Conheça
MONTEVIDÉU
Até cerca de uma década atrás, a capital Uruguaiana não conseguia esconder sua melancolia. O tango – gênero musical fortíssimo na cidade – combinava perfeitamente com o ar nostálgico dos prédios do centro histórico e os aposentados sentados nas praças vestindo cachecóis e jogando xadrez sem muita empolgação. Ninguém demoliu os prédios, ou sequer removeu os aposentados, mas Montevidéu se animou. A consolidação da democracia e a transformação da economia do país com a chegada de instituições financeiras e empresas de software deram cor a uma paisagem cinzenta. O centro histórico, ou Ciudade Vieja, principal cartão postal de Montevidéu, vale a caminhada. Ao redor da Plaza Independência, músicos e dançarinos mostram a versão local do tango (igualzinha à do vizinho, para ouvidos não treinados) e garantem não só que Gardel era Uruguaiano da gema como o próprio tango nasceu naquelas ruas.
Outro ponto de disputa entre Uruguaianos e os vizinhos Argentinos é a superioridade da carne. O ponto de teste mais tradicional para este difícil desafio é o mercado del Puerto, em Montevidéu, no qual vários restaurantes oferecem a farta parrilla, com cortes variados do tenro boi uruguaio, das raças aberdeen angus e hereford. O aroma é irresistível, mas você não irá se arrepender se decidir provar também os frutos do mar disponíveis nas bancas.
Embora as praias de Montevidéu sejam de água doce, a cidade está a apenas 130 quilômetros do ponto em que o Rio da Prata encontra com o atlântico, em Punta del Este. A orla da capital Uruguaiana não fornece os banhos, mas convida os locais e visitantes a passear pelas ramblas, agradáveis alamedas sombreadas, nas quais se pode caminhar, pedalar, contemplar a paisagem e desfrutar as belas tardes Uruguaianas.
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Carrasco (MVD)
Capital: Montevidéu
Moeda: Peso uruguaio (US$ 1,00 equivale a 19,75 pesos uruguaios)
Idioma: Espanhol
Vistos: Não é necessário para brasileiros
Vacinas: Febre amarela, não é obrigatória mais recomendada
Código do telefone: 598
Eletricidade: 220V
Fuso horário: Equivalente ao horário de Brasília
Melhor época para viajar: No verão, onde a temperatura média fica em torno de 21°C a 26°C do final de abril ao início de novembro é comum a combinação de vento forte, chuva e frio.
VISITAR EM MONTEVIDÉU
Teatro Solis
Aberto em 1856, o teatro recebe importantes concertos.
Calle Buenos Aires 652
(598) 2916-0908
Palácio Salvo
Edifício de estilo art déco eclético, inaugura em 1928. Plaza Indepencia, s/n
Palaciosalvo.com
La Cuidad Vieja
É o centro histórico de Montevidéu. Restaurantes, pubs, galerias de arte e lojas de todo tipo se espalham pelas ruas estreitas do bairro, com opções para todos os gostos e bolsos.
El Mercado Del Puerto
Inaugurado em 1868, reúne uma série de bons restaurantes, artesanatos, músicos, pintores um lugar típico, acolhedor e boêmio.
Está localizado na área do Porto.
Tandory
Cozinha fusion Ramon Masini esq. Libertad
Francis
Luis de la Torre 502, esquina Jose María Montero.
Restaurante Museu Montecristo
Cozinha Internacional.
La Corte
Culinária internacional
El Palenque
Pescados e parrilla
Cabana Verônica
Frutos do mar.
Bouza Bodega Boutique
Churrasco.
Divas Lê Club
Restaurante, club e espaço para música ao vivo
The Shannon Irish Pub
Para quem gosta do estilo “sentar, beber e conversar”. Mesas ao ar livre é música ao vivo até as 5h.