Conheça
Uma das metrópoles mais intensas da América do Sul
Ao lado de Buenos Aires, Santiago é um dos destinos mais escolhidos e adorados pelos brasileiros em suas férias. A capital e maior cidade do Chile, localizada a 2500 km de São Paulo e a 2900 km do Rio de Janeiro, é um local barato e com uma cultura muito próxima à brasileira, porém o que realmente faz de Santiago um destino extremamente popular é sua intensa vida. Com 5,4 milhões de habitantes, ela transborda artes, lazer, entretenimento, boemia e História, sendo uma cidade que, de tão pulsante, abraça inúmeras culturas e transcende fronteiras.
Basta fazer uma viagem para Santiago para entender isso. Fundada por espanhóis em 1541 e assim batizada em homenagem a um dos santos mais queridos da religiosidade espanhola, o apóstolo São Tiago, ela guarda tanto joias do período colonial, como sua majestosa Catedral, quanto monumentos que parecem ter saído de diversos países europeus, como o Palácio de la Moneda, de forte inspiração neoclássica. O Cerro Santa Lucía, colina localizada no centro da cidade, tem até uma réplica da Fontana di Trevi, denotando a imensa quantidade de italianos que a cidade recebeu nos séculos XIX e XX. E o que dizer de seus museus? Há museus dedicados à arte pré-colombiana – como o impressionante Museo de Arte Precolombino –, às artes ocidentais, à História do Chile... Nessa mistura pulsante e alegre, jovens, locais e turistas se divertem, saboreando uma riquíssima gastronomia, frequentando maravilhosos bares e clubes noturnos e enchendo de cores as ruas de Santiago.
Não é à toa que Santiago é tão hipnótica e está cada vez mais ganhando adeptos brasileiros. Mais do que um destino internacional fácil e acessível, a cidade conta com atrativos que valem a pena serem conhecidos de perto. E, para a viagem ficar ainda mais inesquecível, você pode acrescentar, no pacote para Santiago, uma visita às vinícolas dos entornos, às praias do Pacífico chileno ou aos montes nevados da Cordilheira dos Andes, já que a cidade fica num ponto estratégico no centro do Chile. Pois é, a popularidade da cidade tem seus motivos: trata-se de um lugar fantástico, feito para gente que ama viver experiências intensas.
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Santiago (SCL).
Moeda: Peso chileno.
Idioma: Espanhol.
Visto: Não é necessário.
Vacinas: Não são necessárias.
Código do telefone: 56.
Eletricidade: 220V.
Fuso horário: Mesmo horário que Brasília.
Melhor época para visitar: De janeiro a março.
Palácio de La Moneda
Um dos mais belos palácios presidenciais do mundo fica em Santiago. O La Moneda, onde fica o gabinete do presidente do Chile, é uma impressionante edificação do século XVIII, contando com uma fachada branca e neoclássica que encanta qualquer turista e visitante, graças às suas janelas, colunas e sacadas simétricas, perfeitamente alinhadas. Em seu interior, há salões e halls repletos de luxo e riqueza, que podem ser conhecidos em visitas guiadas.
Cerro Santa Lucía
Localizada bem no centro de Santiago, essa colina é um dos principais pontos turísticos da cidade. Com 629 metros de altura e 65 mil metros quadrados de área, ela contempla um belo parque, onde turistas e locais podem relaxar e ainda contemplar escadarias, fontes, monumentos e estátuas imponentes. Dá ainda para ver a capital chilena do alto de um mirante.
Cerro San Cristóbal
Outra emblemática colina de Santiago é o Cerro San Cristóbal, situado ao norte da cidade. Com 880 metros de altura em relação ao nível do mar, ele faz parte do Parque Metropolitano, um dos maiores parques do mundo. É em seu topo que fica um símbolo da religiosidade chilena, a imensa estátua da Imaculada Conceição, de mais de 36 mil quilos de peso. Local de peregrinação, a estátua foi visitada pelo papa João Paulo II em 1987.
Museo Chileno de Arte Precolombino
Criado em 1981, esse museu é uma das principais instituições do mundo voltadas à exposição e aos estudos da arte pré-colombiana das Américas do Sul e Central. Seu acervo conta com artefatos, objetos e antiguidades da coleção particular de Sergio Larraín García-Moreno, acumuladas ao longo de 50 anos. Dentre elas, há tecidos, estátuas, esculturas e máscaras de diversos povos, como os incas, capuli e Chavín.
