Conheça o destino
Nos dias atuais o Parque Nacional Serra da Capivara é tido como Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido em 1991 pela Unesco, devido as centenas de sítios arqueológicos com pinturas e gravuras pré-históricas que nos dão detalhes da vida das sociedades antigas que habitaram a região por muitos milênios. É aqui nesse parque que está concentrado o maior número de sítios arqueológicos atualmente conhecido nas Américas, com mais de mil sítios cadastrados. Nos abrigos, além das manifestações gráficas, há inúmeros vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações mais antigas conhecidas no continente americano. A área abriga 173 sítios arqueológicos abertos para visita.
Para os amantes da Natureza, o Parque protege uma parte da vegetação da caatinga onde é possível a observação de suas diversas variações, desde a caatinga baixa e densa até a caatinga alta. Na época das chuvas pode-se admirar a floração das plantas da Caatinga. Nos boqueirões, lugares onde a concentração de umidade é maior, as árvores são mais altas e perenifólias, prevalecendo algumas espécies típicas, como a gameleira. Jardins rupestres, formados por cactáceas e bromeliáceas são comuns em cima das formações rochosas. Além da flora, a fauna também é variada, com presença de tatus bola, tatus verdadeiros, jaguatiricas, tamanduás, cotias, jacus, veados-catingueiros, macacos-prego, porcos-do mato e até onças, além de variada avifauna, como serpentes e lagartos. Alguns desses animais são facilmente vistos. A paisagem geológica do Parque também merece destaque, com presença de formações areníticas, cânions ruiniformes, e boqueirões, o que forma incríveis vistas panorâmicas. Por sua singularidade e importância geomorfológica, a região está sendo avaliada para receber o título de Geoparque.
Situado em uma imensa chapada do sertão piauiense que é três vezes maior que a cidade de São Paulo, o Parque Nacional da Serra das Confusões parece não acabar. Quanto mais se explora sua caatinga arbórea, cavernas, serras e seus cânions mais nos deparamos com riquezas arqueológicas e naturais que têm chamado a atenção dos pesquisadores. O nome da serra é devido as montanhas rochosas que refletem cores de vários tons fazendo com que, quem as observa de longe, fique desnorteado. Em 1998 o parque foi criado para a proteção de um território de 502.411 hectares que recentemente foram ampliados para 834.000 mil hectares e que abriga sítios pré-históricos pouco conhecidos, espalhados entre rochedos e extensões de caatinga. É neste cenário que animais como o tamanduá-bandeira, a onça-parda e a onça-pintada convivem, além do maior morcego das Américas, cujas asas chegam a ter 1 metro de envergadura. A maior atração do parque é a gruta do riacho dos Bois, uma fenda com 3 quilômetros de extensão
1º Dia - Origem / Petrolina / São Raimundo Nonato
Hoje vamos embarcar em voo rumo ao aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE). Depois, faremos um transfer com 5h00 de duração aproximadamente até São Raimundo Nonato, onde vamos dormir. Nossa recomendação são voos chegando até as 15h.
Refeições não inclusas; Pernoite em hotel.
