Conheça
A primeira impressão que você poderá ter de Itacaré é a de que ela se parece com outras cidades pequenas do interior da Bahia devido as casas coloridas e alguns traços da época da colonização. Porém, é necessário parar nessa primeira impressão. Ao explorar a cidade o viajante vai encontrar em Itacaré uma concentração de atrativos que faz desse mundo um lugar para ser admirado e explorado: belíssimas praias, natureza incrível e conservada, pessoas acolhedoras, comida sensacional, calmaria e durante todo o ano vai se deparar com sol e ondas. Por falar em praia, uma das peculiaridades do litoral de Itacaré é a características de suas praias: algumas são extensas com imensos coqueirais, outras menores, emolduradas por morros e cobertas pela mata. Algumas praias que estão situadas dentro da cidade possuem boa infraestrutura turística, outras mais afastadas são acessíveis somente por belas trilhas onde o esforço da caminhada é recompensado com uma beleza indescritível.
Nos anos 80 a cidade começou a ser frequentada por surfistas e permanece até os dias hoje, mas não só, atualmente a cidade atrai variados perfis que estão em busca de tranquilidade na praia e em meio a natureza, com inúmeras opções de entretenimento e lazer para qualquer idade. É possível fazer um passeio de canoa no Rio de Contas, mergulhar na cachoeira, pegar ondas em picos diferentes, participar de um circuito de arvorismo dentro da mata atlântica, fazer Rafting nas corredeiras de Taboquinhas, pular de praias em praias pelas trilhas do Costão com uma caminhada ou apenas tomar um banho de mar nas praias próximas à cidade, uma mais linda que a outra e por falar em praia, depois de um dia de mergulho, é hora de ver o pôr-do-sol na Ponta do Xaréu, depois do espetáculo da natureza, caminhar pelos calçadões da cidade é uma ótima opção para acompanhar uma roda de capoeira, visitar as lojas de artesanto e jantar comida boa, seja local ou internacional, em um dos vários restaurantes espalhados.
Itacaré é formada por diversos bairros como: Marimbondo, Passagem, São Miguel, Pituba, Concha e, cada qual, tem pessoas, histórias e tradições diferentes. Nas calçadas das casas simples e coloridas do bairro do Porto de Trás aprendido com seus ancestrais quilombolas é onde acontece o ensino do ofício de trançar cabelos; na Passagem, no Centro e na Orla é possível presenciar disputas de partidas acirradas de dominó que reúnem gerações; na Pituba e na Passarela o movimento dos turistas se misturam com os sons dos restaurantes, bares e lojas.
Sem dúvida, aqueles que vem até Itacaré serão surpreendidos com o que de mais especial esse cantinho da Bahia oferece!
Informações
Aeroporto: Aeroporto de Ilhéus (IOS) é melhor jeito pra chegar em Itacaré e
está a 75 km da cidade.
Moeda: Real
Idioma: Português
Visto: O visto não é necessário.
Vacinas: É indicada a vacina de Febre Amarela mas não é obrigatório.
Código de telefone: DDD 73
Eletricidade: 110V
Fuso horário: Horário de Brasília
Pontos de atração em Itacaré:
As atrações de Itacaré estão conectadas com a natureza e sem dúvidas suas 14 praias são os principais pontos turísticos da cidade. Abaixo as 5 principais praias de Itacaré que você não deve deixar de fora da sua lista:
Praia da Coroa ou Coroinha: Situada no centro da cidade de Itacaré essa praia é mais conhecida como Orla. É um lugar de grande agito, rodeado por restaurantes, bares, lojas e algumas acomodações. Mesmo com as águas claras essa praia não é usada para banho, mas sim, o local de entrada e saída de barcos que trazem peixes e frutos do mar todos os dias até a cidade. Além disso, ela é usada para aqueles que gostam de praticar esportes, como o vôlei ou futebol. A maioria dos shows e trios elétricos passam por aqui no Carnaval e, também, é de onde sai as embarcações no dia de Iemanjá e acontece as festas de São João.
Praia das Conchas: Essa praia é mais próxima do centro da cidade de Itacaré, pra ter ideia 10 minutos caminhando ou 2 minutos de carro você já está lá. Além da facilidade de acesso, é a praia com melhor infraestrutura da região. Possui inúmeros quiosques que servem bebida e comida o dia todo e inúmeros vendedores de praia passam pelo local a todo momento vendendo produtos artesanais e comida caseira. Na Praia da Concha, é onde está a maior concentração de pousadas e hotéis da região com opções para todo tipo de gosto e bolso, o que faz dessa região umas das mais procuradas pelos visitantes. Outro ponto positivo, principalmente para aqueles que estão com crianças pequenas, é que ela é uma das poucas que não tem ondas, e devido a isso, tem um mar calmo e tranquilo.
