Conheça o Nordeste Brasileiro
Terceira maior região do país em área territorial, o Nordeste possui a maior costa litorânea do país, composto por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ainda faz parte desta região a Ilha de Fernando de Noronha, que pertence ao estado de Pernambuco.
Com uma população de características marcantes - que trabalha duro, mas sabe aproveitar bem a vida sendo feliz, o nordestino conserva os costumes, tradições e história, através do artesanato, artes plásticas, arquitetura, música e preservação dos seus monumentos históricos.
As cidades históricas da região Nordeste, com seus monumentos e edifícios que remontam da época colonial, encantam os visitantes. João Pessoa foi considerada a segunda cidade mais arborizada do mundo. Recife guarda particularidades por ter sido a sede do governo holandês no Brasil, e da colonização portuguesa. Salvador, com suas construções coloniais, é destacada como o centro da cultura africana no Brasil. São Luís é a única cidade brasileira fundada pelos franceses, dominada pelos holandeses, mas tem prédios com características portuguesas.
São diversos Patrimônios Culturais e Naturais tombados pelo Iphan e Unesco nos estados da Região Nordeste. A Reserva da Mata Atlântica na Bahia e as Ilhas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas em Pernambuco são Patrimônios Mundiais Naturais. E são considerados Patrimônio Mundial Cultural o Centro Histórico de Olinda (Pernambuco), o Centro Histórico de São Luís (Maranhão) e o Centro Histórico de Salvador (Bahia), além do Parque Nacional Serra da Capivara (Piaui) e a Praça São Francisco, em São Cristóvão (Sergipe) entre outros!
Tudo é motivo muito orgulho e de festa, claro! Quando as chuvas caem no sertão, trazendo fartura e prenúncio de dias melhores; festas nos rituais de cantorias nas safras; festas nas celebrações de noivado e casamentos nas roças; festas de padroeiras... célebres artistas e outros expoentes da cultura e arte brasileira são nordestinas como Jorge Amado, Ariano Suassuna, Luiz Gonzaga, Augusto dos Anjos, Chico Science e por aí segue.
Abençoada com um litoral repleto de belas praias urbanas, semi desertas e desertas, escolher ou sugerir os melhores destinos da Região Nordeste do Brasil não é uma tarefa fácil!!!
A praia de Lagoinha – a 124 km da capital Fortaleza – um dos mais magníficos cartões postais do estado do Ceará. Nos seus 15 km de extensão, o turista pode ver lagoas de água doce, coqueiros e um mar verde turquesa, formando cenários espetaculares, além de oferecer excelentes condições para a prática do surfe.
Descendo pelo litoral, no estado do Rio Grande do Norte você vai chegar à incrível praia de Pipa, um dos cinco destinos mais visitados da região nordestina – ideal pra quem procura conforto e tranquilidade.
Em Pernambuco as praias não fogem à regra: tudo é de tirar o fôlego! O arquipélago de Fernando de Noronha é o “queridinho” do Brasil. Destino preferido de quem adora a natureza, muito procurada por surfistas, mergulhadores, ecoturistas, casais em lua-de-mel, fotógrafos e banhistas em geral. Porto de Galinhas (a 60 km da capital Recife) possui 18 km de praias de areia branca e mar transparente, rodeada por coqueiros e arrecifes que formam as suas inconfundíveis piscinas naturais!
Alagoas vai te encantar e conquistar com seus 230 km de mar verde esmeralda o ano inteiro. O vilarejo de Milagres de rara (e quase inacreditável) beleza intercala época de praia (semi) deserta, e na alta temporada está entre as mais badaladas do país. O que não muda é a sua beleza natural, ressaltada pelas piscinas represadas entre recifes e grandes bancos de areia nas águas repletas de vida marinha. Sem contar Maragogi, com suas piscinas naturais que são os próprios símbolos do destino; a capital, Maceió, e suas lindas praias urbanas; as famosas praias do Gunga e do Francês, cada uma com seu encanto e exclusividade!
Na agitada Salvador, capital da Bahia, belas praias e eventos badaladíssimos mostram ao mundo a alegria e o tempero que a baiana tem! Quem procura sossego, privacidade e contato com a natureza, a Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos é o ideal! Imperdível também é Morro de São Paulo, situado no litoral sul da Bahia. Antiga vila de pescadores paradisíaca que aos poucos foi sendo descoberta pelos turistas e hoje atrai milhares de visitantes todos os anos, especialmente do Brasil e da Europa, que procuram a beleza e a tranquilidade das suas águas e piscinas naturais.