2º Dia - Desfiladeiro da Capivara / Fábrica de Cerâmica / Museu da Natureza / Sítio do Meio
Depois do café da manhã vamos sair para o nosso primeiro dia de passeio. Viajaremos 42km rumo ao circuito do desfiladeiro da Capivara. Este foi o primeiro lugar visitado pela Dra. Niède Guidon, famosa arqueóloga brasileira, quando chegou na região. Nesse circuito vamos visitar inúmeros sítios arqueológicos, onde vamos observar pinturas rupestres. Começaremos o passeio pela “Toca da Entrada do Pajaú”, pequeno abrigo com várias pinturas datadas de 12.000 anos que indicam o cotidiano dos povos que habitaram nessa região. Continuaremos pela “Toca do Inferno”, onde o fascinante é a beleza natural do local, e conheceremos também a “Toca do Barro”, abrigo composto por um paredão de agrupamentos de pedras, onde veremos algumas pinturas. Logo após, caminharemos por uma trilha de 2km aproximadamente e desnível de até 50 metros. Passaremos pela “Toca da Entrada do Baixão da Vaca”, onde encontra-se 749 pinturas rupestres e com a maioria sendo bem visíveis, pela “Toca dos Veadinhos Azuis” e pela “Toca do Paraguaio”, o primeiro catalogado pelos pesquisadores, onde, depois de uma escavação, foram achados dois esqueletos datados de 7.000 e 8.670 anos. Depois seguimos para o povoado Barreirinho, onde vamos almoçar. Depois do almoço, seguiremos para o Museu da Natureza, que conta a história da natureza da região, por meio das mudanças do clima, desde o surgimento do universo até o período atual. Já no meio da tarde vamos visitar a Fábrica de Cerâmica Serra da Capivara e, depois, o circuito do Sitio do Meio, grande abrigo sobre rocha, onde em meio as escavações foram encontradas uma machadinha de pedra que data de 9.200 anos e uma cerâmica que data 8.960 anos. Encerraremos nosso dia caminhando por uma trilha para conhecer a “Toca do Pedro Rodrigues” e uma vista incrível da região belíssima.
Café da manhã, lanche de trilha ou almoço estão inclusos; Pernoite em hotel;
3º Dia - Grotão da Esperança / Caldeirão do Rodrigues / Museu do Homem Americano
Depois do café da manhã nos deslocaremos por 35km até o começo da trilha. Nesta manhã, vamos percorrer 9km com desnível que pode chegar a 170m. Percorreremos pequenos sítios arqueológicos até chegar ao Grotão da Esperança, onde vamos ter uma vista panorâmica da região. Depois, vamos caminhar até o Circuito do Caldeirão do Rodrigues, onde vamos visitar alguns sítios, entre eles a “Toca do Caldeirão dos Rodrigues”, um dos principais do Parque, onde você poderá observar um grupo de pinturas lindas e bem visíveis. Aqui foi realizada uma escavação onde foram encontradas fogueiras que datam de 18.000 anos. Pararemos para o almoço na comunidade Sitio do Mocó, em um restaurante local com comidas típicas. No período da tarde vamos visitar o Museu do Homem Americano que tem em seu acervo, as pesquisas mais recentes de arqueologia na região.
Café da manhã e lanche de trilha ou almoço inclusos; Pernoite em hotel;
4º Dia - Serra Branca / Circuito Parna / Baixão das Andorinhas
Depois do café da manhã nos deslocaremos por 50km até o início da trilha, onde vamos conhecer o olho d’água da Serra Branca, a única fonte de água os que moravam naquela região antes do Parque ser criado. Depois, vamos visitar sítios históricos e lugares onde os maniçobeiros – povos que extraíam látex da maniçoba, a importante fonte de renda – viveram. Pararemos para o lanche de trilha e continuaremos até o Circuito do Parna, lugar onde estão alguns sítios com inúmeras pinturas rupestres retratando o dia-a-dia do povo que viveu ali. Já final da tarde, iremos visitar o Baixão das Andorinhas e admiraremos a bela vista de um cânion, e quem sabe, observar uma revoada das andorinhas.
Café da manhã e lanche de trilha ou almoço inclusos; Pernoite em hotel.
5º Dia - Parque Navcioamnal da Serra das Confusões / Circuito Gruta do Riacho dos Bois
Depois do café da manhã faremos uma viagem de 100km rumo a cidade de Caracol (entrada do parque), com duração aproximada de 1h20min. Começaremos nossa visita ao parque com uma vista panorâmica sensacional conhecida como Janela do Sertão. Continuaremos por 2 km para a Gruta do Riacho dos Bois, uma fenda de formação de arenito com mais de 1km de comprimento. Andaremos por uma trilha de 6km para conhecer um olho d’água da região e entender sua importância para os moradores locais. Pausa para o lanche de trilha e regresso para São Raimundo Nonato.
Café da manhã e lanche de trilha inclusos; Pernoite em hotel.
