenas nos prédios e monumentos, está na devoção religiosa vivenciada no Círio de Nazaré, na gastronomia autêntica, no artesanato diversificado e através da música erudita e dos ritmos contagiantes do carimbó, guitarrada e tecnobrega.
Para além da capital há outros lugares que são muito procurados pelos visitantes e que valem a pena uma visita, como: Santarém, Alter do Chão, Ilha de Marajó, Bragança e Conceição do Araguaia. Sem dúvidas, o Pará ilustra bem a diversidade natural e cultural do Norte do país e escolher o estado como destino é ter a certeza de conhecer lugares belissímos que estarão sempre presentes na memória.
Pará se encontra o Parque Nacional da Amazônia. Próxima da desembocadura do Rio Amazonas está Belém, a capital do estado, conhecida pela arquitetura colonial e pelo mercado Ver-o-Peso às margens do rio, com excelente estrutura hoteleira.
Pra quem gosta de lugares rústicos e exóticos, a praia da Princesa, na Ilha de Algodoal, é uma excelente opção. O acesso a este cenário bucólico e envolvente requer do visitante uma certa dose de aventura para atravessar e desfrutar o percurso cercado por uma enseada com dunas. Você também pode chegar nesse paraíso através de um trajeto simplificado até a ilha pelo vilarejo de Marudá (170 km de Belém). Na praia, você ainda pode desfrutar de vários bares que cercam o local, e se apaixonar pelo pôr do sol de cinema!
O estado é conhecido como potência para a prática do mergulho. Em Capanema, município que fica 160 km distante da capital, e em outras regiões próximas é possível encontrar lagos transparentes com profundidade de até 15 metros. Os amantes de windsurf também têm seu espaço no mar ou nos rios paraenses, especialmente nas águas de Mosqueiro, Soure, Salvaterra, Salinas, Atalaia, Algodoal e Ajuruteua.
Mas a grande atração do estado é a “pororoca”, fenômeno resultante do encontro das águas do rio Amazonas com as águas do Oceano Atlântico. Nos meses de março, abril e setembro, no rio que banha o município de São Domingos do Capim – a 150 km da capital, Belém – é possível surfar em ondas de até 3,5 metros que duram até 40 minutos! Um verdadeiro espetáculo da natureza!
A natureza é o ponto forte em Altamira e o rio Xingu o seu maior patrimônio. Navegar ou tomar banho nas águas esverdeadas do Xingu é uma experiência inesquecível. Seus inúmeros afluentes formam belas praias naturais de areias finas e claras, ilhas e lagos.
Outra riqueza natural está localizada às margens do Rio Tapajó. A vila de Alter do Chão possui uma das mais belas praias brasileiras, a natureza impressiona com águas doces cristalinas, areia branca e a floresta que cerca o local – um verdadeiro paraíso ecológico da amazônia.
No Pará também está localizada a Ilha de Marajó - situada na Área de Proteção Ambiental do arquipélago do Marajó, separada do continente pelo delta do Amazonas, pelo complexo estuário do rio Pará e pela baía do Marajó - a maior ilha fluvial do planeta, com uma gigantesca variedade de peixes e pássaros em harmonia indescritível, uma natureza linda e amplificada!!
Melhor época para visitar o Pará
As condições do tempo é algo a ser levado em conta ao visitar o Pará, pois as constantes chuvas entre dezembro e abril (chamado de inverno, apesar das altas temperaturas) podem estragar sua programação de viagem. Prefira viajar entre os meses de junho e novembro.
Capital: Belém
DDD: 91
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Belém / Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro
Fuso Horário: oficial de Brasília.
Clima: equatorial úmido, que possui altas temperaturas (acima dos 30oC) e altos índices pluviométricos.
Vacinas: recomendável vacina contra febre amarela.
Pontos de atração no Pará:
Um dos eventos que mais atrai visitantes para o estado e principalmente para Belém, é o Círio de Nazaré. Considerada a maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré é uma procissão católica que acontece todos os anos em Belém no mês de outubro e, o ápice, é o segundo domingo do mês. Atrai milhares de pessoas que durante a procissão levam a imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Basílica até a Praça Santuário de Nazaré. Embora essa seja a principal festa da cidade, há muitos outros lugares que você poderá conhecer em Belém, como: o Centro Histórico, Teatro da Paz, Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Mercado Ver-o-Peso, Catedral Metropolitana de Belém, Forte do Presépio e muitos outros. Além disso, dependendo da sua disponibilidade de dias, você poderá aproveitar para conhecer outras cidades do estado, como: Santarém onde fica Alter do Chão, a Ilha de Marajó, Igarapé-Açu e a lagoa azul e Bragança e suas praias oceânicas lindíssimas.
- Estação das Docas
Jardim Botânico da Amazônia
Ilha de Marajó
Festa do Círio de Nazaré
Museu Paraense Emílio Goeldi
Mercado Ver-o-peso
Maravilhas culturais e riquezas gastronômicas
Considerada uma das mais criativas do Brasil, a gastronomia paraense mistura a cultura indígena com influências portuguesas e africanas. Uma grande variedade de raízes, folhas, ervas, peixes e aves da região caracterizam essa culinária tão rica e diversificada. Em Belém por exemplo, a culinária paraense está entre os grandes atrativos da cidade. Famosa pelos sabores intensos, ingredientes exóticos e peixes espetaculares, a cozinha do Pará é um mundo novo que merece ser descoberto por todos os turistas que chegam por lá. Ao visitar Belém, não se prive de degustar pratos desconhecidos ou mesmo estranhos à primeira vista. A comida é incrível e não você não vai se decepcionar, utiliza uma grande variedade de raízes, folhas, ervas, peixes e aves da região, retratada pelo pato no tucupi, a maniçoba, o tacacá, o peixe-frito com açaí dentre outros sabores da floresta. Outra coisa que você não pode perder quando estiver no Pará é deixar de experimentar o autêntico Açai. Puro e cheio de sabor, o açaí do Pará não tem diversas misturas, como acontece em outras regiões do Brasil. Esqueça a banana, o morango, a granola e o mel. No Pará, o açaí pode ser adoçado com açúcar ou acompanhado de farinha e costuma ser servido como um complemento para o peixe frito. Fato é: o Pará possui uma gastronomia de encher os olhos e agrada todos os gostos e paladares. Certamente sua experiência gastronômica será outra depois de conhecer as delícias paraenses!
