Conheça Havana!
Uma das mais importantes cidades históricas do mundo, Havana é uma capital animada, vibrante, cheia de preciosidades arquitetônicas de muitos estilos.
Com inúmeros monumentos históricos, em 1982 Havana Vieja foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco! Um cenário deslumbrante da cidade colonial que ficava dentro das muralhas.
Possui dezenas de prédios restaurados, novos hotéis com padrão internacional, restaurantes e bares com diversas influências gastronômicas, galerias de arte e cafés, convivendo em plena harmonia com o que há de mais tradicional em Cuba! Esta interessante mistura atraiu novamente o turista para visitar seus castelos, conventos, museus e praças calçadas com pedras fascinam a todos!
Havana é emocionante, uma cidade excitante que te convida a viver a vida!!
No centro você encontra o Capitólio, o Museu Nacional de Belas Artes, e o fabuloso Teatro Alicia Alonso, tudo em perfeito estado de conservação, contrastando com centenas de prédios residenciais caindo aos pedaços! Característica que confere à cidade um estilo único e curioso!
Vedado – o bairro mais moderno da cidade - é também o maior polo cultural! Possui mansões incríveis, cenário de filme, que foram erguidas antes da Revolução de 59, e amplas avenidas com calçadas largas e diversas galerias de arte, restaurantes e casas de show animadíssimas!
Havana dos contrastes, tradições e história. Onde é possível passear em carros conversíveis dos anos 50 (símbolo da cidade), conhecer os lugares frequentados por grandes artistas, como Ernest Hemingway, e ouvir a elegante música Cubana que o mundo conheceu através do Buena Vista Social Club!
Melhor época para visitar Havana!
Existem duas estações bem definidas:
- Seca (de novembro a abril);
- Chuvosa (de maio a novembro).
A temperatura média é bastante agradável, média de 25°C. Se puder, evite os meses de agosto a novembro, pois há leve incidência de furacões.
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Cuba José Martí (HAV);
Moeda: CUP (peso cubano - utilizado apenas pelos cubanos) e o CUC (peso conversível, equivalência aproximada 1 Euro = 1,30 CUCs; 1 Dolar = 0,89 CUCs);
Idioma: Espanhol;
Visto: Necessário, e pode ser adquirido na Travel Class;
Código do telefone: 53;
Eletricidade: 110V;
Fuso horário: 02 horas a menos que o horário de Brasília.
Separamos alguns lugares de Havana que você não pode deixar de conhecer!!
Castillo del Morro
Essa imponente fortaleza, construída em 1589 e desenhada pelo arquiteto italiano Juan Bautista Antonelli, era utilizada pelos espanhóis para proteger a cidade da invasão de piratas e navegadores estrangeiros. Majestosa, ela domina a paisagem do porto local e pode ser vista a quilômetros de distância. Aproveite sua viagem e conheça essa fortaleza totalmente por dentro, contemplando seus canhões, suas paredes de pedra, seu farol e sua arquitetura militar incomparável.
Catedral de San Cristóbal
Outra impressionante joia do período colonial é essa catedral setecentista, de inspiração barroca e marcada pela fachada detalhista, repleta de enfeites e decorações. Com 34 metros de comprimento e 35 metros de largura, a catedral fica bem no centro da cidade e é a sede da Arquidiocese local. Vá sem pressa e contemple as muitas facetas e afrescos do templo, bem como o interior suntuoso e sóbrio, com largas e austeras paredes de pedra.
Museu da Revolução
Esse museu, dedicado à trajetória da Revolução Cubana, que destituiu o presidente Fulgencio Batista e colocou Fidel Castro no poder, é um must go da capital de Cuba. Primeiro por causa da belíssima arquitetura do local, sediada num prédio simbólico – inaugurado em 1920, ele era o palácio presidencial antes do golpe de Estado revolucionário. De arquitetura neoclássica, ele é tão opulento que até foi decorado internamente pela joalheria americana Tiffany & Co. Além disso, atente-se para os itens em exposição, como armas dos revolucionários comunistas, um enorme tanque militar, o rádio transmissor de Che Guevara e até caricaturas e estátuas.
Grande Teatro de Havana
Um teatro majestoso! De arquitetura oitocentista, ele é a sede dos mais importantes festivais e companhias de dança locais, tendo uma agenda cultural bastante agitada e expressiva. Sua fachada principal já é um motivo e tanto para você, pelo menos, dar uma passadinha por lá – estátuas, colunas, entalhes e belíssimos enfeites dão um ar rococó bastante luxuoso a esse teatro. Por dentro, se destaca a Sala García Lorca (assim nomeada em homenagem ao poeta espanhol homônimo), com 1500 lugares e uma ambientação dourada super sofisticada.