6º Dia -Trilha Hombu / Boqueirão da Pedra Furada
Depois do café da manhã nos deslocaremos por 30km até à Trilha Hombu. Aqui vamos visitar a casa do Neco Coelho: uma das primeiras famílias a chegar na região. Além disso, vamos conhecer o seu neto, o Sr. Nivaldo, o primeiro guia mateiro dos pesquisadores. Depois, andaremos por uma trilha de 3km (aproximadamente), passando por sítios arqueológicos e vistas panorâmicas, onde poderemos observar a vegetação local. Pararemos para almoço em um restaurante na comunidade Sitio do Mocó com comidas típicas do local. Depois do almoço, vamos conhecer o lugar mais visitado do parque em uma trilha de 4km: o Boqueirão da Pedra Furada, onde estão alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada (monumento geológico e cartão postal do Parque). No final da tarde, esperaremos a chegada da noite no centro de visitantes e continuaremos fazendo uma visita noturna ao Sitio “Toca do Boqueirão da Pedra Furada”, um paredão com mais de mil pinturas, onde foi encontrado o vestígio mais antigo da presença do homem (50.000 anos) no continente americano até os dias atuais.
Café da manhã e lanche de trilha ou almoço incluso; Pernoite em hotel.
7º Dia - São Raimundo Nonato / Petrolina / Origem
Hoje vamos nos despedir da Serra da Capivara e retornar à nossa cidade de origem. Depois do café da manhã, transfer de São Raimundo Nonato até Petrolina, para pegar o voo de volta. Recomendamos que os voos sejam depois das 13h00.
Café da manhã incluso;
O QUE LEVAR
Roupas leves e frescas; boné ou chapéu; camiseta UV; calçado apropriado para trilhas (botas de trekking); Mochila; squeeze; protetor solar, repelente.
MELHOR ÉPOCA
Na seca, de maio a dezembro, quando são melhores as condições de visita e de observação das formações rochosas e da fauna. No período de chuvas (jan/abr), os cânions ficam mais bonitos, mas pioram as condições das estradas e trilhas.
CLIMA
Média anual da região é de 27°C, com calor durante o dia e ventos frescos durante a noite.
VACINAS
Consulte com antecedencia as atualizações de vacinação do destino no portal: https://civnet.anvisa.gov.br/app/viajante/login?wicket-crypt=R22241ugv10&wicket-crypt=wnzXBH76vcs&wicket-crypt=QstgqDsAI3k
DIFICULDADE FÍSICA
O parque possui uma extensa área. Por isso, é imprescindível que você esteja acompanhado por guia
Inclui no roteiro:
– Transfer privativo IN e OUT: aeroporto de Petrolina x São Raimundo Nonato x aeroporto de Petrolina;
– 6 pernoites em São Raimundo Nonato na hospedagem escolhida c/ café da manhã;
– Lanche de trilha ou almoço durante os passeios a ser combinado localmente com o guia;
– Entradas aos locais conforme roteiro;
– Todos os passeios conforme roteiro;
– Acompanhamento de guias locais;
– Transporte para os deslocamentos previstos no roteiro;
– Seguro viagem;
Não inclui:
– Passagem aérea;
– Despesas de caráter pessoal;
– Itens não mencionados no roteiro;
– Bebidas nas refeições.
Valor por pessoa parte terrestre
HOSPEDAGEM | APARTAMENTO | DUPLO | SINGLE | TRIPLO |
REAL HOTEL | Apto Standard | R$ 5.091 | R$ 5.758 | R$ 3.824 |
HOTEL SERRA DA CAPIVARA | Apto Standard | R$ 5.091 | R$ 5.758 | R$ 3.824 |
ALBERGUE SERRA DA CAPIVARA | Apto Standard | R$ 5.091 | R$ 5.758 | R$ 3.824 |
Os valores serão convertidos no câmbio do dia de pagamento da reserva. Preços sujeitos disponibilidade de lugares e a alteração sem prévio aviso. Nos Reservamos o direito de corrigir possíveis erros de digitação
Para valores mais exatos, solicite o atendimento de um de nossos consultores e informe suas preferências para a viagem.
Todos os preços informados em moeda estrangeira são para pagamento em reais (R$), a serem convertidos à taxa cambial do dia do pagamento.
Saiba mais