Praia de Jeribucaçu: A cerca de 9 quilômetros ao sul de Itacaré, o acesso é fácil e feito por uma estrada de terra que termina em um estacionamento. Depois de estacionar o carro é necessário caminhar por 15 minutos (aproximadamente), para estar em um cenário sensacional. Aqui é onde o rio de mesmo nome encontra-se com as águas do mar. É importante ficar atento na hora do banho pois a praia possui pedras, mas mesmo assim, o local é fabuloso, o que atrai famílias e visitantes de todo lugar. Na baixa temporada ela fica deserta.
Praia da Engenhoca: O acesso a essa praia só se dá por meio de trilha, e para isso recomendamos que procure um guia turístico. A trilha dura cerca de 20 minutos em mata fechada, e não é preciso ser muito atlético para chegar a praia. O local além de lindo é praticamente deserto, mas conta com algumas barracas que vendem bebidas e tapioca, sem grandes estruturas.
Um pequeno rio deságua na praia, proporcionando a opção de nadar em águas doces.
Praia de Itacarezinho: Para acessar essa praia você pode ir pela estrada ou por meio de uma trilha pela praia de Camboinha, uma caminhada de 3,5 km pela faixa de areia cercada por coqueiros e com uma barraca que possui um cardápio variado. Essa praia de águas mornas é para ser curtida tanto com a família ou amigos, e passar o dia entre um petisco e outro.
Além dessas opções, tem outras praias que você poderá conhecer. Arrume as malas e venha curtir dias memoráveis em Itacaré.
Culinária:
Itacaré é um caldeirão de culturas e é possível perceber no variadíssimo cardápio das opções gastronômicas e prazeres gustativos e mesclam sabores da região e culinárias do mundo todo. É justamente por isso que você poderá passar uma semana na cidade e visitar um restaurante diferente para cada jantar, com opções e variedades que agradam a todos os gostos. A cidade respeita o cardápio de “Dona Flor”, figura real eternizada no livro de Jorge Amado - pimenta, dendê, frutos do mar, moqueca, farofa de banana da terra, pirão de leite, xinxim de galinha e cocada - uma profusão de sabores e odores para nenhum paladar botar defeito.
Vale a pena ressaltar também, a qualidade da matéria-prima. Com inúmeras iniciativas de desenvolvimento pautados na sustentabilidade, vários pequenos produtores passaram a cultivas produtos naturais de qualidade que nos dias de hoje são disponibilizados para consumo. Além disso, a pesca aqui é abundante e variada, com inúmeras opções de espécies tanto de peixes quanto frutos do mar. Por isso, por vezes temos a sensação, de que os legumes, ovos, verduras e peixes viessem direto do produtor para as mesas. Uma dica imperdível é a moqueca de curuca e o camarão endêmico da região que são sucesso entre os visitantes.
Restaurantes:
São muitas as opções de restaurantes, abaixo vamos listar alguns que você pode visitar:
Sabores da Terra
Restaurante com cozinha contemporânea e especialista em comida baiana e frutos do mar, com pratos regidos pela Chef Jô. Eventos com Forró, MPB e rodízio de pizza. Aqui você saboreia o melhor da culinária em um ambiente aconchegante e confortável.
Restaurante e Pizzaria Espaço Brasil
O Espaço Brasil oferece uma cozinha de alto nível em sua qualidade com preços acessíveis e atraentes, pizzas feitas em forno a lenha, tamanhos variados sobre massa fina e crocante. Grelhados, saladas e massas que surpreendem. Sempre cervejas bem geladas, bar completo, além da decoração especial e descolada, com som ambiente eclético e instalações confortáveis.
Restaurante Zé Senzala
Pratos variados da culinária baiana, italiana e mineira. Empratados. Opções vegetarianas. Agora em dois endereços no centro de Itacaré, na Orla e na Passarela da Vila.
Restaurante à Brasileira
Com uma cozinha contemporânea, muita gente bonita, astral iluminado e um sabor incrível fazem parte desse restaurante.
O tempero vem da tradicional cozinha brasileira de raiz com selecionados ingredientes inspirados em tendências mundiais com toques contemporâneos e inusitados de uma cozinha de alma... À Brasileira é feito com muito carinho especialmente para você.
Tudo isso acontece em um ambiente ao mesmo tempo sofisticado e aconchegante, com boa música ambiente, atendimento em 6 línguas e uma porção generosa de simpatia e alegria em recebê-los!
Alamaim Cozinha Árabe Vegetariana
O Restaurante Alamaim é especializado na culinária árabe vegetariana. Mais do que isso, busca na preparação dos alimentos, oferecer produtos naturais que não agridam o meio ambiente e que propiciem saúde a seus consumidores. Diferentes pratos e combinações da tradicional cozinha árabe vegetariana, além de combinações de sucos, lasis e drinks em ambiente único de Itacaré.
Nações PUB
O Nações é um restaurante focado em espetinhos, com mais de 15 variedades de carnes, inclusos porções e pratos. Também conta com bar, petiscaria, música ao vivo, transmissão de jogos de futebol e Baladas. Confira a programação semanal.