Malecón
A Avenida de Maceo – assim nomeada por causa do general Antonio Maceo Grajales, um dos líderes da luta independentista cubana – é um lugar agradabilíssimo da capital de Cuba. Apelidada de Malecón, ela se estende por 8 quilômetros ao longo da orla da cidade, contando com um confortável e fascinante calçadão à beira-mar para você contemplar o pôr-do-sol ou simplesmente deslumbrar um dos muitos prédios e fortalezas locais.
Memorial José Martí
José Martí é considerado o herói nacional cubano, tendo um memoria constituído por uma torre em forma de estrela e uma estátua rodeada por seis colunas, em plena Plaza De La Revolución, onde está gravado o misterioso e emblemático rosto de Che Guevara.
Capitólio Nacional
Serviu de sede do governo de Cuba após a Revolução Cubana. Hoje o prédio é sede da Academia Cubana de Ciências.
Fortaleza de la Cabaña
Conhecida apenas como La Cabaña, foi construída com o intuito de proteger a cidade de invasores. Atualmente, abriga um museu que recebe diariamente visitantes para a cerimônia do "cañonazo", às 21h, quando uma bala de canhão é disparada na baía.
Plaza de la Catedral
A praça mais conservada de Havana, rodeada de terraços e famosa pela área externa repleta de bares e restaurantes - é um conjunto arquitetônico ímpar, com destaque para a Catedral.
Real fábrica de Tabacos Partágas
Conheça como é feito os famosos charutos cubanos em uma das mais antigas fábricas da ilha.
Finca Vigia
Casa do escritor Ernest Hemingway é um museu que abriga seus milhares de livros e revistas da sua biblioteca particular. Lá também está a máquina de escrever usada para redigir preciosidades, como: Ilhas em Corrente, O Velho e o mar e Paris é uma festa.
Com forte influência espanhola, ao longo dos anos Cuba passou a integrar condimentos e alimentos regionais, tornando seus pratos característicos de acordo com cada região da Ilha.
Com solo muito fértil, frutas e legumes tropicais há em grande variedade! Por isso, são facilmente encontrados nos pratos regionais.
No interior da ilha, a preferência é por carne de frango ou porco temperada com alho e limão, servidos com arroz e feijão preparados de diversas maneiras!!
E é claro, por ser um país insular, os frutos do mar são abundantes em suas preparações!!!
Rum, Cuba Libre e Mojito são algumas das bebidas mais tradicionais de Cuba.
Separamos algumas sugestões de restaurantes em Havana que você vai querer experimentar, veja só!
Porto Habana
Se você se deparar com um prédio residencial no endereço desse simpático restaurante da capital caribenha, você estará certo. Afinal, ele fica num apartamento do 11º andar!! Com uma decoração retrô charmosíssima e uma vista de encher os olhos da orla cubana, ele foca, obviamente, em peixes e frutos do mar locais. Experimente, por exemplo, o ceviche de camarão e as croquetas de peixe – tudo divino! Para acompanhar, não dispense os mojitos e, para o arremate, há o docinho bolo tres leches.
San Cristóbal Paladar
Localizado num casarão antigo, esse restaurante é uma graça – por dentro e por fora. Paredes repletas de quadros, um mobiliário tipicamente cubano e grandes colunas nos salões internos dão ao local um clima diferenciado e único. No cardápio, opções da culinária tradicional local, caso dos frutos do mar grelhados (a parrillada de frutos do mar) e os pudins e tortas de marmelo. Opções de encher os olhos de todos os turistas.
El Rum Rum de la Habana
Quer um restaurante diferenciado na sua viagem à Cuba? Então, esse estabelecimento da zona histórica se destaca por oferecer a autêntica culinária cubana com música ao vivo. Simplesmente um verdadeiro show, onde artistas extremamente talentosos reproduzem hits de mambo, bolero e outros gêneros tradicionais. Para comer, não dispense a fabulosa lagosta grelhada ou a paella do campo, feita com frutos do mar caribenhos. Memoráveis!
El Litoral
Situado no Malecón, esse restaurante tem uma varanda ma-ra-vi-lho-sa. Passe no fim da tarde, sente-se e contemple o belíssimo pôr-do-sol do Caribe, com todo o conforto e requinte desse magnífico restaurante. Passado o momento de contemplação (ou enquanto isso), peça um dos sofisticados pratos do cardápio, como seus elaborados risotos, dentre eles o de cogumelos e o de camarão. Se você é fã de frutos do mar, experimente os mexilhões recheados. Para acompanhar, uma seleção completa e farta de vinhos.