Restaurantes:
Com tantos pratos novos para experimentar, pode não ser uma tarefa fácil escolher onde comer em Belém. A variedade gastronômica é grande e os dias da viagem nem sempre são suficientes para tanto. Abaixo algumas das nossas sugestões na capital Belém, mas para além delas, há muitas outras que você poderá conhecer, tanto na capital quanto em outras cidades, caso decida combinar o roteiro com outras cidades.
Remanso do Bosque: Comandado pelo chef Thiago Castanho e bem conhecido na cidade, passar por esse restaurante é imperdível. Tem ambiente agradável e o melhor dos sabores do Pará.
Sushi Ruy Barbosa: Um lugar inusitado onde você vai encontrar uma combinação perfeita da culinária japonesa com os sabores do Pará. A criatividade impera no cardápio maravilhoso que utiliza peixes locais nos sushis e sashimis e frutas locais nos drinques preparados pela casa.
Manjar das Garças: O restaurante está localizado numa bela casa dentro do Parque Mangal das Garças. É boa pedida mesclar um passeio no parque com um almoço no Manjar. De dia, é servido um buffet de pratos com ingredientes locais, com o melhor da culinária paraense. Bom para provar de tudo um pouco, de maniçoba a tacacá. À noite, o ambiente é mais sofisticado e o serviço é a la carte.
Lá em Casa: Oferece diversos pratos regionais e é um lugar importante para a história gastronômica de Belém do Pará. Paulo Martins, antigo chef da casa (falecido em 2010), foi uma das primeiras pessoas a difundir os ingredientes e a culinária da Amazônia pelo Brasil e pelo mundo. Atualmente, quem comanda o restaurante é a sua filha, Daniela Martins
Vida Noturna:
Belém não possui uma ampla oferta de vida noturna, mas as opções que possui são capazes de agradar a todos os estilos de viajantes. Se você tem o perfil de quem gosta de comer e beber bem, mas não abre mão de um bonito visual e ambiente aconcehgante, a Estação das Docas é o lugar ideal. Por lá será fácil escolher entre diversas opções de bares e restaurantes e ainda aproveitar um dos mais gostosos espaços de entretenimento da cidade. O destaque para quem está focado em uma boa cerveja é a Amazon Beer, principal produtora de cervejas artesanais de Belém e com sabores inusitados à base de frutos amazônicos. Para quem busca lugares bem animados e com grandes festas, em Belém há boas pedidas. Espaços como o Insano Marina Club, o La Musique, o Açaí Biruta Tropical, a Villa Aurora e o Mormaço Bar e Restaurante reúnem centenas de pessoas para shows e festas de estilos que vão do forró ao funk, passando pelo pagode, sertanejo, brega e tudo mais que animar o público. Vale dizer que o Açaí Biruta, o Insano e o Mormaço estão à beira da Baía do Guajará e contam ainda com um lindo visual. Com uma pegada mais alternativa e voltado para o regionalismo, o Apoena Espaço Cultural vai agradar em cheio a quem busca os tradicionais ritmos brasileiros e também do Pará, como o carimbó. Quem não fizer questão de um ambiente turístico e estiver em busca de um bar com jeitão de pub, focado nos bons e velhos clássicos do rock, blues e outros gêneros musicais na linha, o Studio Pub, o Black Dog English Pub e o Iron Pub serão ótimas pedidas. Com pegada mais pop, o Roxy Bar vai agradar aos turistas que desejam um ambiente animado, drinks e um menu caprichado de comidas. Para além das opções que citamos aqui, existem outras que você poderá conhecer e, sem dúvidas, independente da sua escolha você não vai se arrepender
Melhor época para ir:
Pará é um ótimo destino para ser visitado o ano inteiro. É ideal para quem deseja viajar em um feriado prolongado ou para quem tem mais tempo de conhecer regiões próximas, como a Ilha do Marajó ou até mesmo Alter do Chão, em Santarém. O clima é sempre quente e a chuva está presente durante o ano todo com maior ou menor intensidade. Sendo assim, não tema o clima e siga para lá a qualquer momento. Em Belém, a temporada de chuvas intensas vai de dezembro a maio, sendo março o auge dos temporais, período conhecido como o Inverno Amazônico com mais de 440 mm de chuva no mês. A época com probobalidade de chuvas conhecido como Verão Amazônico, vai de junho a novembro, sendo outubro o mês mais seco.
Escolher os meses mais secos para ir é ideal, pois nesse período as possibilidades de aproveitar muito mais o destino aumentam consideravelmente. Para quem quiser fazer uma viagem conjunta com Marajó e Alter do Chão, o período mais recomendado é entre agosto e dezembro, quando os rios estão mais baixos e as praias surgem na paisagem. Uma coisa é certa: qualquer época que escolher ir o calor estará presente, então escolha roupas leves para colocar na mala, tenha sempre uma água nas mãos e abuse do protetor solar!