Conheça o Maranhão!
Um destino que proporciona uma experiência cultural marcante, fruto de uma mistura rara: a herança de africanos, portugueses, indígenas, franceses e holandeses! Num espetáculo de cores, danças e ritmos, o Bumba-Meu-Boi é a expressão máxima da cultura popular Maranhense. Elevado a Patrimônio Imaterial do povo brasileiro, atrai cada dia mais turistas vindos de toda a parte do Brasil e do mundo, dispostos a integrar este espetáculo de cores, sons, sabores e magia.
O Maranhão possui cenários naturais raros, onde é possível presenciar o encontro da Amazônia com o mar, conhecer um deserto de areias brancas com milhares de lagoas cristalinas e ainda apreciar o maior acervo de azulejos portugueses fora de Portugal.
Destino Multicultural
Passear pelo Centro Histórico de São Luís é viajar no tempo e admirar o charme dos 4 mil casarões tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1997.
Alcântara - pequena cidade monumento localizada em plena Amazônia Legal, cercada por praias e ilhas desertas - é a primeira cidade histórica amazônica reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN. Seu estilo colonial do conjunto arquitetônico reflete uma história de opulência e riqueza, quando Alcântara era habitada por ricos barões.
A maior sensação do estado sem dúvida é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - são 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce e cristalina - considerado uma formação geológica rara no planeta com ecossistema único e riquíssimo.
Rios, flora, fauna, dunas de areias alvas, banhos em lagoas e de mar são alguns atrativos que o lugar oferece. Inesquecível!
Cores e sabores que encantam
Neste belíssimo cenário, a culinária também é atração.
Foram tantos os temperos e influências de europeus, índios, africanos e outros povos, que a culinária maranhense só poderia dar no que deu: uma conjunção inigualável de sabores e receitas na medida para surpreender.
Não tem como não se deixar seduzir pelos sabores regionais do imperdível arroz de cuxá, da caldeirada de camarão e frutos do mar, dos sucos de bacuri e cupuaçu, além do tradicional doce de buriti. Para quem visita o sul do Maranhão, o destaque é para a carne de sol, que quando preparada com arroz, se transforma na deliciosa Maria Isabel. Os sucos e os doces de frutas cristalizadas típicas de Alcântara como caju, buriti, bacuri, jaca e abacaxi são facilmente encontrados nas lojas de artesanato e culinária espalhados pelo Centro Histórico de São Luís, oferecendo a todos uma experiência gastronômica verdadeiramente única.
Artesanato diversificado, com diferentes materiais e heranças culturais.
Com a palha de carnaúba são feitos chapéus, tapetes, adornos e abanos; na madeira, cerâmica e couro, as peças ganham forma e viram utensílios de uso diário! Com a fibra do coco, as peças de cama e mesa encantam os turistas em diversos centros de artesanato em todas as regiões do Estado.
A melhor época para se visitar os Lençóis é de maio até o início de outubro, sendo o ápice nos meses de junho e julho, quando as lagoas estão cheias e indicadas para mergulhos. Nas outras regiões, o tempo firme se concentra entre os meses de agosto e novembro!
Nossas viagens para o Maranhão são personalizadas, com embarque em diferentes cidades do Brasil, passeios e serviços, sempre de acordo com a sua necessidade!
Conheça mais sobre o destino e entre em contato com a nossa equipe! A Travel Class coloca o mundo aos seus pés!
Aeroporto: Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Hugo da Cunha Machado
Capital: São Luís
Código de telefone: 98
Eletricidade: 220v
Fuso horário: não há fuso horário
Clima: tropical, com maiores taxas pluviométricas nos primeiros meses do ano, com temperaturas que variam de 25 a 33o C.
Vacinas: é recomendável vacina contra febre amarela
- Parque Nacional da Chapada das Mesas
- Delta do Rio Parnaíba
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
- Centro histórico de São Luís