304 O’Reilly
Trata-se de um point descolado do centro da capital. O lugar é bem moderninho, com dois andares, móveis pretos e minimalistas e quadros diferentões na parede. Seguindo o clima jovial, a comida é focada em lanches, tacos e opções rápidas para você comer enquanto beberica um bom mojito – em versão normal ou gigantesca, de nada menos que 500 ml! Dentre os itens do cardápio que mais valem a pena, está a lagosta grelhada, pescada ali mesmo, nos mares caribenhos. O ceviche e o frango grelhado com vegetais também são fabulosos.
Paladar Decameron
Localizado em Vedado, este restaurante consegue harmonizar perfeitamente o requinte de seu menu com o ambiente acolhedor! Entre os pratos favoritos dos frequentadores está a lagosta!!
La Roca
Seu farto menu internacional e cubano inclui excelentes opções vegetarianas. Ambiente agradável e familiar, com decoração já gasta pelo tempo, dão um charme especial ao lugar!
Cafe Del Oriente
Lugar encantador localizado numa praça da cidade velha com ares de Europa! Pratos da culinária local muito bem servidos e drinks refrescantes fazem do lugar uma excelente opção com relação a custo e benefício.
Heladería Coppelia
Tradicional sorveteria de Havana que, desde 1966, é símbolo para diversas gerações cubanas. Possui uma requintada variedade de sabores e já foi cenário do premiado filme cubano "Fresa y Chocolate".
Num país com uma cultura tão rica como Cuba, sua vida noturna não poderia ser nada menos que agitada e convidativa! Confira as melhores casas noturnas e bares da região de Havana!
Café de los Artistas
Um dos bares mais agradabilíssimo da cidade! Realmente um dos pontos altos da vida noturna local, o Café de los Artistas encanta primeiro pela decoração divertidíssima, com direito a paredes de tijolos aparentes e a um clima retrô e tradicional acalentando a alma de qualquer frequentador. Ali ótimos drinks, cervejas geladinhas e boa comida podem ser provados e aprovados pelo público. Experimente, por exemplo, a cerveja Buccanero, típica de Cuba, e os mojitos, enquanto aprecia a boa música e o movimento animado, em sua maioria de turistas.
Tropicana
Ama a música típica cubana? Então o seu lugar é o Tropicana! Ali apresentações ao vivo, feitas por dançarinos, artistas e cantores locais, mostram as cores e os muitos sons dessa mágica ilha caribenha. Os shows costumam durar 2 horas e dá para comer ou beber algo enquanto se encanta com os movimentos e o ritmo caliente dos atos. Depois do show, você ganha mimos como um autêntico charuto cubano e uma garrafa de rum. Uau, um must go da vida noturna em Cuba!
Cabaret Parisien
Outro lugar para quem adora música ao vivo, o Cabaret Parisien se difere do Tropicana por focar em musicais ao estilo da Broadway e em cancan, como manda a tradição dos cabarés parisienses. Localizado no Hotel Nacional de Cuba – um prédio histórico muito bem preservado –, ele recebe todas as noites shows de 2 horas cheios de dança, ritmo, cores, malabarismos, acrobacias e figurinos, onde você se diverte e descobre um pouco da magia e do talento dos artistas cubanos. Dá para acompanhar os shows com jantares típicos.
La Bodeguita del Medio
Um dos pontos turísticos mais populares da capital, o La Bodeguita del Medio (ou simplesmente Bodeguita) encanta pela tradição, com direito a fotos históricas penduradas e vários autógrafos nas paredes azuis indistinguíveis. Toda essa sua fama se deve ao seu mojito, considerado por muitos o melhor de Cuba e, por conseguinte, do mundo. Por causa de seu nome de peso, não se espante, então, se tiver que enfrentar filas intermináveis de turistas, mas cada segundo de espera acaba recompensado com um drink saboroso e inesquecível.
El Gato Tuerto
Se a Bodeguita se orgulha de ter o melhor mojito de Cuba e do mundo, essa casa se diz o “coração do bolero” no planeta. E realmente pode até parecer exagero, mas basta você entrar nesse point da vida noturna em Havana para sentir um clima contagiante e alegre que vai fazer você cair na pista e se divertir até altas horas da noite. Tudo é reproduzido ao vivo, por grandes artistas locais. Caso tenha fome, há ainda um simpático restaurante no local, onde serve-se lagosta e mariscos.