No Piauí, os 66 km de praia muito procurada pelos praticantes de kite e wind surfe devido as condições de vento e mar, propícios para estes esportes.
Além da beleza natural exuberante, a Região Nordeste também possui uma cultura expressiva, muito valorizada e preservada pelo povo. Em fevereiro o Carnaval atrai e agita foliões do mundo todo, principalmente em Salvador – capital baiana com o seu axé, e Recife e Olinda, em Pernambuco – atraindo os foliões com os tradicionais blocos de rua ao som do frevo - Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Em junho, outra grande festividade toma conta da região: a Festa de São João. A tradicional festa junina divide turistas em dois grandes palcos. Um no município de Caruaru, em Pernambuco, e outro em Campina Grande, na Paraíba. Em ambos os destinos, o dia de São João é comemorado com muita dança, quadrilhas, gastronomia regional e artesanato.
Os produtos artesanais, em cada estado, sofrem variação de acordo com a presença e/ou abundância dos materiais. As tribos indígenas do Maranhão elaboram objetos com palhas de plantas, madeiras e penas de pássaros. Além disso doces de frutas nativas, redes de dormir e cestarias são bastante encontrados por lá!
Em Alagoas são os famosos bordados sobre o linho branco que encantam os turistas! Na Paraíba, os artesãos produzem batique, uma pintura feita à base de tinta e cera de abelha, e uma variedade de rendas e de redes. Piauí e Sergipe são os grandes centros produtores de cerâmica decorativa, no Mercado Municipal Antônio Franco, em Aracaju, você encontra peças de artesanato mais populares, entre bordados, cerâmicas, redes, rendas e objetos de palha.
No Ceará, além dos objetos de cerâmica, o barro e o couro são muito utilizados na confecção artesanal.
O Rio Grande do Norte utiliza as areias coloridas de suas praias para enriquecer a produção artesanal. Bahia é um grande centro produtor de artesanatos em madeira, palha e prata.
O estado de Pernambuco possui uma ampla produção artesanal, com destaque para os pintores e artistas de Olinda, os bonecos de barro - herança da famosa escola do Mestre Vitalino e as famosas xilogravuras de J.Borges!
Assim como o seu povo, a culinária nordestina é diferenciada!! Desenvolvida principalmente sob a influência da comida portuguesa, africana e indígena, tem o consumo de raízes, o preparo de comidas bem temperadas e apimentadas, as comidas de milho e coco, o cuscuz, a pamonha e a canjica como heranças que foram adaptadas em cada estado.
O café da manhã nordestino é bastante variado, tendo como pratos típicos o cuscuz, a tapioca, o curau e o queijo coalho na brasa, entre outros.
No almoço, a carne de sol com mandioca é bastante comum em estados como o Rio Grande do Norte e Alagoas. A carne de bode é altamente apreciada em Pernambuco e preparada de diferentes maneiras. Os nordestinos também apreciam um bom peixe frito, moqueca e outros pratos com frutos do mar. Não deixe de provar o acarajé da autêntica baiana quando estiver visitando o Pelourinho.
De sobremesa não deixe de provar o Bolo de Rolo – rocambole de goiabada bem fininho, típico de Pernambuco – e a rapadura, feita do açúcar da cana, comum em todo o Nordeste.
Se você já decidiu o(s) seu(s) destino(s) no Nordeste, confira abaixo os principais pontos de atração em cada estado da região e não deixe de conhecê-los, você vai se encantar!
# Alagoas
* Pavilhão do Artesanato de Maceió
# Bahia
* Pelourinho e Mercado Modelo em Salvador
* Morro de São Paulo
# Ceará
* Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza
* Jericoacoara
# Maranhão
* Lençóis Maranhenses
# Paraíba
* Pôr do sol do Jacaré, João Pessoa
# Pernambuco
* Sítio histórico de Olinda
* Porto de Galinhas
# Piauí
* Parque Nacional Serra da Capivara
# Rio Grande do Norte
* Praia da Pipa
# Sergipe
* Delta do São Francisco