Cabana Ariramba
Com os pés na areia da Praia da Concha, na Ariramba você desfruta de um ambiente rústico e cheio de charme, em meio a natureza exuberante. Boa música, bom atendimento, bebidas geladas e comida saborosa. O carro chefe é o famoso Camarão no Coco, criado na própria cabana. Além dele...
...a cozinha serve ainda deliciosas Moquecas de Peixe, de Camarão, de Palmito e Pupunha. Os peixes inteiros, em posta ou em filés, estão sempre frescos. A Ariramba oferece ainda Camarão ou Carne Seca na Moranga, Camarão Bailandês, Bobó de Camarão, Mariscada, Risotos de Camarão ou de Frutos do Mar, Baião de Dois, Pratos Executivos, além de deliciosos caldos e petiscos. Sucos naturais, água de coco, refrigerantes, drinks e coquetéis, além das cervejas que estão sempre super geladas.
Restaurante do Vila Barracuda Boutique Hotel
O Restaurante Barracuda está localizado em frente a Orla de Itacaré e possui uma linda vista do Rio de Contas e do Mar. A cozinha integrada a área social é comandada pelo Chef Fernando Luz, que além de nativo de Itacaré, é pescador e traz frutos do mar frescos todos os dias. Como o Restaurante possui poucos lugares o que torna necessário reservar uma mesa.
Casa de Taipa
Quem não quer perder tempo esperando comida, a Casa de Taipa oferece comida à Kilo com a comodidade do self service e a sofisticação do A La Carte. Self-service das 11h30 às 17h. Pratos Executivos à noite, das 18h30 às 22 horas.
E oferece também Festival de Caldos e Sopas.
Recanto das Artes
Comida Italiana desde de 2003 o Recanto das Artes oferece o que há de melhor da cozinha artesanal italiana, com diversas opções de massas e molhos caseiros, e variadas opções de recheios, deliciosas opções de pizzas, parmeggianas e suculentos pratos de carne com boa música, bons vinhos e boas companhias.
Vida Noturna:
Durante o dia Itacaré possui uma animação típica de praia e a noite esquenta depois da meia-noite, quando os locais e os visitantes encontram-se nos bares da Passarela, Pituba e Orla para curtir e dançar reggae, forró, samba rock, eletro... A cidade não tem tempo ruim e todos os dias, na alta temporada ou fora dela, sempre é possível curtir um agito na noite, podendo ser desde uma saída mais tranquila pra ver a lua nascer num cantinho da Praia da Concha, música ao vivo em um bom restaurante ou uma balada mais agitada com forró ou reggae, os estilos mais encontrados na noite de Itacaré.
Variedades são encontradas no calçadão da Pituba e a Passarela da Vila, além de ser os pontos de encontro entre turistas e nativos para a tomada de decisão do que fazer e pra onde ir na noite Itacareaense. É intenso e constante o ritmo nos bares e restaurantes, onde aprender a dançar se torna fácil e divertido, pois aqui não falta gingado e vontade dos baianos para ensinar. Entre uma bebida e outra, além dos ritmos já citados (reggae e forró) o rock também é uma ótima pedida entre aqueles que preferem o ritmo. É possível sempre encontrar também alguma festa alternativa ao som de violão e percussão, onde tem muita gente disposta a aproveitar até o sol raiar.
Para aqueles que preferem baladas mais tranquilas vai encontrar opções que funcionam entre 19 horas e 1 hora da manhã, na Passarela da Vila. Já as festas e shows começam entre as 22 horas e 23 horas e, na maioria das vezes, não tem hora para acabar. Alguns lugares costumam ficar no auge entre 1 e 2 e 30 da manhã. Por isso, muitos preferem jantar mais cedo, descansar um pouco e sair mais tarde, cheios de disposição para passar a noite se divertindo.
Chama a atenção a variedade de cores, luzes, formas e ambientes bem decorados, típicos, refinados e que no auge da animação ficar parado é quase impossível. Para os amantes de música eletrônica são inúmeras as opções de festas ao ar livre e em lugares específicos, principalmente na alta temporada em que vários shows acontecem em Itacaré. Numa cidade onde há a possibilidade de a chuva cair mansa mesmo com o céu estrelado, ver o dia nascer na praia é a ideia mais simples e a mais atrativa para aqueles que estão dispostos a agradecer a divertida noite mergulhando nas aguas quentinhas do mar.
Melhor época para ir:
Itacaré está localizada dentro da faixa de clima tropical e possui temperatura média de 27ºC. Ao longo do ano as chuvas são bem distribuídas e independente da época que você for, é possível que você pegue chuva pela manhã, no fim da tarde ou a noite, mas o calor é constante, o que não impede de você curtir as diversas opções que a cidade oferece. Existe um período onde as possibilidades de chuvas são menores, que vai de agosto a fevereiro, e é justamente nessa época em que a cidade fica cheia de turistas.