Reservatório de El Yeso
Situado a 48 quilômetros de Santiago, na cidade de San José de Maipo, esse reservatório é o responsável pelo abastecimento de água de toda a região metropolitana de Santiago. Encravado em uma altitude de 2500 metros, em plena Cordilheira dos Andes, ele fica na represa do rio El Yeso, que lhe dá o nome. Juntamente com a vizinha Laguna Negra, ele é um destino imperdível para quem ama pescaria e windsurfing, graças às suas águas azul-turquesa de tirar o fôlego.
Sarita Colonia
A decoração desse restaurante é inusitada e diferenciada. Caveiras ao estilo do Día de los Muertos penduradas nas paredes, lutadores de lucha libre nos salões e ainda um lustre rococó todo dourado encantam turistas e locais, que saboreiam pratos igualmente únicos. Há ceviches, gnocchi de beterraba, tapas e camarões com quinoa e leite de coco, tudo muito saboroso e fresco. Caso queira um pouco mais de relaxamento, vá para o agradável terraço da casa.
Pátio Bellavista
O Pátio Bellavista tem o diferencial de contar com vários restaurantes num só ambiente. Isso mesmo, vários restaurantes, de diversas culinárias e estilos para todo mundo se sentir contemplado. Dentre os destaques, há o BackstageLife, com música ao vivo e muita badalação, o Bellavista Grill, focado em peixes e frutos do mar, e o Le Fournil, com pães, tartines e a mais autêntica comida francesa de bistrô.
Tiramisu
Localizado no bairro de Las Condes, o Tiramisu é uma pizzaria perfeita para quem não dispensa uma boa redonda em sua viagem. Ali há vários sabores, como queijo mussarela, calabresa, pepperoni, presunto cru... tudo feito com uma massa fininha, ideal para você devorar várias fatias sem culpa. No final, não dispense o maravilhoso tiramisu, feito como manda a tradição italiana.
Crudo y Sin Censura
Se você quer se aventurar por experiências gastronômicas diferenciadas, esse é o seu lugar. Topa enfrentar um cardápio focado em alimentos crus? Isso mesmo, crus! Ali há peixes, quibes, saladas e vegetais feitos com produtos muito frescos e saborosos, ideais para quem não dispensa inventividade, sabor e qualidade em sua refeição. O atendimento também é um destaque, sendo rápido e cortês.
Sangucheria La Gloria
Os peruanos estão tão em moda que até mesmo no Chile há uma sanduicheria dedicada aos sabores do Peru. Por isso, ali hambúrgueres, lanches e sandubas caprichados são servidos com um toque diferenciado e com ingredientes fora do comum. Basta provar o pão de mandioca que eles fazem lá mesmo e entender. Os molhos, bastante condimentados, também fazem a experiência única, ideal para quem quer fugir da mesmice e experimentar coisas novas.
Bar The Clinic
Nessa casinha, nem mesmo a decoração ficou no lugar-comum. Basta olhar para as paredes e ver as sátiras políticas, as charges e as frases engraçadas colocadas ali para entender que esse é um point diferenciado, para gente igualmente diferenciada e descolada. Além disso, há ótimos drinks, lanches e uma boa música ao vivo, que embalam a noite de turistas e locais.
Cerveza Loom
Esse brewpub é perfeito para quem é apaixonado por cerveja e quer curtir a vida noturna de Santiago em alto estilo. Com um salão moderno e bonito, ele serve chopes e garrafas de fabricação própria, feitos no subsolo, e ainda de produtores locais bastante conceituados. Há desde opções mais amarguinhas até as mais leves e refrescantes. Tudo delicioso!
Happy Ending Santiago
Noite incrível. É assim que pode-se resumir a experiência no Happy Ending, uma das principais boates da vida noturna de Santiago. Com decoração toda vermelha, ampla pista de dança, dois andares e ainda um belo jogo de luzes e efeitos visuais, ela traz bandas e DJs que tocam sucessos da atualidade para embalar turistas e locais que estão à procura de animação. Por isso, jogue-se na noite e só saia quando o sol raiar!
Thelonious Lugar de Jazz
Sabe aquele lugar intimista e minúsculo em que a música é a grande estrela? Pois é, o Thelonious Lugar de Jazz é assim: nada de luxo na decoração, nem muito espaço entre as mesas, porém shows da mais alta qualidade. São cantores e grupos que tocam desde clássicos do jazz norte-americano até canções mais experimentais e atuais, em apresentações repletas de talento.
Salsoteca Maestra Vida
Em sua viagem a Santiago, não deixe de visitar a Salsoteca Maestra Vida, uma das instituições da música latina no Chile. Apesar da pista não ser muito grande, a animação e o ambiente colorido convidam até os mais tímidos a arriscarem uns passinhos de salsa, merengue, mambo e outros ritmos calientes da América Latina. O legal é que há sempre uma festa temática diferente, então consulte a programação antes de entrar no clube.